Trabalhos aprovados 2025

Ficha do Proponente

Proponente

    Carla Daniela Rabelo Rodrigues (UNILA)

Minicurrículo

    Carla Rodrigues: Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA/PR). Vice-coordenadora da Área de Artes do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH/UNILA) onde também coordena o Projeto de Pesquisa Mulheres no Cinema do Peru. Compõe a diretoria da SOCINE como Tesoureira (Gestão 2023-2025). Integra o “Grupo de Trabajo: Cultura y Políticas Culturales” da CLACSO. Coordena a REDECULT.

Ficha do Trabalho

Título

    Ensino de Distribuição e Difusão: experiência da disciplina Festivais e Mostras de Cinema e AV

Seminário

    Festivais e Mostras de Cinema e Audiovisual

Resumo

    Desde o final da década de 60, os festivais cumpriram um papel fundamental de consolidação estético-política do Cinema Latino-Americano por meio da distribuição e difusão. Desde então, tanto a produção quanto sua circulação aumentaram, e a pesquisa acadêmica sobre Festivais e Mostras começou a acompanhar esse crescimento. Atualmente, o ensino começa a se desenhar enquanto possibilidade. Este trabalho partilha a experiência de criação da disciplina de Festivais e Mostras de Cinema e Audiovisual.

Resumo expandido

    No final da década de 60, os festivais cumpriram um papel fundamental de consolidação do Cinema Latino-Americano por meio da difusão em eventos como o Festival Internacional de Cine de Viña del Mar, no Chile, o Festival de Cine Latinoamericano de La Habana, em Cuba, e o Festival Internacional de Mar del Plata, na Argentina. Atualmente, contamos com outros continentes divulgando o cinema latino-americano como o Festival de Cine Latino de Toulouse, na França, o Festival de Berlim, na Alemanha, o Festival de San Sebastián, na Espanha, o Festival de Cannes, na França, e o Festival de Rotterdam, na Holanda. Muitos outros apareceram devido a uma proeminência de espaços para circulação de obras audiovisuais dos países latino-americanos e também dos caribenhos. O Brasil já comporta-se com melhor abertura para nosso “continente” latino. Esse fenômeno contribui para um olhar mais aguçado no que tange à produção de obras cinematográficas e suas possibilidades em distribuição e circulação, exibição e difusão. A pesquisa brasileira e latino-americana sobre o tema acompanha esse crescimento, e o ensino também começa a se desenhar enquanto possibilidade.

    Neste trabalho, partimos da recente consolidação do campo de pesquisa formado majoritariamente por mulheres pesquisadoras, para estabelecer a importância do estudo curricular de Festivais e Mostras de Cinema e Audiovisual, entendendo o campo como ações plurais e transversais que requerem conhecimentos trans e interdisciplinares. No primeiro semestre de 2024, a criação da disciplina Festivais e Mostras de Cinema e Audiovisual, no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) no Paraná, se propôs como uma oportunidade de exploração das dinâmicas de circuitos de distribuição/circulação, exibição/difusão, mas também de curadoria, difusão e promoção de filmes e demais produtos audiovisuais, além de debates e formação no setor com olhar especial à América Latina e o Caribe, devido ao perfil e origem dos estudantes que vêm de vários países.

    Cultivou-se enquanto conteúdo uma introdução às dimensões estéticas, políticas, mercadológicas, regionais e transnacionais que configuram esses eventos/ações, bem como a apresentação de formatos, espaços e temporalidades. As fontes de financiamento aos festivais e mostras audiovisuais também estão no horizonte da disciplina como mecanismos de viabilização de projetos, numa afirmação de relações com produção, gestão e políticas públicas e privadas sempre considerando o fomento a outras de suas características fundamentais que são as questões que envolvem continuidade, periodicidade e calendário. O componente curricular, além de oferecer uma bibliografia contemporânea, pretende também servir de um observatório interno oferecendo permanente acompanhamento dessas ações (eventos), dos mais consagrados e canônicos, aos iniciantes, universitários e/ou experimentais. Observamos a proposta como mais uma possibilidade no horizonte profissional discente que poderá atuar como pessoa curadora e organizadora de mostras e festivais.

    Desse modo, a partir da bibliografia da própria disciplina e da experiência com estudantes de cinema e audiovisual, este trabalho propõe a partilha sobre o processo de criação do componente, as motivações, um relato de ensino-aprendizagem num horizonte indissociável com a pesquisa e a extensão, explorando as dinâmicas acionadas para as aulas e atividades, as escutas mútuas, o intercâmbio de conhecimentos com e entre estudantes latino-americanos e caribenhos, e uma avaliação dos primeiros resultados da oferta da disciplina. Por fim, a proposta deste trabalho agrega o intuito de acompanhar os debates, as reflexões de pesquisadoras com trajetória de pesquisa sobre Festivais e Mostras de Cinema e Audiovisual, e de compor um espaço estabelecido para trocas e sugestões para que tanto a pesquisa, quanto o ensino (e a extensão) possam se atualizar, se ampliar e se fortalecer.

Bibliografia

    CAMPOS, Minerva. Lo (trans) nacional como eje del circuito de festivales de cine. Una aproximación histórica al diálogo Europa-América Latina. Imagofagia, 2018.
    CESAR,Amaranta et al. (Org.) Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc. Edufba,2020.
    MATTOS, Tetê. MUYLAERT, Juliana. Festivais Audiovisuais no Brasil: um debate a partir de duas trajetórias de pesquisa. Em: AMÂNCIO, C. HEMÉRITAS, P.; MOREIRA, W. (orgs). Cinema: afetos e territórios. BH,2021.
    PEIRANO, María Paz; VALLEJO, Aida. Editorial Monográfico No42:” Festivales de cine en América Latina: historias y nuevas perspectivas” (dossier completo). Comunicación y medios,2020.
    RABELO, Carla. Universidade Pública e Audiovisual no Brasil. Revista Exibidor, SP,2020.
    RODRIGUES, Luciana. A formação em Cinema em Instituições de Ensino Superior Brasileiras – UFF, USP e FAAP. Dissertação Mestrado, ECA/USP,2004.
    VALLEJO, Aida (Org).Dossier Festivales Cinematográficos. Secuencias/Revista de Historia del Cine, 2014