Itinerário de uma espectadora

Mariarosaria Fabris

 

Meu boa noite a todas as pessoas presentes e meu agradecimento à SOCINE pela homenagem. Quando recebi a notícia desta homenagem (por intermédio de meu querido amigo Pedro Plaza Pinto), vieram-me à mente os primeiros versos de “João e Maria”, de Chico Buarque e Sivuca – “Agora eu era o herói / e meu cavalo só falava inglês” –, versos que me sugeriram fazer um retrospecto de como nasceu meu interesse pelo cinema, desde minha infância passada na Itália, talvez influenciada por uma nova leitura de “Autobiografia de um espectador”, de Italo Calvino.

Prometo ser mais sucinta do que o escritor, mas, assim como ele, foi enquanto pequena espectadora que me deixei encantar pelo cinema e, nas brincadeiras de criança, minha irmã e eu não éramos heroínas – quando muito mocinhas sui generis – e nossos cavalos de pau não sabiam falar inglês, porque nos filmes, estrangeiros ou  nacionais exibidos em meu país de origem, todos eram dublados, inclusive os cavalos, que relinchavam em italiano.

Os enredos das fitas assistidas – muitos bangue-bangues, histórias bíblicas e mitológicas, filmes históricos e de capa e espada, comédias e mais comédias americanas, italianas e mesmo locais (ou seja, napolitanas), frequentemente inspiradas em canções de sucesso – eram por nós reproduzidos nas brincadeiras com nossa turma, predominantemente masculina. E o prazer propiciado pelo cinema (herança materna) prolongava-se nos livros ilustrados com imagens dos filmes que haviam inspirado – Os cavaleiros da Távola Redonda (Richard Thorpe), adaptação da saga do rei Artur, e Quatro destinos (Mervyn LeRoy), baseado na trilogia de Louisa May Alcott – e num pequeno volume intitulado Storia del cinema mondiale [História do cinema mundial], que o papai introduziu na nossa biblioteca, cujos fotogramas revelavam um cinema diferente do que estava acostumada a ver, duas ou três vezes por semana, nas telas das salas populares.

Dentre os filmes assistidos na infância, muitos eram italianos, por isso, ao chegar ao Brasil, estranhei ao descobrir que minhas coleguinhas de classe não viam cinema nacional. Os primeiros filmes brasileiros a que assisti foram É fogo na roupa (Watson Macedo), no cine Lar, e O pagador de promessas (Anselmo Duarte), no cine Astor. Embora eu só arranhasse o português, pois tinha chegado a São Paulo há uns seis meses, fui fulgurada pelo vencedor da Palma de Ouro, não pela realização em si, mas pela interpretação de Leonardo Vilar. Quando, na escadaria da igreja do Passo, ao receber a notícia de que poderá pagar sua promessa num terreiro de candomblé, Zé do Burro se virava para a câmera e exclamava “Mas não é a mema coisa”, entendi que a nova realidade em que havia adentrado, em muitos aspectos era diferente das experiências culturais vividas até então e eu precisava me apropriar dela. Eu e minha irmã. E, feito o pacto de não viver como exiladas na terra estrangeira que nos havia acolhido, mergulhamos em sua cultura, sem abdicar daquela de nossa terra natal.

Nos anos a seguir, continuei como espectadora, uma espectadora privilegiada, pois minha postura em relação ao cinema (como a de Calvino) foi mudando com o passar do tempo, uma vez que eu lia críticas em periódicos de grande circulação, seguia conferências e cursos livres, frequentava outros circuitos, ia formando avidamente minha bagagem cinematográfica.

