Ficha do Proponente
Proponente
- CARLOS FEDERICO BUONFIGLIO DOWLING (UFPB)
Minicurrículo
- É doutor pela Escola de Comunicação – ECO/UFRJ (2018-2022). Possui mestrado em Artes visuais pela UFPB/UFPE (2012). É cineasta independente e professor de 3º grau da Universidade Federal da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: filme ficcional, direção cinematográfica, cinema digitalmente expandido, videoclipe, realidade virtual e estendida (RV e XR) e roteiro cinematográfico.
Ficha do Trabalho
Título
- ANIMA LATINA: Animações Gráficas Cosmotécnicas e Novas Epistemes
Resumo
- A comunicação aborda o processo de desenvolvimento e criação da obra seriada ficcional multiplataformas em animação gráfica ANIMA LATINA (2014-2025), financiada por diverso mecanismos de fomento e atualmente em processo de produção e finalização, que propõe novos modos e formas de adaptação intersemiótica de contos de autores que orbitam o boom latino-americano (1950-1970), a partir da perspectiva de aplicações dos conceitos de imagem cosmotécnica e narrativas alagmáticas (Dowling, 2022).
Resumo expandido
- A presente comunicação aborda o processo de desenvolvimento e criação da obra seriada ficcional multiplataformas em animação gráfica ANIMA LATINA (2014-2025), financiada por diverso mecanismos de fomento e atualmente em processo de produção e finalização, que propõe novos modos e formas de adaptação intersemiótica de contos de autores que orbitam o boom latino-americano (1950-1970), aplicando tecnologias imersivas e de interação de um cinema digitalmente expandido a partir da perspectiva de aplicações dos conceitos de imagem cosmotécnica e narrativas alagmáticas (Dowling, 2022).
O conceito de uma narrativa alagmática pode ser compreendida a partir da inspiração direta de:
[…] respectivamente nos conceitos de ficção filosófica e epistemologia fabulatória de Vilém Flusser (FELINTO, 2014) e, na conceituação de algamática, como proposta por Gilbert Simondon (2020.a[1958]) como um refinamento do conceito de cibernética (WIENER, 2019[1948]). (Dowling, p. 26, 2022)
Uma breve síntese do conceito de uma imagem cosmotécnica passa por uma validação da:
[…] aplicação de um pensamento não-eurocêntrico e não euro-centrado para imaginar novas formas de querer, conceber e desenvolver as tecnologias audiovisuais excêntricas, literalmente advindas de fora dos centros hegemônicos de produção e difusão do norte-global, leia-se EUA e Europa. E, que proponham desconstruir a noção de filmes exóticos, e as tradicionais narrativas de exotismo de filme etnográfico, para recompor maneiras de ver, ouvir e mostrar mundos excêntricos, periféricos e, por isso, relevantes para pensar novas maneiras de contar o mundo em mundos. (Dowling, p. 34, 2022)
A análise aqui proposta circunscreverá a análise das fases de produção e pós-produção dos episódios que compões a primeira temporada da obra seriada ficcional em animação gráfica multiplataformas ANIMA LATINA, respectivamente o episódio piloto [O AZUL INDIFERENTE DO CÉU], adaptação de HQ homônima de Shiko, e dos episódios seguintes: EP. 02: A ESCRITA DO DEUS, adaptação de conto homônimo de Jorge Luis Borges; EP. 03: MEU TIO O IAUARETÊ, adaptação do conto homônimo de João Guimarães Rosa; EP. 04: UM SENHOR MUITO VELHO COM UMAS ASAS ENORMS, adaptação de conto homônimo de Gabriel Garcia Márquez; e EP. 05: CARTAS A UMA SENHORITA EM PARIS, adaptação do conto homônimo de Julio Cortázar.
Apresentaremos para tal algumas metodologias desenvolvidas e aplicadas para reinventar uma realização audiovisual expandida e mesmo embebida, quando não geneticamente inspirada, por tecnologias digitais, que perfazem uma cultura digital, eminentemente em uma sociedade datificada, buscando a composição de narrativas audiovisuais datificadas, levando em conta a busca da instauração de sistemas narrativos de indeterminação controlada, buscando refletir sobre a dinâmica de estabelecimento de relações assimétricas no interior de processo de individuação e transindividuação (Simondon, 2020) operando no processo de constituição de um sistema narrativo cibernético metaestável, aqui renomeado de narrativas alagmáticas, compreendidas como a aplicação da “teoria geral das trocas e das modificações de estados” como preditas por Simondon (Simondon, 2013, p. 535), aplicada e derivada na concepção de estruturas narrativas baseadas na operação e na estrutura de programas digitais de interação e imersão cinematográficas.
Bibliografia
- DOWLING, Carlos Federico Buonfiglio. KINE DATA :_Cinemas_Dados_: Por Imagens Cosmotécnicas. 2022. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação (ECO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2022.
HUI, Yuk. The Question Concerning Technology in China. An essay in cosmotechnics. United Kingdom: Urbanomic, 2016.
____________. Art in the 21st century: Reflections & Provocations. Singapore: Osage Publications, 2018.
____________. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
____________. Art and Cosmotechnics. Minnesota: University of Minnesota Press, 2021.
LEAL, R. O Roteiro Encarnado: a poética das narrativas imersivas e interativas. 2022. Tese (Doutorado em Cinema e Audiovisual) — Instituto de Artes e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2022.
ROSA, G. Meu tio o iauaretê. In Estas estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
SIMONDON, A individuação à luz das noções de forma e de informação. São Paulo: Editora 34, 2020.