A Diretoria da SOCINE comunica a decisão de cancelar o Encontro anual de 2020, que seria realizado entre os dias 6 e 9 outubro na Unila, em Foz do Iguaçu. A decisão foi tomada como deliberação coletiva da qual participaram as professoras e professores da Unila integrantes da comissão local de organização do evento e os membros dos conselhos da associação.

A não-realização do encontro anual é um fato inédito na história da SOCINE e resulta da ausência de condições decorrente da pandemia do coronavírus, que se reflete de forma bastante objetiva na ausência de garantias de que será possível realizar eventos com grande número de pessoas reunidas em outubro, e especialmente na dificuldade da comissão local em trabalhar na produção do congresso no momento.

O trabalho da comissão local, que havia sido iniciado ainda em 2019, tem sido fortemente afetado pelas dificuldades que se colocam no presente, a saber:

  • Incertezas quanto ao transporte aéreo e terrestre, uma vez que a rodoviária de Foz do Iguaçu está fechada sem previsão de reabertura e os vôos para a cidade foram reduzidos a três por semana, saindo unicamente de Guarulhos. A alteração na malha aérea já teve impactos sobre os valores das passagens e, além disso, não se sabe se os voos regulares estarão restabelecidos integralmente em outubro, nem a que custo. Além de potencialmente restringir a participação dos associados no encontro, esse quadro também inviabiliza o planejamento com os palestrantes convidados.
  • Incertezas quanto à hospedagem: embora conte com uma ampla rede hoteleira, existe o prognóstico de que até 1500 leitos turísticos de Foz do Iguaçu sejam utilizados pela prefeitura do município como locais de isolamento e eventualmente de tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus.
  • Dificuldade de contato com fornecedores locais para orçamento de itens indispensáveis à realização do encontro, como aluguel de equipamentos audiovisuais, gráfica, coffee break, entre outros. Além de dificultar o dimensionamento dos custos, a paralisação desses serviços na cidade também significa insegurança quanto ao seu fornecimento em outubro.
  • Dificuldades de planejamento das universidades brasileiras: no momento não se sabe com clareza como ficarão os calendários acadêmicos e, no caso da Unila, diante da necessária reorganização do calendário quando for viável retomar as aulas presenciais, não é possível oferecer garantia de estrutura física e financeira para realização do encontro, uma vez que os esforços estarão voltados à retomada das atividades regulares e ao atendimento aos alunos. Como este é um cenário que se apresenta em muitas instituições, provavelmente afetará professores e estudantes de pós-graduação também de outras universidades, não apenas da Unila.
  • Incertezas quanto ao repasse de recursos para realização do encontro pelas agências de fomento nacionais e estadual.
  • Questões relativas ao controle de fronteiras na região: apesar de o evento ser realizado no lado brasileiro, a cidade de Foz do Iguaçu funciona como região de constante trânsito entre os três países. As fronteiras estão fechadas sem previsão de reabertura e é possível que este fato limite a produção e realização do encontro.

A todas essas questões, soma-se outra não menos importante: as dificuldades em prever também quais serão as consequências econômicas e psíquicas da atual crise num futuro próximo e a que será necessário dedicar energia, tempo e recursos financeiros prioritariamente.

Com essa decisão, o encontro da Socine na Unila fica transferido para outubro de 2021; o da ESPM-Rio para 2022; o da UFMS para 2023 e o da UFPA para 2024, respeitando o planejamento das universidades-sede que já estava feito a partir das candidaturas apresentadas.

Sabemos que muitos sócios efetuaram o pagamento da anuidade e submeteram seus trabalhos. Quanto a essas questões, os encaminhamentos serão os seguintes: os resumos expandidos já submetidos poderão ser utilizados em 2021, caso o sócio assim deseje. Se preferir, poderá submeter outra proposta.

Em relação aos pagamentos, aproveitamos para relembrar que a anuidade é independente da taxa de participação no evento. Ou seja, a taxa que é cobrada regularmente entre os meses de fevereiro e abril é a anuidade, que garante a filiação à SOCINE, mesmo que o associado eventualmente não participe do encontro em determinado ano.

Entretanto, como política de flexibilização e incentivo à manutenção da filiação à SOCINE de pessoas que eventualmente não podem frequentar todos os encontros ou que estão em situação de dificuldade financeira momentânea, foi oferecida desde 2019 a possibilidade de pagamento de meia anuidade aos sócios que não pretendessem submeter propostas ao encontro, ou seja, que já soubessem de antemão que não iriam ao congresso.

Como esse ano não haverá congresso, os associados terão algumas opções:

  1. Para quem já efetuou o pagamento da anuidade no valor integral:
  • Manter o pagamento da anuidade de 2020
  • Requerer o direito ao pagamento da meia anuidade em decorrência da não-realização do congresso. Nesse caso, o valor pago a mais não será devolvido, mas ficará vinculado ao cadastro do associado como crédito a ser utilizado em 2021.

 

  1. Para quem ainda não pagou a anuidade:
  • Pagar integralmente a anuidade
  • Pagar meia anuidade já que não haverá encontro

Em relação às possibilidades oferecidas, gostaríamos de relembrar, conforme exposto em comunicado anterior, que todas as despesas fixas e eventuais da SOCINE ao longo do ano, sem exceção, são custeadas com valores pagos pelos sócios na forma da anuidade e da taxa de inscrição no encontro.

Assim, oferecendo essas opções de escolha que ficam a critério das possibilidades de cada um no momento, temos a certeza de estarmos agindo de modo transparente e protetivo com os sócios, porém sem descuidar das necessidades de sobrevivência da SOCINE enquanto entidade.

Por fim, gostaríamos de enfatizar que o cancelamento do Encontro anual da SOCINE em 2020 não é a notícia que gostaríamos de ter que anunciar, mas é a decisão que julgamos mais prudente diante de tudo que se apresenta. Esperamos poder encontrar todas, todos e todes em condições mais auspiciosas em 2021 na Unila, com a mesma energia festiva que vinha se desenhando desde que a cidade de Foz do Iguaçu foi anunciada como sede do nosso próximo congresso. Aproveitamos para agradecer publicamente ao esforço empenhado até o momento pela comissão organizadora do Encontro da Unila.

Diretoria SOCINE

Cancelamento XXIV Encontro SOCINE

Category: Notícias
553 views