Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Vicente Reis de Souza Farias (USP | UFRB)

Minicurrículo

    Professor no Centro de Cultura Linguages e tecnologias Aplicadas – UFRB, na Area de Música e Cultura. Doutorando em Música pela USP. Pesquisador na área de áudio para games.

Ficha do Trabalho

Título

    Manutenção e ruptura de padrões na música de games brasileiros

Seminário

    Estilo e som no audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    Este trabalho analisa a presença ou ausência de elementos culturais capazes de associar a música de um jogo eletrônico ao Brasil. Dodgeball Academia, Unsighted, 99Vidas e Wolfstride são os jogos analisados. O estudo discute as escolhas musicais desses jogos em relação aos contextos em que as músicas aparecem e o quanto elas tensionam ou se conformam à tendência conservadora do uso da música em jogos nacionais.

Resumo expandido

    Partindo da análise de jogos eletrônicos brasileiros da produção mainstream – jogos com claro objetivo comercial, que são disponibilizados em múltiplas plataformas, muitas vezes por meio de parcerias com publicadoras internacionais – é possível verificar que há uma busca pela exclusão de elementos que possam identificar de qual local essa produção se origina, removendo traços culturais locais e dando preferência à manutenção de padrões estabelecidos pela indústria internacional de jogos eletrônicos. Este processo de internacionalização do jogo parece se refletir com ainda mais força na produção musical. Desta forma, a música atua tanto como uma estrutura de conservação de expectativas em torno dos gêneros de jogos.

    É importante destacar que não se trata de uma busca por identidade nacional ou por definição de uma brasilidade. Este trabalho não dá conta de definir o que poderia ser classificado como brasilidade, dado que esta é uma construção em disputa, variando a depender do período histórico ou do prisma integrado. Busca-se discutir a presença ou ausência de elementos culturais capazes de associar a música de um jogo ao Brasil, por meio da identificação de ritmos, estilos ou gêneros musicais que são oriundos deste país, e verificar de que forma esses elementos aparecem quando são percebidos.

    Os jogos analisados são Dodgeball Academia, Unsighted, 99Vidas e Wolfstride. Jogos nos quais é possível identificar claras características de internacionalização e também elementos musicais que remetem à bossa nova e funk. Neste trabalho, eu discuto essas escolhas musicais em relação aos contextos nos quais estas músicas aparecem e de que forma se relacionam com este contexto de internacionalização, e o quanto estas músicas tensionam ou se conformam à tendência conservadora do uso da música em jogos nacionais. Para compreensão ampla deste problema, abordo questões relacionadas aos processos de produção de áudio para jogos no Brasil.

Bibliografia

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