Chamada de Trabalhos
SOCINE 2020

XXIV ENCONTRO SOCINE – Volverse Otras: fronteiras e imagens do político
06 a 09 de Outubro de 2020
Unila – Foz do Iguaçu, PR

Estão abertas as inscrições para o XXIV Encontro da SOCINE, que será realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, de 06 a 09 de outubro de 2020. O tema do Encontro será Volverse Otras: fronteiras e imagens do político.

Em 2020, a Socine será realizada na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), instituição cujo projeto nasceu de uma utopia: uma universidade sem fronteiras para a América Latina e o Caribe. Mesmo considerando as diferenças marcantes que caracterizam os países da região, pode-se dizer que as condições de possibilidade dos cinemas latino-americanos e caribenhos encontram um lastro (ou utopia) comum: o desafio de construir sociedades mais justas e igualitárias. Os dramas e os dilemas históricos vivenciados na região repercutiram, ao longo do século passado, na imaginação cinematográfica que gerou as mais distintas concepções de cinema dos nossos realizadores, impondo à produção, aos mercados e aos públicos de espectadores de filmes, perguntas sobre as relações entre as imagens, o espírito republicano e os regimes democráticos.

Em 2020, um dos pontos mais altos da América do Sul – Sucre, na Bolívia – receberá a construção de uma cinemateca. Descrita por Eduardo Galeano como a ‘mais faustosa e culta da América do Sul, esta mesma Sucre tornou-se ruína com o esgotamento da exploração de minério no período colonial, viu a bandeira Wiphala dos povos andinos ser hasteada com honras de Estado e ser rasgada em nova imposição da bíblia e da cruz no ano passado. Em 2020 o Paraguai terá a implementação de sua Ley de Cine, que garantirá a criação de um Instituto de Cinema e políticas públicas mais efetivas para o setor. Destruído pela Grande Guerra, este país tornou o Guarany língua nacional e defronta-se com a herança da mais longa ditadura militar do continente, que perseguiu com especial crueldade a população LGBTI+. Neste mesmo ano a Argentina tornará a desenvolver um projeto político do qual um dos pilares é a Ley de Medios, que buscou descentralizar monopólios de mídia e fomentar o desenvolvimento de audiovisualidades regionais. Também em 2020 acompanharemos os desdobramentos das manifestações populares no Chile, disseminadas em imagens impressionantes de insurgência, cuja violenta repressão já provocou cegueira em centenas de jovens. O Brasil, por sua vez, será representado em importantes festivais internacionais de cinema e audiovisual por uma diversa e profícua produção fomentada por políticas que, com todas as falhas, fez renascer um audiovisual nacional independente. Neste mesmo país, o secretário de cultura proferiu pronunciamento com discurso e estética apropriadas do nazismo e cartazes de filmes que constituem sua história foram arrancados das paredes da agência nacional de cinema. Do Equador ao Haiti, da Colômbia ao Uruguai, muitos são os desafios… e os levantes populares. Tempos sombrios resguardam a história das nossas imagens e dos nossos imaginários, enquanto cinema e audiovisual latino-americanos e caribenhos seguem fermentando o estudo, a crítica e a criação, atualizando novos significados de utopia e possibilidades de imaginar como tornar os futuros outros, individual e coletivamente.

Diante deste breve olhar sobre o continente, entendemos ser fundamental, neste ano, a Socine postular a questão da democracia e colocar em jogo conceitos basilares do pensamento político, as disputas pelos seus sentidos bem como seus desdobramentos no campo do cinema e do audiovisual. Entendemos que este tema constitui um convite a evocar e atualizar as muitas imagens do povo engendradas pelo cinema, bem como rearticular a reflexão sobre os povos expostos, os povos que faltam e os que se inscrevem no porvir. O tema nos convoca igualmente a reavaliar o problema da representação e da participação: as disputas pela visibilidade, a distribuição da fala e a circulação da palavra, a ética da escuta, a herança do apagamento e as muitas formas da subrepresentação e/ou da hiperexposição que pautam o cenário cultural e político contemporâneo. Postular a democracia como eixo articulador do nosso encontro em 2020 implica, enfim, colocar no centro das discussões sobre o cinema e o audiovisual a urgência das preocupações e perguntas que há muito nos interpelam em nossas práticas de pesquisa, de docência, de realização e de crítica. Entendemos a democracia não como uma noção geral e abstrata, mas como um conceito situado – agenciado desde, sobre e para a América Latina e Caribe – e que, portanto, nos diz muito sobre o tempo e o espaço que nos coube viver, tanto nos termos de suas promessas quanto de suas muitas postergações, fracassos e impossibilidades. Parafraseando Lina Meruane, uma das nossas inspirações para o tema deste ano, como poderia o cinema atravessar-nos com uma ética, engendrar uma abertura à alteridade com possibilidade de transformação? De que modo seria possível tornar-se/volverse otras: democracias, imagens, fronteiras?

