Trabalhos aprovados 2026

Ficha do Proponente

Proponente

    Juliana Tillmann Camara Ribeiro (UFF)

Minicurrículo

    Pós-doutorado em andamento, Lupa-UFF/ Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Preservação e Restauração Audiovisuais (INCT PreRes). Foi professora substituta no departamento de Estudos Culturais e de Mídia, IACS, UFF (2024-2025). Doutora em Comunicação, PPGCOM-UFRJ, bolsas Faperj Nota 10 e sanduíche CNPq na Universidade Sorbonne Nouvelle, com pesquisa no Institut national de l’audiovisuel (Ina). Mestrado e graduação em História, na PUC-Rio. É associada PAVIC, ABRA e ABPA.

Ficha do Trabalho

Título

    Pluft em Super 8mm: aquisição, digitalização e restauração digital pelo LUPA-UFF

Resumo

    O trabalho discute o processo, realizado no LUPA-UFF, de aquisição, digitalização e restauração do documentário amador Pluft, filmado em super 8mm em 1975, que registra a montagem teatral da peça infantil Pluft, o fantasminha, escrita e dirigida por Maria Clara Machado, no Teatro O Tablado, Rio de Janeiro. A restauração integra iniciativa para exibição em festival pelos 75 anos de O Tablado e reflete sobre o contexto de produção das imagens (Blank; Machado, 2020).

Resumo expandido

    O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o processo realizado pelo LUPA-UFF de aquisição, digitalização, restauração e descrição de um documentário amador em super 8mm, datado de 1975, que registra a montagem teatral da peça infantil Pluft, o fantasminha, escrita e dirigida por Maria Clara Machado, no teatro O Tablado, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. O processo de restauração do material fílmico integra uma iniciativa voltada à sua exibição em festival, no contexto das comemorações pelos 75 anos de O Tablado, teatro e escola reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
    O Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, coordenado por Rafael de Luna Freire (LUPA-UFF) se dedica à preservação de arquivos audiovisuais amadores do estado do Rio de Janeiro e possui um enorme acervo de obras audiovisuais, que datam desde os anos 1920, sendo constituído por filmes familiares, universitários, institucionais, documentários, entre outros. Com estrutura própria de equipamentos, técnicos e bolsistas, o laboratório aceita doações de filmes e os digitaliza gratuitamente. O LUPA-UFF é um arquivo universitário de referência em preservação, restauração e divulgação (através de sua base de dados consultável na internet) de arquivos audiovisuais amadores. A contribuição do LUPA-UFF para o debate sobre “arquivo e contra-arquivo” no audiovisual – possibilitando a preservação e acesso a imagens de espaços, sujeitos e instituições, muitas vezes, marginalizados e subalternizados – afirma a sua relevância.
    Há 75 anos, o teatro e escola O Tablado tem grande relevância no cenário teatral e cultural do estado. Além disso, há um alcance nacional e internacional através de publicações em livro (com diversas traduções) e montagens das peças teatrais de Maria Clara Machado (1921 – 2001), em especial, Pluft, o fantasminha (primeira montagem em 1955). Para mais informações, ver o site do teatro no endereço: https://www.otablado.com.br/espetaculos.
    O documentário intitulado Pluft foi gravado em 1975, em Super 8mm sem som direto, com direção geral de Paulo Machado e direção de Sergio Schlesinger. Contém imagens dos atores, técnicos e público chegando ao teatro, camarins e caracterização do elenco, partes da montagem e plateia. É um registro social, cultural e espacial (tanto do entorno do teatro como suas dependências), contribuindo para a preservação da memória da cidade do Rio de Janeiro através das imagens em movimento. O filme chegou ao LUPA-UFF com a doação da coleção de Heraldo Costa por sua neta, Marina Costa, então bolsista do laboratório e graduanda do curso de cinema da UFF. O filme se encontrava em posse da família Costa, mas não se sabe a procedência, já que ninguém tem relação direta com o teatro O Tablado, nem com a montagem de 1975 e nem com o documentário.
    Em paralelo à restauração digital, pretende-se produzir um novo documentário entrevistando os envolvidos na filmagem e montagem de 1975, como os atores Louise Cardoso, Silvia Fucs e José Lavigne, e o diretor Paulo Carvalho. Pretendemos com isso, refletir sobre o contexto de produção das imagens, permitindo que histórias desconhecidas “e cujos traços e a própria materialidade está muitas vezes em vias de desaparecer” sejam usadas em obras contemporâneas (Blank; Machado, 2020). A apresentação e o artigo têm como objetivo discutir o processo de preservação e restauração e as políticas e práticas de preservação dos arquivos e imagens audiovisuais (Tillmann, 2021), contribuindo com a preservação e difusão da memória coletiva e da imaginação audiovisual nacional (Tillmann, 2024).

Bibliografia

    BLANK, T. C. ; MACHADO, P. F. M. . Em busca de um método: entre a estética e a história de imagens domésticas do período da ditadura militar brasileira. INTERCOM: REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS DA COMUNICACAO, v. 43, p. 169-183, 2020.

    TILLMANN, Juliana. Melodrama nas telenovelas brasileiras: um estudo de caso de Gabriela, Globo, 1975. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 28, p. 1-18, 2024.
    ________________. Os acervos audiovisuais no Brasil: o leilão do acervo da Manchete. In: XIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2021, Juiz de Fora. Anais do evento, 2021.