Caros associados,

Estará aberta nesta segunda-feira, 09 de janeiro de 2023, até o dia 03 de fevereiro de 2023, a chamada para proposição ou reproposição dos Seminários Temáticos para o biênio 2023-2024 da SOCINE.

Para inscrever a proposta, basta entrar com a senha no PAINEL DO ASSOCIADO e, no Menu Inicial, clicar em ENCONTRO, do lado esquerdo da tela, e em seguida aparecerá a opção PROPOSTA DE SEMINÁRIO. Um dos coordenadores submete a proposta e os outros dois podem assinar clicando na opção “Incorporar-se à proposta”.

As diretrizes para proposição e reproposição de Seminários Temáticos para os Encontros anuais de 2023 e 2024 são:

 

  1. Quem pode propor

Cada seminário proposto deve contar com a assinatura de três coordenadores doutores de diferentes Instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa e que tenham apresentado trabalho em, no mínimo, dois encontros da SOCINE. Membros da Diretoria, Conselhos Deliberativo e Fiscal e Comitê Científico não podem propor Seminários.

Para confirmação da inscrição do ST, os três coordenadores proponentes dos STs terão de pagar a anuidade de 2023, entre 09/01/2023 e 03/02/2023, mesmo período da inscrição.

 

  1. Natureza do Seminário Temático

Os Seminários Temáticos são espaços para reunião de pesquisadoras e pesquisadores interessados por determinado tema do cinema e/ou do audiovisual, com um tempo definido de duração.

 

  1. Número de Seminários Temáticos por Encontro

O conselho Deliberativo definiu em 14 (quatorze) o número de STs a serem aprovados.

 

  1. Tempo de duração dos Seminários Temáticos

Os STs terão duração de 2 (dois) anos.

 

  1. Reproposição de Seminários

Os STs poderão ser repropostos até 2 (duas) vezes, perfazendo o máximo de 6 anos. A cada reproposição devem ser modificados pelo menos dois coordenadores, observando os critérios do item 1.  A partir da primeira reproposição, deverá haver diversidade regional com representação de pelo menos 2 (duas) regiões.

 

  1. Apresentação de Propostas

As propostas de Seminários Temáticos devem acompanhar as seguintes indicações:

  • Título (até 100 caracteres);
  • Resumo curto(até 1.000 caracteres);
  • Introdução /Justificativa: indicar potencial de nucleação e de construção de redes, e qualidade da rede de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se imagina compor; ressaltar a especificidade da proposta em relação ao campo do conhecimento e às pesquisas existentes (até 3.000 caracteres);
  • Objetivos(até 1.000 caracteres);
  • Aspectos teórico-metodológicos: indicar a contribuição do ST para os estudos de cinema e audiovisual em termos teóricos, metodológicos e analíticos (até 5.000 caracteres);
  • Referências bibliográficas(entre 10 e 15 referências)
  • Mini-currículo de cada coordenador, apontando os possíveis pontos de convergência entre temas e abordagens de pesquisas dos proponentes (1.500 caracteres).
  • Em caso de reproposição, relato do último biênio, justificando a pertinência de sua continuidade.

 

  1. Avaliação – Procedimentos técnicos

Em um primeiro momento, a secretaria acadêmica verificará se todos os requisitos formais foram atendidos. O não atendimento a esses requisitos acarretará a inabilitação da proposta.

Em seguida, as propostas formalmente habilitadas serão encaminhadas para avaliação por uma comissão composta por membros do Conselho Deliberativo e do Comitê Científico. Essa comissão, composta por cinco pessoas, avaliará todas as propostas.

A seleção realizada pela Comissão será ratificada pela Diretoria, Conselhos Deliberativo, Fiscal e Comitê Científico.

 

  1. Avaliação – Critérios

Os critérios de avaliação abaixo listados serão utilizados pelos integrantes da comissão para avaliação e ranqueamento dos Seminários Temáticos propostos. Para efeitos de avaliação, a proposta deverá contemplar os seguintes itens:

  1. Indicação da articulação pré-existente entre as pesquisas dos proponentes;
  2. Indicação da rede de pesquisadores que se imagina compor no Brasil e fora, a partir do seminário.
  3. Indicação do potencial de nucleação e construção de redes.
  4. Indicação da contribuição do ST para o(s) campo(s) de conhecimento, em termos teóricos, metodológicos e analíticos.
  5. Justificativa da singularidade da proposta em relação ao campo do conhecimento.
  6. Indicação do lugar da proposta apresentada em relação às pesquisas existentes.
  7. Indicação de hipóteses sobre a importância do seminário para a pesquisa proposta;
  8. Demonstração da coerência dos objetivos com a proposta geral do ST;

 

OBS.: Para a reproposição dos STs, serão ainda considerados os relatórios anuais dos dois últimos anos a serem anexados à proposta.

 

  1. Relatório Anual

Os coordenadores devem apresentar um relatório sobre a dinâmica dos STs nos últimos dois anos, discriminando número de inscritos a cada ano, número de trabalhos aprovados, vinculação institucional, titulação dos participantes e vinculação regional. Estes dados devem ser solicitados à Secretaria da SOCINE e posteriormente anexados à proposta de reproposição. Para a reproposição do STs, estes dados quantitativos sobre os últimos anos podem ser utilizados a título de desempate.

 

  1. Divulgação dos Resultados

A lista final dos 14 STs aprovados será divulgada no dia 01 de março de 2023.

 

 

 

Chamada para proposição/reproposição dos Seminários Temáticos para o biênio 2023-2024

Category: Notícias
23 views