Esclarecemos que o tema é indicativo, mas não exclusivo para proposição de trabalhos e/ou mesas temáticas.

As inscrições deverão ser escolhidas entre as QUATRO CATEGORIAS, cada qual com as seguintes exigências:

1. Comunicações Individuais: Propostas de mestres, doutorandos e/ou doutores contendo título (até 70 caracteres), resumo expandido (de até 4000 caracteres com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (1000 caracteres) e mini-currículo (500 caracteres). As apresentações orais podem ter até 20 minutos cada.

2. Seminários Temáticos: As propostas de mestrandos, mestres, doutorandos e/ou doutores para apresentações individuais em Seminários Temáticos devem ser feitas indicando diretamente o seminário escolhido e conter: título (até 70 caracteres), resumo expandido (de até 4000 caracteres com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (1000 caracteres) e mini-currículo (500 caracteres). Os resumos dos Seminários Temáticos em vigor encontram-se disponíveis no site da Socine. As apresentações orais podem ter até 20 minutos cada.
Importante: trabalhos não arrolados nas sessões dos Seminários Temáticos (que estão limitados a 18 trabalhos no total) serão redistribuídos para avaliação por dois pareceristas, de acordo com a titulação do proponente, para as outras modalidades do encontro: mestrandos serão avaliados para Painéis e mestres, doutorandos e doutores serão avaliados para sessões de Comunicações Individuais.

3. Sessões pré-constituídas: os participantes podem escolher entre os dois formatos abaixo.
1. Mesa temática – devem conter 3 participantes que apresentarão individualmente uma comunicação (20 minutos cada), ou 2. Formato Livre – ao invés de uma mesa com 3 apresentações de 20 minutos, é possível realizar performances artísticas (apresentação de uma obra de arte ou experimentação audiovisual, compreendidas portanto como formas de conhecimento/pesquisa), entrevistas ao vivo, discussão crítica sobre trabalhos em progresso, relatos de experiência ou outras formas de divulgação do conhecimento e debate sobre problemas relativos aos Estudos de Cinema e Audiovisual que não se apresentem no formato de Comunicação Oral tradicionalmente presente em eventos científicos. O tempo máximo para todas as apresentações é de 60 min. Esse limite de tempo deve ser cuidadosamente observado para oportunizar o debate após as apresentações. A pessoa que coordena a sessão será responsável pela gestão do tempo.

A sessão deve ser constituída por, no mínimo, um doutor. Os outros dois membros, caso sejam acadêmicos, devem estar, no mínimo, cursando o Mestrado, e caso sejam profissionais da área (realizadores, artistas ou técnicos), não precisam comprovar titulação mínima, mas precisam submeter um portfólio comprovando sua atuação profissional de pelo menos três anos anteriores à submissão da proposta. Todos os membros devem estar devidamente associados à SOCINE.

As propostas de Sessões Pré-Constituídas devem conter: Título da sessão (até 70 caracteres), resumo da sessão (até 500 caracteres), descrição do formato das apresentações (formato mesa ou formato livre, caso formato livre descrição objetiva deste formato – 1000 caracteres), estrutura necessária (500 caracteres), justificativa para o formato (2000 caracteres), bibliografia (1000 caracteres), contribuições/proposta de cada membro da sessão (título 70 caracteres para cada e resumo expandido de até 4000 caracteres com espaço cada), mini-currículo (500 caracteres).
IMPORTANTE: A submissão é feita em conjunto pelos participantes de uma vez só (um submete e outros se inscrevem nessa submissão se associando a esta sessão).

