Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Luciana Bueno (FAU)

Minicurrículo

    Lu Bueno é uma premiada diretora de arte, cenógrafa, figurinista e pesquisadora. Bacharel em Desenho Gráfico pela FAAP, Mestre em artes/cenografia pela USP-ECA, é doutouranda e desenvolve sua pesquisa no curso de Pós em Design na FAU-USP. Ao longo de sua carreira ministrou inúmeras palestras e cursos em escolas como a AIC/Academia Internacional de Cinema, do Instituto de Cinema, e hoje leciona como professora convidada na Universidade Belas Artes para os cursos de Pós-Graduação, e na Escola SP.

Ficha do Trabalho

Título

    O objeto na imagética audiovisual

Seminário

    Estética e teoria da direção de arte audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    Quando se observa o fazer da direção de arte pelo ponto de vista da composição tridimensional e bidimensional é inevitável o encontro com o objeto. E afinal, do que é constituído o objeto cênico? Este trabalho propõe um olhar enviesado na direção das teorias do design, para determinar certas premissas de criação e realização do espaço cênico audiovisual.

Resumo expandido

    É proposto neste pensamento, uma visão do comportamento dos objetos no espaço cênico e sua participação na composição da imagem-movimento narrativa, ou seja: a obra audiovisual. Este trabalho começa por definir objeto, segundo teóricos da cultura material. No entanto é no conceito de coisa e objeto determinado por Abraham Moles que este estudo encontra sua maior ressonância. Serão abordados conceitos como “o sílex talhado e polido, em relação ao sílex bruto” (MOLES, 1981, p. 12), bem como a determinação da função do objeto na sociedade e a construção de um paralelo deste comportamento junto à narrativa cênica destacando a importância do objeto (treco, troço ou coisa) na mediação entre o ser humano e seu meio.

    Etimologicamente objectum significa atirar contra. Coisa existente fora de nós mesmos, coisa colocada adiante, com um caráter material: tudo o que se oferece à vista e afeta os sentidos (Larrousse). Os filósofos utilizam o termo no sentido daquilo que é pensado e se opõe ao ser pensante ou sujeito.(MOLES, 1981 p. 25)

    O ato de ser colocado adiante, fora do indivíduo que o criou, já determina uma forma de associação entre objeto e sujeito, objeto e objeto, objeto e tempo, ou seja, estabelece relações. E, assim, o conceito de coisa vai se encaminhando para a ideia de sistema. O ser humano gera estes objetos, mas, assim que os torna independentes de si, ele, ao mesmo tempo, cria o seu Aussenwelt (mundo exterior) e se relaciona com o seu Umwelt (ambiente) através de trocas de mensagens geradas pelos objetos que o compõem. O objeto age e é influenciado pelo conjunto, seja praticamente, se relacionando com sua função, ou psicologicamente, ao se relacionar com o seu significado, assumindo, neste sistema, o papel de mediador.

    Constará desta explanação também, conceitos que tangem ao mesmo tempo a narrativa, o design e a semiótica sintetizando os seguintes tópicos:

    Objetos relacionados entre si e com a sociedade.
    Objetos como mediadores da sociedade
    Objetos no tempo-espaço
    Objetos ícones, signos e significados
    Objetos como perversão de conceitos e sentidos
    Objetos de não uso e de uso
    Objetos de vestir
    Objetos que circundam a ação.
    Objetos como personagens
    Personagens como objetos

    Vale por último citar que esta apresentação será uma síntese da minha tese de doutorado, que está em processo de finalização e será defendida em junho no ano corrente.

Bibliografia

    BONSIEPE, Gui. O Discurso de Ulm. Curitiba, Texto integrante do catálogo da exposição: Modelos de Ulm, Modelos Pós Ulm, 2007.
    COELHO, Luiz Antonio L. “O objeto na condução narrativa: o caso o Ano Passado em Marienbad in:.” Estudos Socine de Cinema, 1 ed., vol. 1, Sulina, 2003, p. 619. 1 vols.
    COELHO, Luiz Antonio L. “O papel narrativo do objeto cênico.” 7° Congresso de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, vol. 1, 2003. PDF Coffee, https://pdfcoffee.com/06-coelho-ped-prod-objeto-pdf-free.html. Accessed 20 setembro 2022.
    DONDIS, Donis A. Sintaxe Da Linguagem Visual. 3 ed., São Paulo, Martins Fontes, 2007.
    JEUNET, Jean-Pierre, director. O fabuloso destino de Amelie Poulain. 2001. Written by Guillaume Laurant, 2002 França.
    KEPES, Gyorgy. El Lenguaje de la Visión. 1 ed., Buenos Aires, Ediciones Infinito, 1969.
    MOLES, Abraham A. Teoria dos Objetos. 1 ed., vol. 1, Rio de janeiro, Edições Tempo Brasileiro, 1981.
    MOLES, Abraham A., et al. Semiologia dos Objetos. Petrópolis, Vozes, 1972.