Enquanto isso, iniciava minha carreira acadêmica na Área de Língua e Literatura Italiana, onde atuei até me aposentar da Universidade de São Paulo. Na disciplina sobre neorrealismo literário, que cursei no Mestrado, fui encarregada de dar uma aula sobre o neorrealismo cinematográfico, experiência que me levou a querer aprofundar meus conhecimentos e passei a cursar algumas disciplinas na Escola de Comunicações e Artes: sobre a Vera Cruz, com Maria Rita Galvão – pela presença de profissionais italianos, o que me levou a analisar Uma pulga na balança (Luciano Salce); sobre as ideias de Paulo Emilio Salles Gomes, muito debatidas naqueles anos 1970, com Zulmira Ribeiro Tavares, a quem apresentei um texto sobre Lúcio Flávio, o passageiro da agonia (Hector Babenco); sobre não lembro mais o quê, de novo com Maria Rita e com Jean-Claude Bernardet, porque seu conteúdo foi substituído por discussões sobre textos dos quais se originou o volume Cinema: repercussões em caixa de eco ideológicas (1983), que iria integrar a coleção da Brasiliense “O nacional e o popular na cultura brasileira”.

O contato com Maria Rita, Zulmira e Jean-Claude determinou meu projeto de pesquisa, e assim decidi estudar o diálogo entre o neorrealismo e o cinema brasileiro, projeto que se concretizou só no Doutorado, pois percebi que antes deveria conhecer melhor a corrente italiana. E foi a ela que me dediquei no Mestrado.

Jean-Claude eu já conhecia pelas críticas em periódicos e por alguns cursos livres que ele ministrava. Maria Rita e Zulmira, assim como minha irmã, Gilda de Mello e Souza e outras intelectuais, me mostravam que mulheres podiam destacar-se em campos do saber predominantemente masculinos. A essas figuras juntou-se a de Ismail Xavier, quando me candidatei a uma vaga no Doutorado em “Artes: cinema”, depois da recusa de Maria Rita Galvão, receosa de que eu não pesquisaria o cinema brasileiro, fato de que se penitenciou posteriormente, durante minha defesa de tese.

Meus estudos cinematográficos sistemáticos iniciaram no Doutorado, pois Ismail, diante da heterogeneidades de seus orientados, dos quais apenas um egresso da área de cinema (o esfuziante Tunico Amancio, meu caro amigo desde então), resolveu nos dar um longo curso paralelo, com leituras teóricas, apresentação de filmes, debates, que foram consolidando meus conhecimentos. Foi neste período que comecei a produzir textos mais consistentes, como o que escrevi sobre O rei do baralho, de Julio Bressane, para a disciplina de Ismail, e sobre Pai patrão, dos irmãos Taviani, para a de Robert Stam, com o qual fiz também um curso extracurricular. Não foram meus primeiros textos, mas os anteriores eram mais exercícios de escrita. E sempre neste período, uma breve temporada na Itália como bolsista, propiciou-me o encontro ou o reencontro com filmes neorrealistas ou anteriores, que me fizeram lembrar de muitas coisas vistas e discutidas durante as aulas de Maria Rita a quem eu enviava longas cartas com minhas impressões. Em outra breve temporada de estudos na Itália, em meados dos anos 1990, continuei minhas pesquisas sobre a cinematografia daquele país.

Apesar do Doutorado, colaborei esporadicamente com o curso de cinema da ECA, não tive portanto, nesta área, uma grande experiência como docente, o que lastimei, porque me faltou o indispensável diálogo com os alunos. Como minha área de atuação continuava sendo na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, havia criado e segui criando algumas estratégias para continuar focada em cinema: dei vários cursos livres sobre cinema italiano em minha unidade, de cinema francês contemporâneo num clube de Pinheiros e de cinema italiano contemporâneo em Niterói, participei de congressos com comunicações sobre a sétima arte, introduzi debates sobre filmes em minhas aulas de língua italiana (minha ex-aluna Gabriela Kvacek Betella, hoje na SOCINE, é testemunha disso), criei a disciplina optativa “Literatura italiana e cinema”, ministrei disciplinas de pós-graduação sobre neorrealismo, Luchino Visconti, Pier Paolo Pasolini, credenciadas na FFLCH e na ECA, unidade onde também orientei mestrandos e doutorandos.

