Ficha do Proponente
Proponente
- Natacha Muriel López Gallucci (UFAL)
Minicurrículo
- Professora do Curso de Filosofia – UFAL. Doutorados na Unicamp e na Universitat de les Illes Baleares – UIB Mallorca e Pós-Doutorado PPGArtes ICA UFC PNPD CAPES). Atua na tríade Ensino Pesquisa Extensão na Pós-Graduação nas áreas de filosofia, audiovisual e artes. Coordena o Grupo de Pesquisa Filomove: filosofia, artes e estéticas da América Latina (CNPQ) ICHCA UFAL
Ficha do Trabalho
Título
- Sete portas para entrar no Cariri
Seminário
- Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas
Resumo
- O processo de pesquisa audiovisual “Sete portas para entrar no Cariri” é fruto das pesquisas do Filomove: filosofia, artes e estéticas da América Latina (CNPQ) iniciado na UFCA e em etapa de finalização no ICHCA UFAL. Através de sete entrevistas pautadas pela interrogação sobre as relações entre filosofia cultura e território, são discutidas metodologias de abordagem das tensões geoculturais e geopoliticas da região do Cariri junto a estudantes, docentes e referentes de comunidades quilombolas.
Resumo expandido
- O processo de pesquisa audiovisual “Sete portas para entrar no Cariri” é fruto das pesquisas do Filomove: filosofia, artes e estéticas da América Latina (CNPQ) iniciado na UFCA – contemplado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) (UFCA) -, encontra-se em etapa de montagem e finalização no ICHCA UFAL. Através de sete entrevistas pautadas pela interrogação sobre as relações entre filosofia cultura e território, são discutidas metodologias de abordagem das tensões geoculturais e geopoliticas da região do Cariri junto a estudantes, docentes e referentes de comunidades quilombolas. Como projeto institucional de pesquisa audiovisual, junto aos bolsistas Walisson Angélico Araújo, Aurislania Silva, Quéfren Arsenio Rodrigues, Rodolfo Morais de Andrade da UFCA e Maria Luisa Ataide do Programa Vivências Artísticas Proex, UFAL, as entrevitas foram roteirizadas e registradas em vídeo, constituindo uma constelação metodológica para pensar o Cariri. Ente os entrevistados Verônica Neuma e Valéria Gercina (Grunec) abordam o mapeamento quilombola no Ceará, o prof. Dr. Glauberto Quirino nos fala de parteiras tradicionais, o Prof. Dr. Roberto Marques aborda as práticas de antropologia urbana, o Prof. Ricardo Salmito mostra formas criativas de ensino de comunicação, o Prof. Dr. Leonardo Guelman narra o projeto desenvolvido sobre territórios criativas à luz da hermenêutica da cultura, o artista plástico Rubens Venâncio mostra o impacto ecológico das mudanças de irrigação regional através da fotografia e o etnomusicólogo Prof. Dr. Marcio Madeira Mattos aborda seu trabalho audiovisual sobre os Irmãos Aniceto.
O roteiro audiovisual foi planejado para pensar o nordeste e o cariri sob sete perspectivas, com dez perguntas e um momento de reflexão final para que os entrevistados e os estudantes bolsistas pudessem dialogar e orientar esse momento em prol de seus interesses para o desfecho. Em termos metodológicos, acessamos informações valiosas e atualizadas sobre técnicas utilizadas em um poliedro de perspectivas sobre a mesma região geopolítica: metodologias em saúde ameríndia, fotografia e montagem em cocriação, antropologia cultural entre o urbano e o rural, filosofia da cultura e processos de ação colaborativa, etnomusicologia e história social, estudos afro centrados e património cultural quilombola cearense, etc. Entretanto, conseguimos mostrar que no processo de montagem do filme, a constelação cariri oferece inúmeras reflexões sobre o problema simbólico da cultura. Neste sentido, filosofia e estudos audiovisuais aportam um olhar perspicaz sobre as possibilidades de escuta em âmbitos de produção acadêmicas. Principalmente na produção de novos arquivos audiovisuais que desmontam os discursos hegemônicos da mídia dominante.
Bibliografia
- BÉHAGUE, Gerard H. Reflections on the Ideological History of Latin American Ethnomusicology. In: NETTL, B.; BOHLMAN, P. (Orgs.) Comparative Musicology and Anthropology of Music. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1991, p. 56-68.
CAMPO, J. Cine documental: tratamiento creativo (y político) de la realidade. Rev. Cine Documental, BA. Número 11 – Año 2015.
LÓPEZ GALLUCCI, N. Aquilomba FiloMove: : O processo de re(criar) a tradição na trajetória da Mestra Maria de Tie e a Comunidade Quilombola de Souza. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 54–84, 2023.
LÓPEZ GALLUCCI, N. M. Estamos Aqui! Debates afrolatinoamericanos em Perspectiva Brasil Argentina Vol 1.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.
NUNES, C. Narrativas de mulheres negras Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 06, n. 19, p. 1070-1083, set.2021