À comunidade discente da SOCINE,

Como Representantes Discentes em exercício durante o biênio 2017-2019, gostaríamos de compartilhar com todos os associados as principais realizações deste ciclo e os desafios ligados à participação discente da SOCINE para os próximos anos. Dentre as principais atribuições da Representação Discente no Conselho Deliberativo, destacamos algumas das ações abaixo, seguidas de comentários e reflexões sobre cada um dos temas relativos:

– Participação nas reuniões do Conselho e em todas as decisões que concernem à SOCINE, com direito a voto:
Anualmente, os representantes da SOCINE, que são os membros da Diretoria (04 representantes), do Comitê Científico (06 representantes), do Conselho Fiscal (03 representantes) e do Conselho Deliberativo (17 representantes), sendo dois deles, Representantes Discentes, se reúnem para debater as diversas demandas que concernem ao funcionamento da associação. Os encontros acontecem em duas etapas: no primeiro semestre do ano, momento em que são definidos os principais pontos e encaminhamentos para a realização do evento anual; e na própria semana do encontro. Os debates giram em torno de toda a cadeia de funcionamento da instituição, desde questões pragmáticas, até a própria organização dos eventos e a participação dos associados nos diversos espaços.
As deliberações partem sempre da apresentação da pauta, do debate e da consequente votação aberta e individual, cabendo à diretoria retirar um consenso do grupo quando há divergências extremas ou mesmo empate. Os votos são individuais, portanto a representação discente possui dois votos dentro do universo de votantes.
A presença dos discentes no Conselho Deliberativo da SOCINE tem se definido como um importante lugar de apresentação de pautas, visto que a SOCINE atualmente conta com um número expressivo de associados discentes: em 2019, temos 376 membros discentes associados à SOCINE, representando um total de 47,8%.
O reconhecimento da importância desta presença tem reverberado nas diversas decisões tomadas em conjunto com o Conselho, como podemos perceber na revisão do Estatuto da SOCINE que será votado no evento de 2019, cujo comentário será feito com mais detalhes no final deste documento.

– Organização dos painéis do Encontro:
Os Representantes Discentes tem a função de organizar as sessões dos Painéis de todo encontro SOCINE.
Ao fim do processo de submissão, a secretaria da SOCINE nos disponibiliza todos os resumos enviados para avaliação e, assim, fazemos os pareceres e, posteriormente, montamos as mesas. Em 2019, recebemos 77 resumos no total, o que gerou a demanda de 154 pareceres na primeira rodada de avaliações e 14 pareceres para desempate, totalizando 168 pareceres. O volume de trabalho é significativo e, por este motivo, há dois anos pedimos o auxílio de dois pareceristas externos.
Os Painéis são importantes pois organizam um espaço de discussão, com coordenações capacitadas no campo, em que todos as apresentações dialogam e se complementam.
Por este motivo, a representação sugeriu que cada sessão de painel recebesse um título, para assim identificar os temas globais de todos os trabalhos a serem apresentados. Para a organização das sessões, levamos em consideração critérios como: equidade regional e de diversidade de instituições de ensino. Nos Painéis, cada participante tem um limite de 15 minutos de apresentação, com uma média de 04 trabalhos por mesa, podendo esta quantidade ser alterada para melhor comportar as comunicações numa mesma sessão.
Buscamos, também, os pontos de interlocução entre o tema da mesa e a pesquisa daqueles que convidamos para mediar as apresentações. Toda a comunicação com os mediadores é feita pelos representantes e, após a confirmação dos convidados, enviamos as diretrizes das mesas. Indicamos, também, o trabalho da representação em conjunto com a secretaria acadêmica da SOCINE para que a programação considere não só as possíveis apresentações dos mediadores dos Painéis, mas também as temáticas envolvidas nas mesas, para que interessados possam participar de todas as instâncias.
No XXIII Encontro SOCINE, em 2019, teremos 13 sessões de Painéis.

– Organização da Hospedagem Solidária:
Em 2015, em reunião do Conselho, acolheu-se a demanda da criação de um sistema de Hospedagem Solidária que pudesse atender os discentes da SOCINE. A gestão do projeto ficou a cargo da Representação Discente em contato direto com a Secretaria da SOCINE, que, posteriormente, solicita o apoio da Comissão Local.
O sistema da Hospedagem Solidária funciona da seguinte maneira: todos os discentes interessados solicitam vagas por tempo determinado. Após esta primeira etapa, abrimos as inscrições para que anfitriões na cidade local possam acolher os pedidos. Finalmente, colocamos em contato os futuros hóspedes e anfitriões.
A Hospedagem Solidária tem se mostrado fundamental para que um maior número de estudantes possa participar dos eventos anuais. Ressaltamos a importância desta iniciativa em momentos de crise, corte de bolsas e fins de financiamentos gerais, indicando que há a necessidade de uma melhor estruturação do processo, além de um estreitamento das relações entre Comissão Local, Conselhos e Representação Discente.
Em 2019, apesar de um esforço conjunto da Representação Discente, da Diretoria, da Comissão Local e da Secretaria da SOCINE, não tivemos ofertas suficientes para suprir a demanda.

