A SOCINE, através de sua Diretoria e Conselho Deliberativo, manifesta seu mais enfático repúdio às recentes demissões, fechamentos de programas de pós-graduação em universidades públicas e privadas, cortes de salários e atrasos de pagamentos nas mais diversas instituições de ensino em todo país, frutos mais recentes do desmonte que vem sendo operado no ensino superior nos últimos anos.

Estão em jogo não apenas as circunstâncias pessoais dos envolvidos mais diretamente nesses fatos, mas o presente e o futuro da educação no país. Não podemos nos omitir diante do que é uma real tragédia para a pesquisa científica e para as universidades e, principalmente, para a sociedade brasileira que confia no desenvolvimento científico e tecnológico do país para vislumbrar um futuro melhor, menos violento e menos desigual. Pois, ao longo das últimas décadas, o Brasil vinha consolidando e ampliando suas instituições de ensino e pesquisa de nível superior num ritmo considerável para um país em desenvolvimento.

No entanto, um governo ilegítimo vem destruindo os esforços de todos aqueles que passaram suas vidas construindo um projeto sério e consistente de educação e pesquisa para o país. E os empresários de educação se aproveitam das injustas reformas trabalhistas para demonstrar seu lado mais inescrupuloso.

Diante desta situação, sublinhamos nossa solidariedade aos professores e pesquisadores afetados e reforçamos nosso compromisso em combater e resistir a tal lamentável estado de coisas.

A SOCINE

Nota de repúdio

Category: Notícias
1848 views