About Us

A Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – SOCINE – foi criada em novembro de 1996 com o objetivo de promover a realização e o intercâmbio de pesquisas e estudos de cinema em suas mais diferentes manifestações, incentivando assim a reflexão e a troca de idéias sobre cinema e audiovisual no Brasil. Hoje, a Socine conta com mais de 1600 sócios, a maioria deles professores e alunos de pós-graduação e graduação.
A Socine promove encontros anuais que se configuram atualmente como o espaço mais importante para a divulgação e o debate dos mais recentes estudos e pesquisas voltados para as manifestações do fenômeno cinematográfico e áreas afins. O encontro anual é também parte do esforço da entidade em propiciar oportunidades concretas de interação entre os profissionais, produtores, críticos, pesquisadores, professores e estudantes do campo do audiovisual das diferentes regiões do país.

Nesse sentido, é de fundamental importância a publicação anual da Socine, com uma proposta editorial seletiva e representativa dos trabalhos apresentados no encontro. Já foram realizadas nove edições do evento, com o apoio de órgãos institucionais tais como a Capes, CNPq e Fapesp.

A entidade também promove o debate sobre a educação do audiovisual no Brasil, estando associada, nessa tarefa, ao Forcine — o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Ao lado da Compós — Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Socine e Forcine têm participado da definição de políticas no campo do ensino do audiovisual junto às agências de fomento à pesquisa, como Capes e CNPq.

A Socine se estrutura em uma Diretoria, um Conselho Deliberativo de dezessete membros e um Conselho Fiscal de três membros, todos eleitos por dois anos. A Socine conta ainda com um Comitê Científico de seis membros, que assessora a entidade na definição de suas políticas.

A Socine é regida por um Estatuto e seu CNPJ é 03.867.615/0001-08

Mission statement: click here to visualize.