4. Painéis: espaço para mestrandos com apresentações orais de 15 minutos cada. As propostas devem conter: título (até 70 caracteres), resumo expandido (de até 4000 caracteres com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (1000 caracteres) e mini-currículo (500 caracteres).

IMPORTANTE: independente da modalidade de apresentação, os trabalhos aprovados poderão ser apresentados apenas pelo participante que inscreveu a comunicação, não é permitida a leitura do trabalho por terceiros. As apresentações devem ser feitas pessoalmente pelo participante, não são aceitas apresentações via internet.

COAUTORIA: Ao inscrever um trabalho em coautoria, ambos autores devem apontar a natureza de coautoria do trabalho e caso um dos coautores não se inscreva, o trabalho não será aceito.

O cadastramento e a inscrição para o XXIV Encontro da SOCINE estão sendo efetuados em três etapas, descritas a seguir:

ETAPA 1 – Cadastramento/Recadastramento eletrônico de sócias/sócios e pagamento da anuidade. O pagamento será via Paypal na área do associado do website. O pagamento é obrigatório para a segunda etapa (submissão de trabalhos).

* Período de pagamento da anuidade: de 03 de fevereiro a 13 de abril (com vencimento neste dia)

* Valor da anuidade: R$196,00 profissionais / R$98,00 estudantes e profissionais sem vínculo. Sócios estrangeiros: $60 profissionais / $30 estudantes e profissionais sem vínculo.

O pagamento da anuidade é imprescindível para a realização da inscrição e submissão de propostas para o próximo encontro.

ETAPA 2 – Submissão eletrônica das propostas de trabalho, apenas pelo site (www.socine.org.br) e apenas uma submissão por autor, inclusive no caso de coautoria.

* Período de inscrições: de 03 de fevereiro a 13 de abril.

Lembramos que NÃO SERÃO ACEITAS submissões enviadas por email, apenas aquelas submetidas através do site.

ETAPA 3 – Pagamento da taxa de inscrição no Encontro (após divulgação dos trabalhos aprovados). O pagamento será via Paypal na área do associado do website. Lembrando que este é um pagamento DIFERENTE do feito anteriormente, referente à Anuidade. São necessários dois pagamentos: primeiro, da anuidade da Sociedade; depois, da inscrição do Encontro.

* Período de pagamento das inscrições:
+ Primeiro prazo – Prazo: 08 de junho a 28 de junho – R$196,00 (profissionais) / R$98,00 (estudantes/profissionais sem vínculo). Sócios estrangeiros: $60 profissionais / $30 estudantes/profissionais sem vínculo;

+ Segundo prazo – 29 de junho a 19 de julho – R$226,00 (profissionais) / R$113,00 (estudantes/profissionais sem vínculo). Sócios estrangeiros: $70 profissionais / $35 estudantes/profissionais sem vínculo;

+ Prazo final – 20 de julho a 26 de julho – R$266,00 (profissionais) / R$133,00 (estudantes/profissionais sem vínculo). Sócios estrangeiros: $80 profissionais / $40 estudantes/profissionais sem vínculo;

IMPORTANTE: Participantes que tiveram trabalho selecionado, mas que NÃO pagaram a inscrição, NÃO poderão apresentar. Caso você tenha pagado a inscrição e seu trabalho não conste na programação divulgada, entre em contato com a Secretaria da SOCINE.

Quaisquer dúvidas ou dificuldades devem ser encaminhadas diretamente ao e-mail da secretaria: socine@socine.org.br 

Atenciosamente,
A Diretoria

Convocatoria de Trabajos
SOCINE 2020

XXIV ENCUENTRO SOCINE – Volverse Otras: fronteras e imágenes del político
06 al 09 de octubre de 2020 Unila – Foz de Iguazú, PR

Ya están abiertas las inscripciones para el XXIV Encuentro SOCINE, que se realizará en la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (Unila), en Foz de Iguazú, del 06 al 09 de octubre de 2020. El tema del encuentro será Volverse Otras: fronteras e imágenes del político.

