Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Olivia Hernández Fernández (UnB)

Minicurrículo

    Mestranda em comunicação na Universidade de Brasília – UnB. Trabalha como desenhadora de som e técnica de captação de som direto. Formou-se em audiovisual pela Facultad de Medios de Comunicación Audiovisual del Instituto Superior de Arte de Cuba – ISA, na habilitação de som. Graduou-se também na habilitação de som (desenho sonoro, som direto e mixagem) no curso regular da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños – EICTV.

Ficha do Trabalho

Título

    A escuta e a percepção na linguagem audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    Este trabalho estuda as relações entre os processos perceptivos e a capacidade humana de compreender as mensagens sonoras no audiovisual. A pesquisa baseia-se na análise de sequências de filmes e auxilia-se na análise espectral sonora. Esta investigação tem como propósito examinar os processos utilizados pelo ser humano para atribuir determinado sentido ao som no relato cinematográfico. Nosso objetivo é colaborar com reflexões que permitam o desenvolvimento do som no relato cinematográfico.

Resumo expandido

    O seguinte trabalho estuda as relações entre os processos perceptivos e a capacidade humana de expressar e compreender as mensagens sonoras com as quais construímos o sentido na linguagem audiovisual. Tendo a percepção humana como ponto de partida, será feita uma reflexão sobre como a percepção sonora conduz nossas vivências e modifica nossa percepção no cinema. A partir dos dados coletados e analisados, o objetivo deste trabalho é também responder a quatro perguntas principais: 1) Quais são os diferentes tipos de escutas? 2) É possível ter percepções sonoras inconscientes? 3) Existem coincidências nas percepções dos sujeitos diante de estímulos idênticos? 4) Qual é a sensação perceptiva que cada variante acústica produz? A pesquisa teórica baseia-se na análise de sequências de filmes e auxilia-se no uso da análise espectral sonora, como uma eficiente ferramenta que nos permite compreender o que está acontecendo com o som. Esta investigação tem como principal propósito examinar os processos utilizados pelo ser humano para atribuir determinado sentido ao som no relato cinematográfico. Assim, o presente trabalho se localiza na intersecção entre as áreas do estudo acadêmico que abordam ambos. Nosso objetivo é, por meio desta pesquisa, colaborar com reflexões teóricas e práticas que permitam o desenvolvimento do som na linguagem audiovisual. Por isso, buscamos, na teoria sobre percepção e naquela sobre o som, recursos que possam contribuir para elaborar a expressão sonora.

Bibliografia

    BAIBLE, Claude. La perception et l’attention modifiées par le dispositif cinéma. 1999. Tese (Doutorado em Cinema). Université de Paris VIII, Paris, 1999.
    LARSON GUERRA, Samuel. Pensar el sonido: una introducción a la teoría y la práctica del lenguaje cinematográfico. México: UNAM, Centro Universitario de Estudios Cinematográficos, 2010.
    LEIBNIZ, G. W. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Luiz João Baraúna (Tradutor). São Paulo: Abril, 1974.
    RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Senac-SP, 2006.
    SCHAEFFER, Pierre. Tratado de los objetos musicales. Buenos Aires: Ricordi, 1996.