Integrei grupos de estudos e/ou de debates, como o coordenado pelo diretor argentino Mauricio Berú, o da Cinemateca, o de História e Cinema na ECA. Continuo me entusiasmando com o seminário anual Cinema em Perspectiva, em Curitiba. Ademais, recebi outros estímulos. Atendendo à solicitação do escritor Airton Paschoa, nos últimos tempos, passei a colaborar com o site “A terra é redonda”, publicando antigos textos revistos e/ou ampliados e artigos inéditos. Anteriormente, Carlos Augusto Calil, na qualidade de diretor do Centro Cultural São Paulo, convocou-me três vezes para colaborar em eventos sobre cinema italiano; fui convidada para três Seminários de Cinema em Salvador, da primeira vez por solicitação de Nelson Pereira dos Santos; participei de dois livros organizados por Fernando Mascarello (o segundo, também por Mauro Baptista); colaborei com Gisella Cardoso Franco, que organizou o ciclo “Olhares neorrealistas” no Centro Cultural Banco do Brasil; com Flavio Kactuz, responsável pela mostra “Pasolini ou quando o cinema se faz poesia e política de seu tempo”, sempre no CCBB; com José Gatti, curador do pequeno festival de cinema latino-americano “Nuovissimo”, apresentado num centro cultural nos arredores de Lucca, para o qual escrevi um texto intitulado “Anni di sogni e di sangue”, título que pedi emprestado a um verso de “A palo seco”, de Belchior: partindo de minhas lembranças de espectadora de filmes e dos fatos históricos dos anos de chumbo, tentava explicar ao público italiano o que havia sido aquele período na América do Sul e principalmente no Brasil. Neste ensaio, mais uma vez, como havia acontecido na tese de doutoramento sobre Nelson Pereira dos Santos, eu me colocava o desafio de escrever sobre a cultura brasileira.

Nessa minha trajetória, a SOCINE – Sociedade Brasileira de Cinema, como se denominava em 1996, ano de sua criação, ocupou um lugar de destaque, porque a participação intensa em suas atividades propiciou-me vários momentos de aprofundamento nos estudos cinematográficos. Na SOCINE, ocupei vários cargos, dentre os quais a Presidência (2002-2003), mas o que me deu mais prazer foi a organização de cinco volumes de anais (2003-2005, 2011), porque representou para mim um grande aprendizado.

Peço desculpas se me delonguei demais, mas não queria estar sozinha esta noite, neste palco. Por isso trouxe a memória dos que caminharam junto comigo nessa estrada que levou a pequena espectadora a se transformar numa pesquisadora. Ao receber esta homenagem, quero prestar minha homenagem a todas as pessoas que ajudaram a forjar meu pensamento crítico. Muito obrigada a todos.

Prezades,

Estão disponíveis em nosso sistema os certificados de apresentação de trabalho e de coordenação de ST do XXVI Encontro SOCINE, Unila, Foz do Iguaçu. O acesso se dá pelo painel de associado, na aba Encontro -> Histórico.

Os certificados de coordenação de Painel serão enviados por e-mail diretamente aos Coordenadores.
Qualquer dúvida ou problema, entrar em contato diretamente com a Secretaria pelo email socine@socine.org.br.

Prezades,
Estamos preparando a publicação dos anais do XXVI Encontro SOCINE, realizado de 07 a 10 de novembro de 2023 pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Os resumos de todos os trabalhos aprovados para o Encontro serão incluídos nos anais digitais, publicados em nosso site. Já para a publicação dos textos completos, convidamos a todos que apresentaram trabalho que enviem seus textos, de acordo com as normas de publicaçãoaté as 23h59min do dia 19 de janeiro de 2024, exclusivamente para o e-mail anais@socine.org.br.