En 2020, Socine se llevará a cabo en la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA), una institución cuyo proyecto nació de una utopía: una universidad sin fronteras para América Latina y el Caribe. Incluso teniendo en cuenta las notables diferencias que caracterizan los países de la región, se puede decir que las condiciones de posibilidad de los cines latinoamericanos y caribeños encuentran un lastre común (o utopía): el desafío de construir sociedades más justas e igualitarias. Los dramas y dilemas históricos vivenciados en la región han reverberado durante el siglo pasado en la imaginación cinematográfica que generó las concepciones más distintas del cine por parte de nuestros directores, imponiendo a la producción, mercados y audiencias de espectadores de películas preguntas sobre las relaciones entre imágenes, el espíritu republicano y los regímenes democráticos.

En 2020, uno de los puntos más altos de Sudamérica – Sucre, en Bolivia- recibirá la construcción de una cinemateca. Descrito por Eduardo Galeano como el “ más ostentosa y culta de América del Sur”, esta misma Sucre se convirtió en una ruina con el agotamiento de la explotación de minerales en el período colonial, vio la bandera Wiphala de los pueblos andinos alzándose con honores estatales y siendo desgarrada en una nueva imposición de la biblia y la cruz el año pasado. En 2020, Paraguay implementará su Ley de Cine, que garantizará la creación de un Instituto de Cine y políticas públicas más efectivas para el sector. Destruido por la Gran Guerra, este país ha convertido al guaraní en un idioma nacional y se enfrenta al legado de la dictadura militar más larga del continente, que persiguió a la población LGBTI + con particular crueldad. En 2020, Argentina volverá a desarrollar un proyecto político del cual uno de los pilares es la Ley de Medios, que busca descentralizar los monopolios de los medios y fomentar el desarrollo de las actividades audiovisuales regionales. También en 2020, seguiremos el desdoblamiento de las manifestaciones populares en Chile, difundidas en impresionantes imágenes de la insurgencia, cuya violenta represión ya ha causado ceguera en cientos de jóvenes. Brasil, a su vez, estará representado en importantes festivales internacionales de cine y audiovisuales para una producción diversa y fructífera impulsada por políticas que, con todos los defectos, ha revivido un audiovisual nacional independiente. También en Brasil, el secretario de cultura pronunció un discurso con un discurso y una estética nazi, y los carteles de películas que componen su historia fueron arrancados de las paredes de la agencia nacional de cine. De Ecuador hasta Haití, de Colombia hasta Uruguay,  son muchos los retos … y revueltas populares. Tiempos sombríos resguardan la historia de nuestras imágenes y nuestros imaginarios, mientras que el cine y los audiovisuales latinoamericanos y caribeños continúan fermentando el estudio, la crítica y la creación, actualizando los nuevos significados de la utopía y las posibilidades de imaginar cómo tornar los futuros otros, individual y colectivamente

En vista de esta breve mirada al continente, creemos que es fundamental, este año, que Socine postule la cuestión de la democracia y ponga de manifiesto los conceptos básicos del pensamiento político, las disputas sobre sus sentidos, así como sus desarrollos en el campo del cine y el audiovisual. Entendemos que este tema es una invitación a evocar y actualizar las muchas imágenes de las personas engendradas por el cine, así como a rearticular la reflexión sobre los pueblos expuestos, los pueblos que faltan y aquellos que se inscriben en el porvenir. El tema también nos llama a reevaluar el problema de la representación y de la participación: las disputas por la visibilidad, la distribución del habla y la circulación de las palabras, la ética de la escucha, la herencia del borrado y las muchas formas de subrepresentación y/o hiperexposición que pautan la escena cultural y política contemporánea. Postular la democracia como eje de nuestra reunión en 2020 implica, finalmente, colocar en el centro de las discusiones sobre cine y audiovisuales la urgencia de las inquietudes y preguntas que nos han interpelado desde hace mucho en nuestras prácticas de investigación, enseñanza, realización y crítica. Entendemos la democracia no como una noción general y abstracta, sino como un concepto situado, organizado desde, sobre y para la América Latina y el Caribe, y que, por lo tanto, nos dice mucho sobre el tiempo y el espacio que nos correspondió vivir, tanto en términos de sus promesas cuanto de sus muchos aplazamientos, fracasos e imposibilidades. Parafraseando a Lina Meruane, una de nuestras inspiraciones para el tema de este año es: ¿cómo podría el cine atraversarnos con una ética, engendrar una apertura a la alteridad con posibilidad de transformación? ¿Cómo sería posible convertirse/volverser otras: democracias, imágenes, fronteras?