– Coordenação do Fórum Discente no início de cada encontro:
O Fórum Discente acontece anualmente durante o evento e tem como objetivo a ampliação do espaço de encontro entre os discentes e a Representação para debater questões que concernam o coletivo. A função da Representação Discente é organizar e coordenar o Fórum Discente, indicando pautas relevantes, considerando especificidades do tema do encontro.
Motivados pelos temas “50 anos do maio de 68” do XXII Encontro e “O papel da pesquisa em cinema e audiovisual em tempos de totalitarismo” do III Fórum, os discentes da SOCINE deliberaram pelo posicionamento frente aos processos políticos, econômicos e institucionais que progridem ao esfacelamento da democracia no Brasil e afetam diretamente a pesquisa e o ensino. O formato escolhido para a publicização deste posicionamento foi uma carta aberta, intitulada: Carta aberta do III Fórum dos discentes de pós-graduação da SOCINE em defesa da democracia no Brasilque foi elaborada pelos Representantes a partir da deliberação do coletivo e lida na Assembléia.
As principais pautas do IV Fórum Discente serão: a redução do orçamento referente à educação, o corte de bolsas de pesquisa, a proposta imponderada de desestruturação do campo e a votação da revisão do Estatuto da SOCINE.

– Representação Discente na Assembleia Deliberativa de cada encontro:
Ao final de cada Encontro da SOCINE é realizada a Assembleia Deliberativa, na qual a participação discente é fundamental. A Assembleia delibera a respeito de questões centrais para os discentes, como: os valores das anuidades, a manutenção e melhoria dos Painéis, a presença dos estudantes em todos os espaços, entre outros, e é uma arena de amplo debate. Indicamos que há uma evidente percepção do aumento da participação dos discentes nas assembleias ao longo dos anos, o que acreditamos ter relação com a nossa constante busca por um posicionamento contundente na SOCINE.
Em Goiânia, usamos a oportunidade para apresentar um extenso relato das principais realizações e dos desafios da nossa gestão. Apresentamos, também, uma avaliação geral dos Painéis, comentando sobre a participação expressiva de docentes e discentes nas sessões.
Ainda na Assembléia de 2018, a Representação decidiu, pela primeira vez, usar este espaço para expressar o posicionamento dos estudantes perante a associação. Por este motivo, a representante discente Marcela Soalheiro pediu a palavra e fez a leitura da carta aberta do III Fórum Discente. Esta carta aberta está disponível no site da SOCINE e segue sendo relevante para a compreensão dos processos que nos parecem determinantes para a permanência da pesquisa e da discência.

– A representação discente na revisão do Estatuto da SOCINE
Desde o começo da nossa gestão, indicamos de forma contundente que a participação discente no Conselho Deliberativo da SOCINE estava defasada tanto no que concerne o volume de trabalho para a realização do evento quanto no que diz respeito ao número de discentes ativamente associados.
Para sensibilizar e alertar, não só os Conselhos, o Comitê e a Diretoria, mas todos os associados, deste diagnóstico de sub-representação, usamos os espaços de fala que nos cabem, como as reuniões de Conselho, o Fórum Discente, as trocas de e-mail da SOCINE e a Assembléia Deliberativa. No III Fórum Discente, os presentes deliberaram por acatar a pauta da representação que propunha a demanda perante os Conselhos, Comitê e Diretoria.
Como consequência deste diálogo, propusemos na reunião do Conselho extraordinária de revisão do Estatuto da SOCINE do dia 08/06/2019, a alteração da composição do Conselho Deliberativo, que passa a ter 05 membros discentes. Conforme informa a ata da reunião, a proposta foi acolhida por unanimidade por todos os presentes.
Esta alteração será confirmada, entretanto, apenas após a votação da revisão do Estatuto, que acontecerá no próximo evento.
Por este motivo, convocamos todos os discentes à participação na Assembleia do dia 11/10/2019, de forma que as demandas da comunidade discente possam ser aprovadas em votação.
Após esses dois anos de representação discente na SOCINE queremos agradecer a confiança depositada. O trabalho discente na SOCINE se torna cada vez mais um importante espaço propositivo da associação. É através dele que podemos comunicar as mudanças e transições do cinema e audiovisual pelo olhar discente, assim como as frustrações, os desafios e as vitórias. Por isso, reconhecemos que precisamos seguir com as conquistas e com os direitos por nós adquiridos ao longo destes anos, constantemente aprimorando o diálogo com todos os espaços da SOCINE.

Atenciosamente,

Marcela Soalheiro e Wendell Marcel
Representantes Discentes da SOCINE [2017-2019]

Comunicado dos Representas Discentes da SOCINE (2017-2019)