Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Milene de Cássia Silveira Gusmão (UESB)

Minicurrículo

    Professora Titular do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural. Coordenadora Associada do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD/AM. Colaboradora do Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual da Uesb. Integrante da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual – Rede Kino.

Coautores

    Euclides Santos Mendes (UESB)
    JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR (UFMA)

Ficha do Trabalho

Título

    FESTIVAL GUARNICÊ: MEMÓRIA E CINEMA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Seminário

    Festivais e mostras de cinema e audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    Esta investigação surge no âmbito da pesquisa intitulada “Memória, patrimônio e linguagem no contexto maranhense”, aprovada pelo Edital da CAPES, nº 21/2018, no Programa de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/AM, e toma a relação entre memória, cinema e processos de formação cultural em São Luís como questão. Na pesquisa sobre as práticas de cinema na cidade, comparece fortemente o Festival Guarnicê de Cinema como articulador de ações de formação pelo/para o cinema em São Luís desde 1977.

Resumo expandido

    A investigação, em andamento, surge no âmbito da pesquisa intitulada “Memória, patrimônio e linguagem no contexto maranhense”, aprovada pelo Edital da CAPES, nº 21/2018, no Programa de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/AM, realizada mediante parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Trata-se, mais especificamente, da pesquisa que toma a relação entre memória, cinema e processos de formação cultural em São Luís como questão. No levantamento dos dados sobre as práticas de cinema na cidade, comparecem fortemente as atividades promovidas pelo Festival Guarnicê de Cinema, como articuladoras de ações de formação pelo/para o cinema em São Luís. Chegando à sua 46ª edição, em 2023, como um dos mais longevos festivais brasileiros e a mais significativa prática de exibição e formação audiovisual no Maranhão, o referido festival, criado em 1977 como Jornada Maranhense de Super-8, surgiu como ação extensionista do Departamento de Assuntos Culturais (DAC), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Maranhão, a partir do empenho de pessoas como Mario Cella, teólogo e professor de Filosofia, o fotógrafo e realizador audiovisual Murilo Santos, do Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte), e Euclides Moreira Neto, estudante de Comunicação Social na UFMA. Eles participaram ativamente do Cineclube Universitário, criado por Mario Cella na UFMA em 1975 e renomeado como Cineclube Uirá por sugestão do diretor de fotografia Fernando Duarte, que, em 1976, ministrou curso no cineclube e fez referência ao filme “Uirá, um índio em busca de Deus” (1973), de Gustavo Dahl, filmado no Maranhão. A experiência cineclubista impulsionou um processo de formação para o cinema em São Luís, com a realização de cursos e a produção de curta-metragem em Super-8. Dessa ambiência surgiu a Jornada Maranhense de Super-8. Nos anos 1970, o Super-8 fez sucesso entre cinéfilos e jovens cineastas, pelo baixo custo de produção e pela liberdade criativa. Além da produção maranhense, a Jornada passou a receber e exibir, a partir de 1978, filmes realizados no Brasil, no momento do boom superoitista, e também de outros países. A especificação dos formatos aceitos pela Jornada aparece nos nomes que, ao longo dos anos, denominaram o evento: de Jornada Maranhense de Super-8 tornou-se, em 1986, Jornada Maranhense de Cinema e Vídeo; em 1990, incorpora a palavra Guarnicê ao nome, passando a ser denominado Guarnicê de Cine-Vídeo; em 2002, torna-se Festival Guarnicê de Cinema. A palavra Guarnicê é específica do contexto cultural do Maranhão e se refere ao momento de preparação para a entrada em cena dos grupos de bumba meu boi, expressão singular da cultura maranhense caracterizada como dança cômico-dramática sobre a morte e ressurreição de um boi. Certamente, o Festival Guarnicê de Cinema, assim como outros festivais no país, tem viabilizado, desde 1977, espaços de exibição, formação e reflexão pelo/para o cinema e audiovisual. No entanto, três questões comparecem com maior vigor na etapa inicial das investigações realizadas pelo grupo de pesquisa, quais sejam: a primeira se refere às condições que possibilitaram a estruturação do festival, desde a primeira edição, no âmbito de uma universidade pública, em pleno período da ditadura civil-militar no Brasil. A segunda está ancorada numa vinculação que comparece aproximando o festival com as práticas de cinema promovidas pela Igreja Católica no país. E a terceira diz respeito a uma inquietação pautada pelo grupo de pesquisa quanto à inexistência de um curso de graduação em Cinema e Audiovisual no âmbito da Universidade Federal do Maranhão, uma vez que esta tem sido a instituição realizadora do Festival Guarnicê há 46 anos.

Bibliografia

    CALDAS, Leide Ana Oliveira. Superoitismo no Maranhão: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências 1970/80. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em História/CCH, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.
    CARVALHO, Graça de Fátima Pires de. Evolução histórica dos festivais de cinema e vídeo no Maranhão: Festival Guarnicê de Cinema. São Luís: EDUFMA, 2002.
    MATOS, Marcos Fábio Belo. Ecos da modernidade: uma análise do discurso sobre
    o cinema ambulante em São Luís. Passo Fundo, RS: Méritos Editora, 2016.
    MOREIRA NETO, Euclides. Guarnecendo memórias. São Luís:
    EDUFMA, 2017.
    _______________. Primórdios do cinema em São Luís. São Luís: Cineclube Uirá, 1977.
    SILVA, Saulo Simões. Produção cinematográfica no Estado do Maranhão: o Festival Guarnicê de Cinema como principal janela de exibição e histórico
    fomentador da cadeia produtiva. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais) – Universidade Federal do Maranhão