Esclarecemos que textos fora das normas não serão publicados e não haverá nova chamada para correção ou adequação e que apenas trabalhos efetivamente apresentados podem ser enviados. Na página das normas de publicação é possível baixar o documento modelo, no qual deve ser inserido seu texto seguindo as normas indicadas.

Lembramos que o envio não é obrigatório, e não impossibilita a publicação do artigo em outros periódicos desde que sejam feitas alterações.

Todos os envios terão confirmação de recebimento (os textos enviados entre 23/12/2023 e 14/01/2024 serão confirmados apenas após o dia 15/01/2024 devido ao recesso da Secretaria). Caso não receba a confirmação em alguns dias, entre em contato com a secretaria através do e-mail socine@socine.org.br. Após o prazo final, não aceitaremos mais pedidos de inclusão de trabalho.

A publicação está prevista para abril de 2024 e contará com número de registro (ISBN).

Nesta sexta-feira, dia 10/11, a Comissão Eleitoral divulgou durante a Assembleia Ordinária o resultado das Eleições para o Biênio 2023-2025. Segue abaixo (os eleitos estão em negrito):

 

Total de votantes: 259 sócios

 

Diretoria

Chapa única – 250 votos

PRESIDÊNCIA – Mariana Baltar Freire (UFF)

VICE-PRESIDÊNCIA – Alessandra Brandão (UFSC)

SECRETARIA ACADÊMICA – Catarina Amorim de Oliveira Andrade (UFPE)

TESOURARIA – Carla Daniela Rabelo Rodrigues (UNILA)

Em branco – 9 votos

 

Conselho deliberativo

1º Nina Velasco e Cruz (UFPE) – 157 votos 

2º Geórgia Cynara Coelho de Souza (UFG) – 133 votos

3º Rafael de Luna Freire (UFF) – 132 votos

4º Cíntia Langie (UFPEL) – 126 votos

5º Iomana Rocha de Araújo Silva (UFPE) –  126 votos

6º Marcela Soalheiro (ESPM-Rio) – 116 votos

7º Pedro Maciel Guimarães Júnior (UNICAMP) – 112 votos

8º ROGÉRIO FERRARAZ (UAM) – 103 votos

9º Pedro Peixoto Curi (ESPM-Rio) – 102 votos

10º Pedro Plaza Pinto (UFPR) – 100 votos

11º Fábio Allan Mendes Ramalho (UNILA) – 96 votos

12º Adil Giovanni Lepri (UFBA) – 94 votos

13º Ana Maria Acker (ULBRA) – 90 votos

14º Diego Paleólogo Assunção (UERJ) – 89 votos

15º Felipe Corrêa Bomfim (UFMS) – 88 votos

16º Vinicios Kabral Ribeiro (UFRJ) – 73 votos

17º Juliano José de Araújo (UNIR) – 72 votos

18º Leonardo Gomes Esteves (UFMT) – 72 votos

19º Gustavo Soranz Gonçalves (UNESP) –  59 votos

Em branco – 4 votos

 

Representantes discentes

1º Kamilla Medeiros do Nascimento (UFRJ) –  171 votos

2º Yanara Cavalcanti Galvão (UFF) –  156 votos 

3º Bruno Mesquita Malta de Alencar (UFPE) –  89 votos

4º Gabriel Philippini Ferreira Borges da Silva (UNESPAR) – 87 votos

5º Luiz Fernando Wlian (UNESP) – 80 votos

6º Luís Fellipe dos Santos (UERJ) – 49 votos

7º Frederico Franco Rimoli (UNESPAR) – 42 votos

Em branco – 39 votos

 

Conselho fiscal

1º Thalita Cruz Bastos (UVA) – 172 votos

2º Marcel Vieira Barreto Silva (UFPB) – 152 votos

3º Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (USP) – 122 votos

4º Milena Szafir (UFC) – 120 votos

Em branco – 13 votos

Olá participantes da Socine,

Para aquelas e aqueles que se inscreveram no formulário para o transporte da Pré-Socine, confirmamos sua vaga e a saída do ônibus, pontualmente, às 13h30 do Hotel Bella Itália.

