Trabalhos aprovados 2025

Ficha do Proponente

Proponente

    Guilherme Maia de Jesus (UFBA)

Minicurrículo

    Doutor em Comunicação (UFBA, 2007), mestre em Música (Unirio, 2001), professor da Facom e do Póscom da UFBA. Compositor, tem canções gravadas por intérpretes como Ney Matogrosso, Alcione, Moraes Moreira e Elba Ramalho. Suas publicações acadêmicas incluem os livros Elementos para uma poética da música no cinema (Appris, 2015) e as coletâneas Ouvir o documentário: vozes, música e ruídos (Edufba, 2015) e El cine musical en América Latina: aproximaciones contemporáneas (Edufba, 2018).

Ficha do Trabalho

Título

    Eu estava lá: o efeito Oscar na recepção de um design de canções

Seminário

    Histórias e tecnologias do som no audiovisual

Resumo

    Em relação dialógica com o conceito de biografia social da canção; pressupostos da Poética do Filme; com a minha memória pessoal; com os estudos contemporâneos sobre a canção no cinema latino-americano e sobre os Festivais de Cinema como instância de legitimação, esta comunicação examina o fenômeno da recepção do design de canções do filme “Ainda estou aqui”.

Resumo expandido

    Durante muito tempo, algo notável nos ambientes da crítica cinematográfica e da cinefilia, de um modo geral, era o baixo investimento em análises sobre a música dos filmes. O que se lia, quando se lia, não ia muito além de adjetivação – bela, eficiente, impactante -, dados sobre o compositor, afirmações vagas e impressionistas como “a música pontua expressivamente vários momentos da narrativa”. De uns tempos pra cá, entretanto, talvez por conta de uma natureza cada vez mais cancionista do cinema contemporâneo, por um lado, e pelo fenômeno das redes sociais, por outro, é possível observar um surgimento pontual de reflexões sobre o processo de musicalização de alguns filmes, como foi, por exemplo, o caso de Bacurau (Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, 2019) que gerou várias matérias jornalísticas com análises dos processos de escolha das canções baseadas em entrevistas com diretores, compositores e produtores. Confesso, no entanto, que nunca vi nada parecido com o que aconteceu recentemente com as canções do filme Ainda estou aqui (Walter Salles, 2024)

    Surpreso com a quantidade de comentários que vi, simplesmente “rolando feeds”, sobre o design de canções da obra, incluí nas atividades de avaliação de duas turmas do componente “História e estética do som em produtos audiovisuais” um levantamento de críticas, matérias jornalísticas, entrevistas, opiniões de fãs etc., valendo tudo: dos grandes jornais a youtubers, instagramers, tiktokers. A proposta desta comunicação é examinar a nuvem de enunciações gerada pela atividade, em relação dialógica com conceito de biografia social da canção, tal como proposto pelo musicólogo peruano Julio Mendívil e aplicado por Kathleen Vernon no contexto da análise fílmica; com alguns pressupostos da Poética do Filme e com a minha memória pessoal do período em que a história se passa; com os estudos contemporâneos sobre a canção no cinema e sobre os Festivais de Cinema como instância de legitimação de poéticas e estéticas audiovisuais.

Bibliografia

    CONNElL, J. e GIBSON, C. Soundtracks: popular music, identity and place. Nova Iorque: Routledge, 2003
    HOWELL, A. Popular Film music and Masculinity in Action. Nova Iorque: Routledge, 2015.
    IKEDA, M. “Festivais de cinema e curadoria: uma abordagem contemporânea.” Revista Rebeca, vol. 11, n. 1, 2022.
    INGLIS, I. Popular music and film. London: Wallflower Press, 2003
    MENDÍVIL, J. “’The song remains the same? Sobre las biografías sociales y personalizadas de las canciones.” El oído pensante, v. 1, n. 2, 2013, p. 23-49.
    PIEDRAS, P. y DUFAYS, S. Conozco la Canción: Melodías Populares en los Cines Posclásicos de América Latina y Europa. Buenos Aires: Libraria, 2018.
    PIEDRAS, P. et allí. Reconozco la canción (V II). Exploraciones en torno de la canción en los cines de Argentina y América Latina. Buenos Aires: Imago Mundi, 2024.
    POWRIE, P. e STILWElL, R. Changing tunes: the use of pre-existing music in film. Aldershot, UK, e Burlington: Ashgate Publishing, 2006.