Ficha do Proponente
Proponente
- Yannick Schelb (UFBA)
Minicurrículo
- Graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia, no Bacharelado de Sociologia. Interesse e experiência na área da sociologia da arte e educação com foco em sociologia da música e do cinema. Atuo atualmente como chefe do grupo de pesquisa Núcleo de estudos em sociologia da arte (NUCLEARTE).
Ficha do Trabalho
Título
- SocioCine: Entre representações cinematográficas e a realidade social.
Eixo Temático
- ET 5 – ETAPAS DE CRIAÇÃO E PROCESSOS FORMATIVOS EM CINEMA E AUDIOVISUAL
Resumo
- O projeto SocioCine, aplicado nos colégios públicos de salvador, dá sequência à iniciativa das “Mostras de Cinema”, promovidas pelo grupo de pesquisa Nuclearte, Representações Sociais: arte, ciência e ideologia, sob a liderança do Prof. Dr. Antônio Câmara. As mostras têm como objetivo o aprofundamento de discussões sobre aspectos culturais, artísticos e sociais presentes nos filmes, fazendo uma ligação com a realidade social e a intersecção entre a estética cinematográfica e a política.
Resumo expandido
- O SocioCine: Entre Representações Cinematográficas e a Realidade Social, como projeto de extensão, tem como objetivo a exibição de filmes curta-metragem em colégios estaduais e municipais de Salvador, Bahia, cuja o público-alvo são estudantes do ensino médio, com a intenção de estimular debates acerca dos eixos: desigualdade econômica; gênero e sexualidade; memória e territorialidade; democracia e participação política e racismo. Logo após a mostra dos filmes é iniciado um debate aberto entre os estudantes com a facilitação do apresentador para estimular a criticidade à realidade social e amplificação de experiência com obras cinematográficas. A partir da abordagem da Sociologia da Arte e de autores e conceitos das Ciências Sociais é estimulado o olhar sociológico acerca de temas que abarcam a realidade a fim de aprimorar a compreensão de tais temas incentivando os alunos a indagação de circunstâncias econômicas, políticas e culturais em diferentes esferas sociais. O trabalho também visa a aproximação e o fortalecimento do vínculo da Universidade Pública com o Ensino Médio da Educação pública na Bahia.
O projeto SocioCine dá sequência à iniciativa das “Mostras de Cinema”, promovidas pelo grupo de pesquisa Nuclearte, Representações Sociais: arte, ciência e ideologia, sob a liderança do Prof. Dr. Antônio da Silva Câmara. As mostras têm como objetivo o aprofundamento de discussões sobre aspectos culturais, artísticos e sociais presentes nos filmes, fazendo uma ligação com a realidade social e a intersecção entre a estética cinematográfica e a política. Expandindo o trabalho para a esfera da educação secundarista, o SocioCine traz as discussões baseadas nesse formato de exibição de uma mostra fílmica seguido de debates para a sala de aula de colégios estaduais e municipais de Salvador. Estimulando o desenvolver crítico e as experiências com obras cinematográficas em diálogo com com as reflexões de cunho sociológico, por meio de teóricos e conceitos da Sociologia da Arte e do Cinema e facilitação do debate por pesquisadores da área. Portanto o projeto de extensão SocioCine visa justamente essa amplificação dos saberes críticos para com a realidade social a partir de uma abordagem teórica da sociologia aplicada em obras cinematográficas.
As atividades do projeto SocioCine foram realizadas em formato de mostras de curta metragens seguidas de debates, em escolas públicas de Salvador. A organização contou com a tutela de professores de Sociologia das instituições envolvidas e a facilitação dos integrantes do grupo de pesquisa Nuclearte. Em cada escola foram organizadas sessões de exibição de curtas-metragens, escolhidos a partir dos eixos temáticos do projeto (identidade cultural; desigualdade social; gênero e sexualidade). Após cada exibição, os alunos participaram de debates mediados pelos facilitadores, a fim de promover reflexão crítica, compartilhamento de experiências e diálogo sobre as problemáticas abordadas nos filmes.
Bibliografia
- ADORNO, T. W. Teoria Estética. Edições 70. Lisboa. 2008. 8.
AUMONT. Jacques; MARIE, Michel. A Análise do Filme. Edições Texto e Grafia. Lisboa. 2009. 10.
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas. Volume I. Magia e Técnica, Arte e Política. Editora Brasiliense. SP. 1996.
CÂMARA, Antônio da Silva; LESSA, Rodrigo Oliveira (organizadores).
Cinema Documentário Brasileiro em Perspectiva. EDUFBA. 2013.
CASETTI , Francesco; DI CHIO , Federico. Cómo analizar un film. Barcelona: Paidós, 1991.
DAVIS, Angela. Mulher, raça e classe . São Paulo, Boitempo, 2016.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, 2008.
HERINGER, Rosana. Desigualdades raciais no Brasil: síntese de indicadores e desafios no campo das políticas públicas. Cad. Saúde Pública [online], v.18, suppl., p.S57-S65. 2002.
MBEMBE, Achille. “Necropolítica”. Arte & Ensaios, PPGAV, EBA, UFRJ, n.32, dez. 2016.