Aos participantes que quiserem se deslocar por conta própria indicamos que possam pegar o ônibus internacional para Puerto Iguaçu que sai da lateral do Terminal Urbano de Foz do Iguaçu.

Importante lembrar que todas e todos tem que levar documento de identidade feito nos últimos 10 anos ou passaporte.

A Pré-Socine acontecerá no endereço: Av. Victoria Aguirre N 337
https://maps.app.goo.gl/nnMsJrkTPf4HEbxc8

Até logo mais!

Prezades, de acordo com a decisão de assembleia de possibilitar a leitura e aprovação virtual de atas, comunicamos que a ata da Assembleia SOCINE de 2022 encontra-se publicada em nosso site, dentro da área de associado, para sua consulta. A aprovação da ata de 2022 acontecerá na Assembleia deste ano, em 10 de novembro de 2023, conforme convocação enviada.

Para acessá-la você pode clicar aqui e fazer login.

Quaisquer comentários ou sugestões podem ser encaminhados para o e-mail socine@socine.org.br até o dia 27/10.

Caras/os/es  associadas/os/es,

Seguindo as normas do edital para as eleições 2023/2025 da SOCINE, seguem as candidaturas homologadas pela Comissão Eleitoral. A eleição será realizada pelo sistema da SOCINE, a partir da 00h00 do dia 08 de novembro de 2023 até às 23h59 do dia 09 de novembro de 2023. Todos os associados com anuidade em dia poderão votar acessando o Painel do Associado e clicando no link Eleições, que estará disponível no Menu à esquerda da tela, logo abaixo do link Publicações.

É possível votar na Chapa única da Diretoria ou em branco. Você pode votar em até 15 candidatos para o Conselho Deliberativo, até 5 candidatos para Representantes Discentes e até 3 candidatos para o Conselho Fiscal ou em branco, em todas essas categorias. Para votar em branco, basta não marcar nenhum candidato e prosseguir para a próxima etapa.

As candidaturas homologadas podem ser conferidas aqui (em ordem de inscrição).

VII Fórum Discente

Tema: Sobre os lugares que ocupamos, construímos e desejamos

08/11 – 18h – Sala C203

Nós, representantes discentes, nos reunimos para pensar quais seriam os pontos de pauta para o nosso VII Fórum Discente. Diante da renovação política no Brasil, a angústia do último fórum, realizado em meio a retrocessos políticos e sociais, de certa maneira, fora amenizada. Contudo, nossas preocupações enquanto discentes, pesquisadores e futuros docentes em um país que pouco valoriza o fazer científico na área de humanas, ainda é um pesadelo que nos acompanha dia e noite.

Não podemos deixar de apontar os avanços: o ajuste das bolsas de pesquisa que são, para muitos, cruciais do ponto de vista da dedicação e sobrevivência em nosso momento de formação. E no meio disso, ainda que comemorações estejam no horizonte, é importante frisar que o ajuste, aguardado por anos, ainda não é suficiente diante das inúmeras atividades que nos são exigidas durante o período de pesquisa. Além disso, as incertezas nos programas de pós-graduação no que se refere à falta de investimentos e, consequentemente, das infraestruturas adequadas às necessidades de pesquisa, são situações que nos deixam ainda mais insatisfeitos.

É nesse horizonte nebuloso e incerto que devemos, mais do que nunca, pensar sobre quais os lugares que queremos ocupar e, principalmente, como vamos construí-los de forma que sejam mais acolhedores, diversos e menos hierarquizados. Como construir um ambiente acadêmico de troca e diálogo que, de fato, valorize seus discentes, tendo em vista que, na própria Socine – um dos espaços mais importantes de compartilhamento e debates de pesquisas na área de cinema e audiovisual do país -, mestranda/o/es e doutoranda/o/es representam pelo menos, 55% de associados ativos?