Esclarecemos que el tema es indicativo, pero no exclusivo para la proposición de trabajos y/o mesas temáticas.

Las inscripciones deberán ser elegidas entre las CUATRO CATEGORÍAS, cada cual con los siguientes requisitos:

1. Ponencias Individuales: Propuestas de másteres, doctorandos y/o doctores incluyendo título (hasta 70 caracteres), resumen extendido (de hasta 4.000 caracteres con espacio), resumen (500 caracteres), bibliografía (1.000 caracteres) y mini currículo (500 caracteres). Cada presentación oral dispondrá de un máximo de 20 minutos cada una.

2. Seminarios Temáticos: Las propuestas de maestrandos, másteres, doctorandos y/o doctores para presentaciones individuales en Seminarios Temáticos deberán ser efectuadas indicándose directamente el seminario elegido e incluir: título (hasta 70 caracteres), resumen extendido (hasta 4.000 caracteres con espacio), resumen (500 caracteres), bibliografía (1.000 caracteres) e mini currículo (500 caracteres). Los resúmenes de los Seminarios Temáticos vigentes se encuentran disponibles en el sitio de la SOCINE. Cada presentación oral dispondrá de un máximo de 20 minutos cada una.
Importante: los trabajos no elegidos en las sesiones de los Seminarios Temáticos (limitados a 18 trabajos en total) serán redistribuidos para dos evaluadores, de acuerdo con la titulación del proponente, para las otras modalidades del encuentro: maestrandos serán reevaluados para Paneles y másters, doctorandos y doctores serán reevaluados para sesiones de Ponencias Individuales.

3. Sesiones preconstituidas: Los participantes pueden elegir entre los dos formatos a continuación.
1. Mesa temática – debe incluir 3 participantes que presentarán individualmente una ponencia (20 minutos cada), o 2) Formato libre – en vez de una mesa con 3 presentaciones de 20 minutos, se pueden realizar presentaciones artísticas (presentación de una obra de arte o experimentación audiovisual, entendida como formas de conocimiento/investigación), entrevistas en vivo, discusión crítica sobre trabajos en progreso, informes de experiencias u otras formas de diseminar conocimiento y debate sobre problemas relacionados con los Estudios de Cine y Audiovisuales que no se presenten en el formato de Ponencia Oral tradicionalmente presente en eventos científicos. El tiempo máximo para todas las presentaciones es de 60 min. Este límite de tiempo debe observarse cuidadosamente para hacer posible el debate después de las presentaciones. La persona que coordina la sesión será responsable de la gestión del tiempo.

La sesión debe incluir al menos un doctor. Los otros dos miembros, si son académicos, deben estar al menos cursando un máster, y si son profesionales en el campo (realizadores, artistas o técnicos), no necesitan demostrar calificaciones mínimas, pero deben presentar un poratafolio que demuestre su actividad profesional de al menos al menos tres años antes de la presentación de la propuesta. Todos los miembros deben estar debidamente asociados a SOCINE.

Las propuestas de Sesiones Preconstituidas deben incluir: Título de la sesión (hasta 70 caracteres), resumen de la sesión (hasta 500 caracteres), descripción del formato de presentación (formato de mesa o formato libre, si en formato libre, hay que incluir una descripción objetiva de este formato – 1.000 caracteres), estructura necesaria (500 caracteres), justificación del formato (2.000 caracteres), bibliografía (1.000 caracteres), contribuciones/propuesta de cada miembro de la sesión (título 70 caracteres para cada uno y resumen extendido de hasta 4.000 caracteres con espacio cada uno), mini currículo (500 caracteres).
IMPORTANTE Los participantes deben someter el trabajo en conjunto una sola vez (uno somete el trabajo y los otros se inscriben, asociándose a esta sesión).

4. Paneles: espacio para maestrandos con presentaciones orales de un máximo de 15 minutos cada. Las propuestas deben incluir: título (hasta 70 caracteres), resumen extendido (de hasta 4.000 caracteres con espacio), resumen (500 caracteres), bibliografía (1.000 caracteres) y mini currículo (500 caracteres).

IMPORTANTE: independientemente del modo de presentación, solo podrá presentar el trabajo aprobado el participante que registró la ponencia; no está permitida la lectura del trabajo por parte de terceros. Las presentaciones deben ser realizadas en persona por el participante, no se aceptarán presentaciones vía Internet.

