Ficha do Proponente
Proponente
- Marina Tarabay (UFBA)
Minicurrículo
- É distribuidora, comunicadora e pesquisadora. Formou-se em Publicidade pela ESPM com pós em Jornalismo na Cásper Líbero e atualmente cursa mestrado no Póscom/UFBA. Pesquisa recepção audiovisual, estudando o público das plataformas de streaming. Foi gerente de marketing na Vitrine Filmes e diretora de lançamentos na Elo Studios. Fundou a Fistaile, empresa de distribuição e desenho de audiência.
Ficha do Trabalho
Título
- “Críticos dizem que merece até um Oscar” – A recepção de audiências brasileiras a Ataque dos Cães
Eixo Temático
- ET 4 – HISTÓRIA E POLÍTICA NO CINEMA E AUDIOVISUAL DAS AMÉRICAS LATINAS E DOS BRASIS
Resumo
- Análise da recepção negativa no Brasil do filme Ataque dos Cães via comentários do Google, contrastando com o sucesso crítico. Contextualiza a produção, o marketing da Netflix para premiações e o Google como espaço de crítica. Adota perspectiva contextualista (Staiger) e interdisciplinar, incluindo tecnicidade (Gutmann), ciber cinefilia (Bamba) e midiatização (Fausto Neto) para identificar padrões de audiência. Conclui refletindo sobre a pertinência da metodologia para a distribuição audiovisual
Resumo expandido
- Este estudo de caso investiga a recepção do filme “Ataque dos Cães” (Jane Campion, 2021) no Brasil, utilizando comentários da plataforma Google como corpus de análise empírica. A pesquisa se justifica pela observação de uma polarização significativa nas reações do público brasileiro à obra, com um número equilibrado de manifestações positivas e negativas, em contraste com o reconhecimento crítico internacional, configurando uma problemática relevante para os estudos da recepção cinematográfica.
Inicialmente, o trabalho contextualiza o cenário de produção da pesquisa, apresentando um panorama do campo da distribuição no audiovisual nacional. Ao detalhar o objeto de estudo, discute-se a relevância estratégica do filme no âmbito das campanhas de marketing da Netflix para premiações, além de caracterizar a plataforma Google como um espaço digital significativo para a emergência e disseminação de críticas cinematográficas.
Previamente à definição do arcabouço teórico-metodológico, a investigação realizou um mapeamento da literatura dos estudos da recepção e espectatorialidade. A partir desse levantamento, o estudo adota a perspectiva contextualista proposta por Janet Staiger, configurando uma metodologia interdisciplinar que transcende as fronteiras tradicionais do campo da recepção.
Visando a uma compreensão mais abrangente das dinâmicas do consumo audiovisual contemporâneo, a análise incorpora a abordagem da tecnicidade (Gutmann), a noção de ciber cinefilia (Bamba) e a perspectiva da circulação em uma sociedade em midiatização (Fausto Neto). O objetivo central da pesquisa reside em determinar a possibilidade de identificar padrões e características das audiências a partir da análise sistemática de comentários online, superando a limitação imposta pela ausência de contato direto com os autores das críticas e pela escassez de dados oficiais de audiência cinematográfica.
Em suas considerações finais, a pesquisa propõe uma reflexão crítica acerca de novas possibilidades e desafios para o ofício da distribuição audiovisual. Adicionalmente, enfatiza-se a importância da integração da atividade de distribuição ao processo de desenvolvimento dos filmes, e sugere-se a pertinência e o valor investigativo da metodologia empregada como um recurso valioso para informar e aprimorar as estratégias de distribuição em etapas preliminares da produção. Por fim, apontam-se desafios metodológicos e novas vias de investigação teórica e empírica decorrentes da realização da presente pesquisa.
Bibliografia
- BAMBA, M. (Org.). A recepção cinematográfica: teoria e estudos de caso. Edufba, Salvador, 2013.
BAMBA, M. A Ciber-cinefilia e outras Práticas Espectatoriais mediadas pela internet. Trabalho apresentado ao NP 07 – Comunicação Audiovisual, do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom
BIANCHINI, M. A Netflix no Campo de Produção de Séries Televisivas e a Construção Narrativa de Arrested Development. Tese (Doutorado) – UFBA, Faculdade de Comunicação, Salvador, 2018.
BRITO, Y.C.S. “Se for vá na paz”: Uma análise de comentários cinéfilos da rede social ‘Filmow’ sobre o filme ‘Bacurau’. Monografia do Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – UFBA, Faculdade de Comunicação, Salvador. 2022
BUTCHER, P. Correntes do Streaming: Esforços de Hegemonia e de Resistência, In: D’ANGELO, R. H.; D’ANGELO, F. H. O Cinema Brasileiro em Resposta ao País 2016 – 2021. Universo Produção, Belo Horizonte, 2022
CAMPION, J. Ataque dos Cães. Netflix, 2021. (125 min)
GOMES, I. M. M.; JANOTTI JUNIOR, J. Comuni