Dessa maneira, aproveitamos para propor um debate para o nosso VII Fórum Discente sobre o papel e o lugar que os discentes associados à Socine ocupam e desejam ocupar ainda mais. Incentivamos que nossos colegas tragam suas demandas e ideias a serem tocadas pela próxima gestão do conselho deliberativo. É bom lembrar que esta foi a primeira vez que tivemos cinco vagas para representantes discentes, então, desejamos que cada vez mais esses lugares sejam ocupados por vozes diversas espalhadas pelo Brasil.

O Fórum Discente, além de convidar ao diálogo sobre as questões do encontro, é um momento importante para trocarmos experiências, atualizarmos a comunidade sobre a atuação discente e promovermos um momento de escuta coletiva diante de nosso campo de pesquisa.

Atenciosamente,

Álvaro Renan José de Brito Alves (UFPE)

Carolina de Oliveira Silva (UNICAMP)

Kamilla Medeiros do Nascimento (UFRJ)

Lívia Maria Gonçalves Cabrera (UFF)

Sonia Maria Santos Pereira da Rocha (UFRGS)

Representantes Discentes da SOCINE (2021-2023)

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL (SOCINE)

ELEIÇÃO PARA DIRETORIA – 2023/2025
PARA CONSELHO DELIBERATIVO – 2023/2025
PARA CONSELHO FISCAL – 2023/2025
Pelo presente EDITAL, a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual/SOCINE, através de sua COMISSÃO ELEITORAL, em acordo com o Estatuto da Associação e com o que vem sendo praticado e ratificado pelas Assembleias da entidade, convoca todos os associados, com direito a voto e em dia com a anuidade da SOCINE, para eleição:

1 – Diretoria – Cargos de presidência e vice-presidência,  secretaria e tesouraria, todos associados da categoria Profissional com título mínimo de doutor
2 – Conselho Deliberativo –  Composto por 15 membros, todos associados da categoria Profissional e/ou Honorário, com título mínimo de doutor: professores, pesquisadores, realizadores e outros (dos quais, pela classificação, são escolhidos também 02 suplentes); bem como 05 membros associados da categoria Estudante: mestrandos ou doutorandos.
3 – Conselho Fiscal – composto de 03 membros da categoria Profissional, todos com título mínimo de doutor.
A cada associado é permitida apenas uma reeleição sucessiva para o mesmo cargo. O associado profissional que há quatro anos consecutivos ocupa um lugar no Conselho Deliberativo pode candidatar-se a cargos da Diretoria ou do Conselho Fiscal (e vice-versa). Cada integrante da Diretoria pode candidatar-se a apenas uma reeleição para o mesmo cargo e não poderá integrar a Diretoria por mais de três mandatos consecutivos, independentemente do cargo que ocupar.

Em caso de empate no número de votos atribuídos para alguma das vagas a serem preenchidas ou entre chapas, no caso da eleição da diretoria, serão critérios de desempate os seguintes, em ordem:

  1. – Diversidade regional: Terá prioridade a região geográfica do Brasil menos representada dentre as vagas preenchidas. Será considerada a região de cada candidatura aquela que represente a instituição de vínculo principal da pessoa candidata ou da maior parte das pessoas, no caso de chapa. Caso a pessoa candidata não possua vínculo institucional, será considerado o endereço de residência;
  2. – Em caso de empate levando em conta o primeiro critério de desempate, será considerado o tempo de filiação à SOCINE dentre as candidaturas empatadas, sendo que a que tiver maior tempo contínuo de filiação terá prioridade.

