Os representantes discentes da Socine, Carol Almeida e Jocimar Soares Dias Junior, convidam os estudantes da Sociedade para o V Fórum de Discentes de Pós-Graduação da SOCINE. Seguem as informações.

V Fórum de Discentes de Pós-Graduação da SOCINE

Pessimismo ativo: Estratégias de sobrevivência durante o desmonte
pandêmico e pós-pandêmico

27/10 – 18h

Nosso cenário hoje: de um lado, uma demanda histórica dos discentes está para ser concretizada na Socine, com o aumento da representação discente de dois para cinco representantes. Ao mesmo tempo, temos um dos contextos mais desafiadores à nossa permanência na pesquisa acadêmica, particularmente com os cortes de bolsas de estudo que inviabilizam pesquisas inovadoras realizadas por discentes em vulnerabilidade econômica. Questões urgentes se colocam diante de nós: Como combater a fagocitação dos discentes – e consequentemente o esvaziamento/não-renovação do campo daqui a alguns anos? Como criar novos horizontes para que as pesquisas continuem de alguma maneira? Aproveitamos então para sugerir debates acerca dos seguintes temas:

1) estratégias de permanência e continuidade de pesquisa, dentro e fora da institucionalidade;

2) manutenção da participação ativa dos discentes na Socine;

3) resistência contra violências e dinâmicas neoliberais de exploração discente/docente, reveladas por algumas práticas predatórias que se estabeleceram a partir do uso massivo do EAD.

O título desse encontro faz uso dos termos de Walter Benjamin para pensar o pessimismo e a melancolia como uma força crítica movente que vai contra tudo que as premissas neoliberais impõem agora também ao campo acadêmico. É, portanto, partindo desse ponto, que propomos este ano um encontro que seja capaz de servir tanto como um espaço de escuta, quanto de troca de experiências do que a coletividade discente vem realizando para se manter dentro do campo da pesquisa.

V Fórum de Discentes de Pós-Graduação da SOCINE

Category: Notícias
130 views