Trabalhos aprovados 2026

Ficha do Proponente

Proponente

    Paulo Henrique Vaz de Castro (UFRB)

Minicurrículo

    Doutorando em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCOM/UFRB). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFRB. Graduando em Artes/Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Direito pela UFBA (2017). Possui graduação em Administração pela UFBA (2013). Desenvolve pesquisa em Comunicação, Cinema e Audiovisual, Musicalidades Amefricanas no cinema latino-americano.

Ficha do Trabalho

Título

    OS PROJETOS DE MUSICALIZAÇÃO EM FILMES PREMIADOS: A AMÉFRICA LADINA E SEUS CINEMAS DE MUITAS CANÇÕES

Resumo

    Analisaremos a musicalização em evidência no cinema latino-americano contemporâneo a partir dos filmes premiados em recentes edições do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano e no Panorama Internacional Coisa de Cinema. Compreenderemos qual tipo de projeto musical é destacado na escolha das obras consagradas, se os projetos de musicalização desses filmes privilegiam o uso de músicas instrumentais, canções originais ou canções pré-existentes e como se opera a música nas narrativas

Resumo expandido

    A larga parceria entre cinema e música desponta desde outrora a relevância do campo no âmbito da criação artística. Para além da criação, tal relevância também se vê refletida em sede de pesquisas científicas no campo. Nas palavras de Maia (2020, p. 155), “há evidências de um ‘giro cancionista’ na área dos estudos sobre a música dos filmes contemporâneos”. Dufays e Piedras (2018 apud Maia, 2020, p. 157) asseveram que a música e a canção popular – sejam intra, meta ou extradiegéticas – vêm recebendo funções e sentidos novos e mais complexos do que talvez aparentava nas formas modernas e mais recentes na cinematografia latino-americana.
    Cumpre realçar que o cinema latino-americano emerge por características próprias que o distinguem, sobremaneira, dos demais cinemas do mundo, especialmente em sua estética, musicalidade e reforço à cultura regional, mesmo em tempos de globalização e novas tecnologias de comunicação e de informação tendentes a reforçar padrões hegemônicos. Dentre diversos fatores, os festivais de cinema da região contribuíram para o fazer cinematográfico latino-americano e para o reconhecimento mundial do cinema aqui produzido em suas idiossincrasias.
    Isto posto, a presente pesquisa busca analisar as musicalizações em evidência no cinema latino-americano contemporâneo a partir dos filmes premiados em recentes edições do festival de Havana, o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Tótem, El Gran Movimiento, Pacificado, Los Sonámbulos e Pájaros de Verano) e no Panorama Internacional Coisa de Cinema (A Flor do Buriti, Três Tigres Tristes, Voltei!, A rosa azul de Novalis e Ilha).
    Percorreremos os seguintes objetivos específicos: (1) Identificar os filmes premiados entre 2018 e 2024 na categoria principal do Panorama e do Festival de Havana; (2) Esmiuçar o projeto de musicalização empregado nos filmes supracitados; (3) Detectar as regularidades e distensões que atravessam os três filmes no que concerne à escolha do cancioneiro e à dimensão do sensível na conjunção das músicas com os demais elementos da linguagem cinematográfica.
    Neste trabalho encontram-se análises a partir de dados quantitativos e qualitativos das obras em voga. Para tanto, nos dedicamos a compreender a forma como as músicas em cena se articulam com a narrativa fílmica em cada um dos filmes, levando-se em conta os usos e funções a seguir: Quanto à diegese (diegética, extradiegética, interdiegética); quanto ao tipo (instrumental ou canção); quanto à composição (original ou pré-existente); quanto ao efeito (empático ou anempático); quanto à implicação (paralelismo ou contraponto). Levou-se em conta também a presença de música por ato narrativo, tanto em suas incidências quanto em suas durações.
    As minutagens das inserções musicais foram coletadas a partir dos tempos inicial e final de cada ocorrência no filme. Esses tempos foram convertidos em segundos, permitindo o cálculo da duração individual de cada inserção musical. A soma dessas durações forneceu o tempo total de música por filme, posteriormente comparado à duração total da obra, resultando no percentual de tempo ocupado pela música. Tendo os dados por obra foi possível, adiante, obter o tempo total de música em todos os filmes analisados. Ademais, os dados individualizados permitiram destacar as demais categorias mencionadas.
    Para pensar sobre as funções da música no cinema (Baptista, 2007) teremos como premissa a criatividade ladino amefricana (González, 1988) para fazer e refletir quanto às musicalidades amefricanas (Castro, 2026) no cinema em voga.
    Buscou-se compreender, em sede exemplificativa, qual tipo de projeto musical é destacado na escolha das obras vencedoras, se os projetos de musicalização dos filmes premiados privilegiam o uso de músicas instrumentais, canções originais ou canções pré-existentes no processo de adição de música à trilha sonora, da concepção à finalização – além de compreender como se opera a música em paralelo com a narrativa fílmica consagrada.

Bibliografia

    ALVIM, L. B. A. M. A música no cinema: aspectos históricos, teóricos e estéticos. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2025. Disponível em: . Acesso em: 08 dez. 2025.

    CASTRO, P. H. V. de. Veja alto, ouça colorido!: musicalidades americanas em filmes latino-americanos contemporâneos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Artes Humanidades e Letras, Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos, 2026.

    CHION, Michel. A Audiovisão: Som e imagem no cinema. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.

    GORBMAN, Claudia. Unheard melodies: narrative film music. London: BFI, 1987.

    LIMA, M. G. de; MAIA, G. Ecos pós-coloniais em dois filmes africanos: as canções de Soleil Ô e Touki Bouki. Revista Eco-Pós, v. 25, n. 1, p. 16–38, 2022. . Acesso em: 02 fev. 2026.