O associado que estiver apto e quiser se candidatar para qualquer um dos cargos acima deverá enviar sua solicitação de candidatura até 29 de setembro de 2023, por e-mail concomitantemente dirigido aos três titulares da Comissão Eleitoral, a saber:

Flavia Seligman – seligman.flavia@gmail.com (Presidente)
Livia Cabrera – livia_cabrera@id.uff.br
Patricia Moran – patriciamoran@usp.br

Na solicitação, deverá constar no assunto do e-mail CANDIDATURA SOCINE 2023/2025, e no corpo do e-mail o informará: Nome completo; Titulação; Cargo ao qual se candidata; Instituição de vínculo ou endereço de residência; Mini-currículo (até 05 linhas, deve conter o tempo de associado à Socine) que será divulgado amplamente e que fará parte da cédula de votação; Foto de rosto (que fará parte da cédula de votação), Link para o currículo Lattes (que fará parte da cédula de votação).
Candidaturas enviadas fora do prazo e/ou das normas descritas acima serão desconsideradas.

A Comissão Eleitoral divulgará a relação dos candidatos através do site da SOCINE a partir do dia 09 de outubro de 2023.

eleição será realizada pelo sistema da SOCINEa partir da 00h00 do dia 08 de novembro de 2023 até às 23h59 do dia 09 de novembro de 2023.  Todos os associados com anuidade em dia poderão votar acessando o Painel do Associado e clicando no link Eleições, que estará disponível no Menu à esquerda da tela, logo abaixo do link Publicações.

resultado será divulgado pela Comissão durante a Assembleia Geral do dia 10 de novembro de 2023.

Os cargos eletivos da SOCINE, vale lembrar, envolvem importantes comprometimentos, que merecem ser avaliados desde o momento da candidatura. Tais atribuições estão detalhadas, de modo sugerido, no anexo deste edital. Entre as principais, comuns a todos os cargos estão: a) a participação nas reuniões do Conselho Deliberativo, e b) a emissão de pareceres relativos aos encontros.

Comissão Eleitoral SOCINE/2023:
Flavia Seligman – Pós doutoranda PPGCOM – UFRGS
Livia Cabrera – Doutoranda PPGCine – UFF
Patricia Moran –  Livre Docente ECA -USP

ANEXO – Atribuições sugeridas dos cargos de Diretoria e dos Conselhos da SOCINE, conforme estatuto em vigor:

Diretoria:
a) cumprir e fazer cumprir as deliberações da Assembleia Geral;
b) gerir as contas e o patrimônio da Sociedade;
c) elaborar o relatório anual e a prestação de contas e submetê-los à Assembleia Geral;
d) apreciar a admissão de novos associados, cuja candidatura será feita em formulário específico, dirigido à Secretaria da SOCINE;
e) divulgar o calendário de suas reuniões, para as quais deverá convocar, de acordo com o estabelecido neste Estatuto, o Conselho Deliberativo, o Comitê Científico, o Conselho Fiscal e as demais comissões assessoras;
f) convocar a Assembleia Geral, por circular, a todos os associados, enviada pelo menos trinta dias antes, em caso de reunião ordinária, e com quinze dias de antecedência, em caso de reunião extraordinária;
g) estimular e apoiar a publicação de livros, revistas e outros meios de divulgação das pesquisas relativas ao cinema e ao audiovisual e áreas afins;
h) tomar quaisquer outras providências para o funcionamento administrativo da Sociedade, de acordo com os objetivos fixados por este Estatuto;”
– Participar das Reuniões do Conselho Deliberativo (usualmente ocorrem em janeiro, em maio/junho e durante o Encontro).

Presidência:
a) Representar a Associação ativa e passivamente, perante os órgãos públicos, judiciais e extrajudiciais, inclusive em juízo ou fora dele, podendo delegar poderes e Constituir procuradores e advogados para o fim que julgar necessário;
b) Convocar e presidir as reuniões da Diretoria com os Conselhos Deliberativo e Fiscal e Comitê Científico;
c) Convocar e presidir as Assembleias Ordinárias e Extraordinárias;
d) Contratar funcionários ou auxiliares especializados, fixando seus vencimentos, podendo licenciá-los, suspendê-los ou demiti-los;”
– Participar das Reuniões do Conselho Deliberativo (usualmente ocorrem em janeiro, em maio/junho e durante o Encontro).

