Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    André Huchi Dib (UFPB)

Minicurrículo

    Jornalista, curador, pesquisador e crítico de cinema, com textos publicados em diversos jornais, revistas e livros, entre eles, “Trajetória da crítica de cinema no Brasil” (2019). Organizador (com Gabi Saegesser) do livro “Antologia da Crítica Pernambucana: discursos sobre cinema na imprensa” (2020). Atua na realização de mostras e festivais, além de integrar comissões de seleção de filmes como o 55º Festival de Brasília (2022).

Ficha do Trabalho

Título

    AS MUITAS VIDAS DO CINE SÃO JOSÉ

Formato

    Presencial

Resumo

    O cine São José, cinema de rua em atuação comercial no Sertão Pernambucano, apresenta uma história de quedas e recuperações que acompanham em parte, o cenário nacional de abertura e fechamento dos cinemas de rua no Brasil. A nossa comunicação conta a história desse equipamento e apresenta o seu sistema de funcionamento, a sua relação com distribuidores, com o público, sua estratégia de sustentação e de modelo de gestão, fatores que o torna um ponto fora da curva no atual circuito de exibição.

Resumo expandido

    Este artigo se dedica a apresentar e analisar os elementos que levaram o Cine São José a se tornar um ponto fora da curva, em comparação às demais salas de rua historicamente situadas no interior nordestino. Num cenário em que mudanças técnicas e de modelo de negócio favorecem grandes exibidores em centros comerciais de cidades de médio e grande porte, os cinemas de pequenas cidades perderam a viabilidade comercial. Neste sentido, a simples existência de uma sala de exibição clássica em 2023 faz do Cine São José uma exceção, não apenas no Sertão Pernambucano.
    Fazendo um curto retrospecto: em 23 de novembro de 1942, o farmacêutico Helvécio Lima decidiu diversificar os negócios, inaugurando, em Afogados da Ingazeira (PE), o Cine Pajeú. Seu nome revela o desejo de centralidade não somente para o município, mas para toda a região, no Sertão do Pajeú. Com 600 cadeiras e projetores importados da Alemanha e arquitetura Art Deco, o Cine Pajeú se fez distinto desde a fachada, com sua cabine de projeção proeminente e janelas circulares, adornadas pelo letreiro em alvenaria, acrescentando beleza e modernidade à paisagem urbana da cidade.
    Em 4 de março de 1958, o Cine Pajeú muda de dono: comprado pela Diocese de Afogados da Ingazeira, se alinha às diretrizes da encíclica papal Vigilanti Cura, promulgada em 1936, e cuja influência no Brasil se desdobrou nos anos 1950, com a fundação de cineclubes e abertura ou aquisição de salas de cinema. Nesta segunda fase, o Cine Pajeú passa a se chamar Cine São José, e logo teria como vizinha a Rádio Pajeú, pioneira na região, também de propriedade da igreja.
    Devido a diversos fatores que levaram os cinemas de rua à decadência e ao fechamento, o Cine São José fechou as portas na década de 1980 e, no início dos anos 1990, já havia se tornado ruína. Porém, em 1994, grupos de teatro e ação cultural da cidade reuniram 200 pessoas e formaram um mutirão para reerguer o prédio do cinema, do qual só restava praticamente a fachada. Formou-se uma comissão de restauração que nos anos seguintes contou com apoio do poder público municipal e estadual. Em 1998 a comissão adquiriu um projetor Philips 35mm e, em pleno ocaso das salas de rua, o Cine São José foi reinaugurado em 26 de dezembro de 2003, com tela cinemascope, som estéreo e alguns anos depois, projetor adaptado para lâmpadas xenon.
    Em sua terceira vida, o São José se tornou um espaço multiuso, com sessões de cinema regulares, espetáculos e outros eventos. Em 2012, com o início da digitalização do parque exibidor brasileiro, o Cine São José passou a enfrentar dificuldades, até que, em 2015, com o fim da distribuição comercial de filmes 35mm, fechou mais uma vez.
    Nesse mesmo ano nasce a Mostra Pajeú de Cinema. Realizada uma vez por ano, ela manteve o Cine São José ativo a partir de um novo grupo que promoveu, entre outras discussões, uma programação específica voltada para a defesa e preservação dos cinemas de rua. Novas articulações foram feitas entre sociedade civil, poder público e a diocese. A estratégia funcionou e, em 2019, o Cine São José é mais uma vez reinaugurado e volta a exibir filmes do circuito comercial, com modernização climática e projeção digital 4k e som 7.1.
    Além de contar a sua história, nossa comunicação observa o sistema atual de funcionamento do Cine São José, a sua relação com distribuidores, com o público, sua estratégia de sustentação econômica e de modelo de gerenciamento.
    Utilizando abordagens da arqueologia das mídias e do New Cinema History, este trabalho se vale de entrevistas com fontes diretas, coleta e análise de arquivos, pesquisa de campo (visitas ao cinema), e minha própria experiência como curador da Mostra Pajeú de Cinema, para investigar as condições de mobilização e resistência que permitiram a permanência e a atualidade do Cine São José.

Bibliografia

    ELSAESSER, T. Cinema como arqueologia das mídias. 1ª ed. São Paulo: Editora Sesc, 2018.
    GAUDREAULT, André; MARION, Philippe. O fim do cinema? Uma mídia em crise na era digital. 1ª ed. Campinas: Papirus Editora, 2016.
    LUCA, Luiz Gonzaga de. Cinema Digital e 35mm: técnicas, equipamentos e instalação de salas de cinema. Rio de Janeiro, Campus, 2011.
    MACHADO, Arlindo. Pré-Cinemas e Pós-Cinemas. 6ª ed. Campinas: Papirus Editora, 2014.
    MALTBY, R. New Cinema Histories. In. MALTBY, R.; BILTEREYST, D.; MEERS, P. Explorations in New Cinema History: approaches and case studies. Oxford: Blackwell Publishing, 2011.
    SARAIVA, Kate; TAVARES, Bruna; TENÓRIO, William. Cinemas do Pajeú. Recife: CEPE, 2023. (no prelo).
    TAVARES, Bruna; TENÓRIO, William. Cine São José. Afogados da Ingazeira: 2023. (no prelo).
    ZIELINSKI, Siegfried. Arqueologia da Mídia – em busca do tempo remoto do ver e do ouvir. São Paulo: Annablume, 2006.