COAUTORÍA: Al inscribir un trabajo en coautoría, ambos autores deben apuntar la naturaleza de la coautoría del trabajo, y si uno de los coautores no se inscribe, el trabajo no será aceptado.

El registro y la inscripción para el XXIV Encuentro SOCINE se están llevando a cabo en tres etapas, descripta a continuación:
ETAPA 1 – Registro/Re-registro electrónico de miembros y pago de la cuota anual. El pago será vía Paypal en el área del asociado del sitio web. El pago es obligatorio para la segunda etapa (sumisión de trabajos).

* Período de pago de la cuota anual: del 3 de febrero al 13 de abril (vencido en este día) * Valor de la cuota anual: R$ 196,00 profesionales/R$ 98,00 estudiantes/ profesionales sin vínculo. Socios extranjeros: USD$ 60 profesionales / USD$ 30 estudiantes/profesionales sin vínculo.

El pago de la cuota anual es esencial para registrarse y presentar propuestas para el próximo encuentro.

ETAPA 2 – Sumisión electrónica de propuestas de trabajo, solo a través del sitio web (www.socine.org.br) y solo una sumisión por autor, incluso en el caso de coautoría.

* Período de inscripciones: del 03 de febrero al 13 de abril.

Recuérdense que NO SE ACEPTARÁN inscripciones enviadas por correo electrónico, sólo aquellas sometidas a través del sitio web.

ETAPA 3 – Pago de la cuota de inscripción del Encuentro (después de la divulgación de los trabajos aprobados). El pago será vía Paypal en el área del asociado del sitio web. Recordando que este es un pago DIFERENTE del anterior, con respecto a la Cuota Anual. Se requieren dos pagos: primero,  la cuota anual de la SOCINE; segundo, la inscripción en el Encuentro.

* Período de pago de las inscripciones: + Primer período – Fecha límite: 08 de junio al 28 de junio – R$ 196,00 (profesionales) / R$ 98,00 (estudiantes / profesionales sin vínculo). Socios extranjeros: USD$ 60 profesionales / USD$ 30 estudiantes/profesionales sin vínculo.

+ Segundo período – 29 de junio al 19 de julio – R$ 226,00 (profesionales) / R$ 113,00 (estudiante /profesionales sin vínculo). Socios extranjeros: USD$ 70 profesionales / USD$ 35 estudiantes/profesionales sin vínculo; + Fecha límite: del 20 de julio al 26 de julio: R$ 266,00 (profesionales) / R$ 133,00 (estudiantes/profesionales sin vínculo). Socios extranjeros: USD$ 80 profesionales / USD$ 40 estudiantes/ profesionales sin vínculo;

IMPORTANTE: Participantes que tuvieron trabajo seleccionado, pero que NO pagaron la inscripción, NO podrán presentarse. En caso de que usted haya pagado la inscripción y su trabajo no conste en la programación, póngase en contacto con la Secretaría de SOCINE.

Cualquier duda o dificultad debe enviarse directamente al correo electrónico de la secretaría: socine@socine.org.br 

Atentamente, La Junta Directiva

Call for Papers
SOCINE 2020

XXIV SOCINE MEETING – Volverse Otras: borders and images of politics
06 through 09 October 2020 Unila – Foz do Iguaçu, PR

Registration for the XXIV SOCINE Meeting, which will be held at the Federal University of Latin American Integration (Unila), in Foz do Iguaçu, from October 06 through 09, 2020, is now open. The theme of the meeting will be Volverse Otras: borders and images of politics.

In 2020, Socine will be held at the Federal University of Latin American Integration (UNILA), an institution born out of a utopia: a university without borders for Latin America and the Caribbean. Even considering the striking differences that characterize the countries of the region, it can be said that the conditions of possibility of Latin American and Caribbean cinemas find a common ballast (or utopia): the challenge of building more just and egalitarian societies. The historical dramas and dilemmas experienced in the region reverberated over the past century in the cinematographic imagination, generating the most distinct conceptions of cinema from our directors, imposing the production, markets and audience of film viewers questions about the relationships between images, the republican spirit and the democratic regimes.