Vice-presidência:
Compete ao Vice – Presidente, substituir legalmente o Presidente, em suas faltas e impedimentos, assumindo o cargo em caso de vacância.”
– Auxiliar a presidência em todas as suas atividades.
– Participar das Reuniões do Conselho Deliberativo (usualmente ocorrem em janeiro, em maio/junho e durante o Encontro).

Secretaria Acadêmica:
a) Redigir e manter, em dia, transcrição das atas das Assembleias Gerais e das
reuniões da Diretoria e Conselhos;
b) Redigir a correspondência da Associação;
c) Manter e ter sob sua guarda o arquivo da Associação;
d) Dirigir e supervisionar todo o trabalho da Secretaria.
e) Juntamente com o tesoureiro, abrir e manter contas bancárias, assinar cheques e documentos bancários e contábeis;
f) Organizar academicamente as apresentações do Encontro da Sociedade.

– Participar das Reuniões do Conselho Deliberativo (usualmente ocorrem em janeiro, em maio/junho e durante o Encontro).

Tesouraria:
“a) Manter, em estabelecimentos bancários, juntamente com o Secretário, os valores
da Associação, podendo aplicá-los.
b) Assinar, em conjunto com o Secretário, os cheques e demais documentos bancários e contábeis;
c) Efetuar os pagamentos autorizados e recebimentos devidos à Associação;
d) Supervisionar o trabalho da tesouraria e da contabilidade;
e) Apresentar ao Conselho Fiscal, o balanço anual;
f) Organizar relatório contendo o balanço do exercício financeiro e os principais eventos do ano anterior, apresentando-o à Assembleia Geral Ordinária;”
– Participar das Reuniões do Conselho Deliberativo (usualmente ocorrem em janeiro, em maio/junho e durante o Encontro).

Conselho Deliberativo:
“a) Apoiar a Diretoria e demais comissões competentes na organização dos
encontros científicos da associação;
b) Discutir as propostas advindas do Comitê Científico;
c) Discutir e encaminhar para a Assembleia Geral assuntos de mudança estatutária;
d) Assessorar a Diretoria em assuntos administrativos e financeiros;
e) Referendar a formação, a composição e os trabalhos das comissões competentes.
f) Assumir a gestão da associação em caso de vacância da Diretoria.”
– Participar das Reuniões do Conselho Deliberativo (usualmente ocorrem em janeiro, em maio/junho e durante o Encontro).

Representantes discentes do Conselho Deliberativo:
– As mesmas atribuições de membros do Conselho deliberativo com foco na atuação discente;
– Comprometer-se com a organização do Fórum Discente e da Hospedagem Solidária para o evento;
– Participar das Reuniões do Conselho Deliberativo (usualmente ocorrem em janeiro, em maio/junho e durante o Encontro).

Conselho Fiscal:
– Fiscalizar a administração da Socine;
– Participar das Reuniões do Conselho Deliberativo (usualmente ocorrem em janeiro, em maio/junho e durante o Encontro).

O XXVI ENCONTRO SOCINE na UNILA irá contar com o espaço Ñande Mita Kuera (em guarani, nossas crianças), localizado no Campus Jardim Universitário, para recepcionar as crianças (de 0 a 12 anos) que acompanharão seus pais/mães/responsáveis no encontro. A sala, criada coletivamente e auto-gestionada pelo grupo de pais e mães da UNILA, conta com berços, trocadores e espaço para brincar. Para que a comissão local possa organizar os recursos (inclusive a contratação de monitores infantis), é fundamental que, caso os participantes venham a utilizar esse espaço, preencham o questionário abaixo.

https://www.encontrosocine-unila.com.br/guia-do-participante-mirin