Ficha do Proponente
Proponente
- Matheus Araujo dos Santos (UFRB)
Minicurrículo
- Professor de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e pesquisador das estéticas da tradição radical negra. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ) com período como pesquisador visitante na New York University (NYU). Foi finalista do 66º Prêmio Jabuti de Literatura pela tradução do livro “Na Quebra: A Estética da Tradição Radical Preta”, de Fred Moten.
Ficha do Trabalho
Título
- Cinema Implicado: outras desordens
Seminário
- (Re)existências negras e africanas no audiovisual: epistemes, fabulações e experiências
Resumo
- Neste trabalho aprofundo a construção do conceito de Cinema Implicado. Busco apontar nos cinemas negros estratégias de desarticulação da linearidade temporal e da distinção entre sujeito e objeto, pilares ontoepistemológicos do mundo moderno. Localizo tais táticas como responsáveis pelo tencionamento de mundos onde a vida e a morte negra não estejam submetidas às determinações do Espaço e do Tempo; tampouco sejam cristalizadas em posições de precariedade, violência e vulnerabilidade.
Resumo expandido
- Como ser no mundo e conhecê-lo com os cinemas negros? Como tais cinemas estabelecem desordens que desafiam a modernidade e a violência antinegra que a sustenta? Como tais desordens (re)materializam processos radicais de decolonização? Como tais processos fundamentam tais cinemas? Neste trabalho aprofundo estas e outras questões através da construção do conceito de Cinema Implicado. Busco apontar estratégias audiovisuais de desarticulação da linearidade temporal e da distinção entre sujeito e objeto, pilares ontoepistemológicos do mundo moderno. Localizo tais táticas como responsáveis pelo tencionamento de mundos onde a vida e a morte negra não estejam submetidas às determinações do Espaço e do Tempo; tampouco sejam cristalizadas em posições de precariedade, violência e vulnerabilidade. Trata-se de pensar em como movimentos fugitivos (aqui localizo os chamados cinemas e estudos negros) produzem sensibilidades que deles emergem como corolários estéticos que marcam resistências e recusas aos processos compulsórios de objetificação e morte social que dão suporte ao capital global.
Bibliografia
- FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Tradução: Enilce Rocha; Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2015.
FERREIRA DA SILVA, Denise. Toward a Global Idea of Race. Minnesota: University of Minnesota Press, 2007.
_____. Denise. A Dívida Impagável. Tradução: Amílcar Packer e Pedro Daher. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019.
MOTEN, Fred. Na Quebra: A Estética da Tradição Radical Negra. Tradução: Matheus Araujo dos Santos. São Paulo. N-1; Crocodilo Edições. 2023.
NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do Negro Brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2018.
NASCIMENTO, Beatriz. Uma História Feita por Mãos Negras: relações raciais, quilombos e movimentos. Org: Alex Ratts. Rio de Janeiro: Zahar. 2021.
SANTOS, Matheus Araujo dos. Atravessando abismos em direção a um Cinema Implicado: negridade, imagem e desordem. Logos, 27(1), 2020.