Ficha do Proponente
Proponente
- Tamara Fernanda Carneiro Evangelista (UNESPAR)
Minicurrículo
- Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV), da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de Curitiba II. Membra do grupo de pesquisa Eikos (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq). Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema pela UNESPAR/Campus de Curitiba II (2019). Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2014).
Ficha do Trabalho
Título
- Cine Passeio e a festa do Oscar 2025.
Resumo
- O presente artigo aborda o Cine Passeio – único cinema de rua com circuito comercial em funcionamento, em Curitiba –, trazendo uma análise de alguns dos eventos culturais, junto à sua programação regular ofertada, como uma forma de engajar o público a frequentá-lo. O recorte para esta comunicação são as exibições das temporadas de premiações de 2025, mais especificamente, o Oscar e o Globo de Ouro. A pesquisa pode ser classificada como documental e bibliográfica de caráter teórico-prático.
Resumo expandido
- O Cine Passeio é um cinema público, inaugurado em 27 de março de 2019, situado no centro de Curitiba. Ele é administrado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e, assim como outros equipamentos culturais pertencentes a FCC, é gerido pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). A presente pesquisa se constitui em uma investigação sobre o cinema de rua contemporâneo curitibano, por meio de um estudo de caso sobre o Cine Passeio, o único cinema de rua em funcionamento com um circuito exibidor comercial, em Curitiba. Assim, a pesquisa tem por objetivo a compreensão da relação do espectador com esse novo cinema de rua, visando entender como e quais são os mecanismos adotados pelo Cine Passeio para engajar, e fidelizar, o seu público (Evangelista, 2022).
Além da programação regular de filmes, o cinema também oferece: mostras temáticas; sessões temáticas gratuitas no terraço; um espaço exibidor de festivais de cinema – como o Olhar de Cinema, um festival internacional tradicional de Curitiba –; organização de eventos culturais, cursos e workshops. Uma vez que o objetivo desta comunicação é discorrer sobre os eventos culturais realizados pelo cinema, visa-se entender o impacto das premiações internacionais populares que foram exibidas ao vivo para o público, de forma televisionada, enquanto estratégia para engajar e fidelizar seu público. O Oscar, evento que já é exibido regularmente pelo cinema, desde 2021, e mais recentemente o Globo de Ouro, exibido pela primeira vez em 2025, também são comentadas pelos mesmos curadores da programação regular do cinema, que são: o jornalista e crítico de cinema Marden Machado e o cineasta Marcos Jorge, ambos figuras importantes para a história e a produção local do cinema em Curitiba.
A presente comunicação segue dentro do recorte teórico da New Cinema History, buscando compreender a relação do espectador com o cinema. Essa perspectiva teórica propõe uma abordagem de se pensar a história do cinema partindo de uma triangulação que integra as obras cinematográficas com o espaço cinema e formas de consumo, ou seja, espaços e formas de exibição, a mídia e o público (Maltby; Biltereyst; Meers, 2011). O ato de frequentar o cinema também pode ser entendido como uma atividade cultural, como ir ao teatro, concertos, museus, etc., e, como tal, tem o potencial de se tornar um costume que também está atrelado ao ato de socialização que frequentar esses espaços implica (Ferraz, 2016). No caso do objeto de pesquisa desta comunicação, o Cine Passeio enquanto o espaço que conecta uma cultura de cinefilia curitibana.
O presente trabalho é uma extensão da dissertação desenvolvida no período de março de 2020 a setembro de 2022, no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV), da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de Curitiba II. Além disso, pretende-se dar seguimento a esta pesquisa, para compreensão da relação do espectador comum que frequenta o Cine Passeio com esse cinema.
O embasamento teórico para o desenvolvimento da comunicação volta-se para a leitura e análise da obra de autores que trabalham o conceito de histórias de cinema e práticas da ida ao cinema, como: Talitha Ferraz, João Luiz Vieira, Richard Maltby, Annette Kuhn. Também será utilizado como fonte o material jornalístico produzido pelo próprio cinema, bem como seus administradores, a Prefeitura de Curitiba, a FCC e o ICAC. A metodologia da pesquisa pode ser caracterizada como documental e bibliográfica de caráter teórico-prático.
Bibliografia
- EVANGELISTA, T. F. C. Cine Passeio: um estudo de caso sobre o cinema de rua contemporâneo em Curitiba.186f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Cinema e Artes do Vídeo, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, 2022.
FERRAZ, Talitha. “Usos e instrumentalizações da memória em reabertura de antigos cinemas: De Roma, um caso belga”. In: Contracampo, Niterói, v. 35, n. 03, dez. 2016. p. 164-186.
KUHN, Annette. “What to do with Cinema Memory?”. In: MALTBY, Richard; BILTEREYST, Daniël; MEERS,Philippe (eds.). Explorations in New Cinema History: approaches and case studies. Oxford: John Wiley & Sons, 2011, pp. 85-97.
MALTBY, Richard; BILTEREYST, Daniël; MEERS, Philippe (eds.). Explorations in new cinema history: approaches and case studies. Oxford: John Wiley & Sons, 2011, pp 3-40.
Prefeitura de Curitiba. Acesso em: 17 de março de 2025