In 2020, a new cinematheque will be built in one of the highest spots in South America, Sucre, in Bolivia. Described by Eduardo Galeano as the “most magnificent and cultured city in South America”, Sucre decayed under the depletion of ore exploitation in the colonial period. Recently, the city saw the Wiphala flag being raised with state honors, but torn apart in 2019, in a renewed infliction of the bible and the cross on the Andean peoples. Paraguay will have a film law (Ley de Cine) implemented, to base the creation of a Film Institute and more effective public policies for the sector. Destroyed during the Great War, Paraguayan government has given Guarani the status of national language and faces the legacy of the continent’s longest military dictatorship, which persecuted the LGBTI + population with particular cruelty. Also, in 2020, Argentina will again develop a political project one of the pillars of which is the media law (Ley de Medios), which aims at decentralizing media monopolies, encouraging the development of regional audiovisualities. During the year, we will be aware of the unfolding of popular demonstrations in Chile, disseminated in impressive images of insurgency, which suffered violent repression that left hundreds of young people blind. Brazil, on the one hand, will be represented in important international film and audio-visual media festivals for a diverse and fruitful production fostered by policies that, with all the flaws, have revived an independent national audio-visual media. On the other hand, the secretary of culture delivered a speech based on Nazi aesthetics, and we had movie posters that make up Brazilian audio-visual history ripped from the walls of the national film agency. From Ecuador to Haiti, from Colombia to Uruguay, there are many challenges… and popular uprisings. Dark times protect the history of our images and our imaginary, while Latin American and Caribbean cinema and audio-visual media continue to ferment study, criticism and creation, updating new meanings of utopia and possibilities to imagine how to make the other future individually and collectively.

In view of this brief look at the continent, we believe it is fundamental for Socine this year to postulate the question of democracy and put into play basic concepts of political thought, disputes over its meanings, as well as their developments in the field of cinema and audio-visual media. We understand that this theme is an invitation to evoke and update the many images of the people engendered by the cinema, as well as to re-articulate the reflection on the exposed peoples, the missing peoples and those who are inscribed in the future. The theme also calls us to reassess the problem of representation and participation: the disputes over visibility, the distribution of the speech and the circulation of words, the ethics of listening, the inheritance of erasure and the many forms of underrepresentation and/or hyper exposure that guide the contemporary cultural and political scene. Postulating democracy as the axis of our meeting in 2020 implies, finally, placing at the center of discussions on cinema and audio-visual media the urgency of the concerns and questions that have long questioned us in our practices of research, teaching, achievement and criticism. We understand democracy not as a general and abstract notion, but as a situated concept – organized since, on and for Latin America and the Caribbean – and that, therefore, tells us a lot about the time and space in which we were given to live, both in terms of their promises and their many postponements, failures and impossibilities. To paraphrase Lina Meruane, one of our inspirations for this year’s theme is: how could cinema cross us with an ethics, engender an openness to otherness with the possibility of transformation? How would it be possible to become others/volverse otras: democracies, images, borders?

We would like to explain that the topic is indicative but not exclusive for proposing papers and/or thematic tables.

Applications must be chosen from FOUR CATEGORIES, each with the following requirements:
1. Individual Communications: Proposals by masters, doctoral candidates and/or PhDs with title (up to 70 characters), expanded abstract (up to 4,000 characters with space), abstract (500 characters), bibliography (1,000 characters) and mini curriculum (500 characters). Oral presentations can take up to 20 minutes each.

2. Thematic Seminars: Proposals by master’s degree students, masters, doctoral candidates and/or PhDs for individual presentations in Thematic Seminars should be made indicating directly the seminar chosen and should contain: title (up to 70 characters), expanded abstract (up to 4,000 characters with space), abstract (500 characters), bibliography (1,000 characters) and mini curriculum (500 characters). Abstracts of the current Thematic Seminars are available on Socine’s website. Oral presentations can take up to 20 minutes each.
Important: papers not included in the Thematic Seminar sessions (which are limited to 18 works in total) will be re-distributed to be evaluated by two reviewers, according to the proponent’s academic grade, for the other modalities of the meeting: master’s degree students will be evaluated for Panels, and masters, doctoral students and PhDs will be evaluated for Individual Communications sessions.

3. Pre-constituted sessions: participants can choose between the two formats below.
1. Thematic table – must have 3 participants, who will individually present one or two communications (20 minutes each). Free Format – instead of a table with 3 presentations of 20 minutes, it is possible to carry out artistic performances (presentation of a work of art or audio-visual experimentation, understood as forms of knowledge/research), live interviews, critical discussion about works in progress, experience reports or other ways of disseminating knowledge and debate on problems related to Film and Audio-visual Studies that do not appear in the Oral Communication format traditionally present in scientific events. The maximum time for all presentations is 60 min. This time limit must be carefully observed to make the debate possible after the presentations. The person who coordinates the session will be responsible for time management.

The session must be composed of at least one PhD researcher. The other two members, if academics, must be at least attending the master’s degree, and if they are professionals in the field (directors, artists or technicians), they do not need to prove minimum qualifications, but they need to submit a portfolio proving their professional performance of at least three years prior to the submission of the proposal. All members must be properly associated with SOCINE.

Proposals for Pre-Constituted Sessions must include: Session title (up to 70 characters), session abstract (up to 500 characters), description of the presentation format (table format or free format, if free format, objective description of this format – 1,000 characters), necessary structure (500 characters), justification for the format (2,000 characters), bibliography (1,000 characters), contributions/proposal of each member of the session (title 70 characters for each and expanded abstract of up to 4,000 characters each with space), mini curriculum (500 characters).
IMPORTANT: The submission is made jointly by the participants at once (one submits the work, and the others register themselves for this submission by joining this session).

4. Panels: space for master’s degree students with oral presentations of 15 minutes each. The proposals must include: title (up to 70 characters), extended abstract (up to 4,000 characters with space), abstract (500 characters), bibliography (1,000 characters) and mini curriculum (500 characters).

IMPORTANT: Regardless the mode of presentation, the works approved can only be presented by the participant who registered the communication, they cannot be read by third parties. The presentations must be made personally by the participant, no presentations via the Internet are accepted.

CO-AUTHORSHIP: When registering a work in co-authorship, both authors must indicate the co-authorship nature of the work and if one of the co-authors does not register, the work will not be accepted.

Registration and subscription for the XXIV SOCINE Meeting are being carried out in three steps, described below:
STEP 1 – Electronic registration/re-registration of members and payment of the annual fee. Payment will be via PayPal in the member’s area of the website. Payment is mandatory for the second stage (submission of papers).

* Period of payment of the annual fee: from February 03 to April 13 (due on this day) * Annual fee: R$ 196.00 professionals / R$ 98.00 students and professionals without a contract. Foreign members: USD$ 60 professionals / USD$ 30 students and professionals without a contract.

The payment of the annual fee is essential to register and submit proposals for the next meeting.

STEP 2 – Electronic entry of proposals, only by site (www.socine.org.br) and only one entry per author, even in the case of co-authorship.

* Subscription period: from February 03 to April 13.

We would like to remind you that entries by email WILL NOT BE ACCEPTED, only those submitted through the website.

STEP 3 – Payment of the registration fee for the Meeting (after disclosure of works approved). Payment will be via PayPal in the member’s area of the website. Recalling that this is a DIFFERENT payment from the previous one, regarding the annual fee. Two payments are required: first, the annual fee of the Society; second, the subscription to the Meeting.

* Subscription payment period: + First deadline: June 08 to June 28 – R$ 196.00 (professionals) / R$ 98.00 students/professionals without a contract. Foreign members: USD$ 60 professionals / USD$ 30 students/professionals without a contract;

+ Second deadline: June 29 to July 19 – R$ 226.00 professionals / R$ 113.00 students/professionals without a contract. Foreign members: USD$ 70 professionals / USD$ 35 students/professionals without a contract; + Final deadline – July 20 to July 26 – R$ 266.00 professionals / R$ 133.00 students/professionals without a contract. Foreign members: USD$ 80 professionals / USD$ 40 students/professionals without a contract;

IMPORTANT: Participants who had their work selected, but who DID NOT pay the subscription, WILL NOT be able to present. If you have paid the entry and your work is not included in the program divulged, please contact the SOCINE Secretariat.

Any doubts or difficulties please address directly to the secretary’s e-mail: socine@socine.org.br 

Sincerely, The Board

Chamada de Trabalhos/Call for Papers /Convocatoria de Trabajos – SOCINE 2020

Category: Notícias
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