Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Cintya Ferreira Mendes (UFF)

Minicurrículo

    Cintya Ferreira é bacharel em Cinema e Audiovisual pela (UFF) e atualmente está no mestrado pelo PPGCINE – UFF. Possui um trabalho contínuo junto ao Laboratório Kumã, a partir da prática de ‘Cinema de Grupo’, experimentando o audiovisual junto com professores do ensino básico e também se dedica a oficinas realizadas por meio do Instituto Marlim Azul, em especial o CineQuilombola, projeto que visa a realização de oficinas e posteriormente filmes em comunidades quilombolas do Espírito Santo.

Ficha do Trabalho

Título

    O projeto de cinema de Zózimo Bulbul e a censura brasileira

Formato

    Presencial

Resumo

    A apresentação se voltará para o projeto de cinema do ator e diretor Zózimo Bulbul. Será construída uma reflexão a partir de três obras: as novelas Vidas em Conflito (1969, TV Excelsior) e A Cabana do Pai Tomás (1969, TV Globo) e o filme Compasso de Espera (1970-1973, Antunes Filho), com um enfoque no filme dirigido por Antunes. O trabalho traçará paralelos com a vida do personagem principal, Bulbul e o momento histórico do Brasil.

Resumo expandido

    Zózimo Bulbul se tornou uma figura de destaque no cinema a partir dos desdobramentos da sua estreia na direção com o curta-metragem Alma no Olho em 1974. Durante sua trajetória, dirigiu e atuou em inúmeros trabalhos audiovisuais. Zózimo sempre manteve uma forte ligação entre seus projetos dentro das artes e seu engajamento político. Sua primeira aparição no cinema foi no curta-metragem Pedreira de São Diogo (1962, Leon Hirszman) que compõe o filme Cinco Vezes Favela, realizado por integrantes do CPC. Grupo que contava com a participação de Bulbul. Mais tarde, em 2007, Zózimo funda o Centro Afro Carioca de Cinema, que demonstra uma preocupação em relação ao cinema e espaços possíveis para pessoas negras.

    Nos interessa pensar de que forma suas escolhas artísticas compõem um projeto político de cinema, para isso nos dedicamos a refletir sobre as motivações de Zózimo acerca de suas decisões em participar de certos trabalhos e dizer não para outros. Para isso, retornaremos ao final da década de 60. À época, Zózimo aceitou interpretar o personagem Rodney em Vidas em Conflito (1969, TV Excelsior) e negou o convite para atuar na novela A Cabana do Pai Tomás (1969, TV Globo). Propomos então uma reflexão a respeito de como Bulbul enxergava o seu trabalho, não desassociado de suas crenças a respeito da raça e do país.

    Em seguida, nos voltaremos para um outro projeto: o filme Compasso de Espera (1970-1973), dirigido por Antunes Filho. Não só Zózimo aceita atuar no filme, como também contribui na construção do roteiro; posteriormente Bulbul concentra suas atenções na liberação do filme que ficou 2 anos preso na censura. O filme acompanha um ano que finda e outro que se inaugura na vida de Jorge, interpretado por Zózimo Bulbul, um poeta, intelectual e publicitário. Durante a obra, somos apresentados aos territórios que Jorge habita e ao sentimento de inadequação que perpassa todos esses ambientes. As escolhas estéticas do filme corroboram na marcação da diferença entre o personagem e os espaços que ele ocupa, desde a escolha da película até os planos gerais de ambientes espacialmente brancos. Realizaremos uma análise acerca do processo estético do filme, em conjunto com o interesse de Zózimo pelo mesmo. Pensando uma hierarquia diferente dentro do processo audiovisual, que percebe a agência dos atores dentro das imagens.

    A apresentação propõe pensar o projeto político de Zózimo Bulbul, partindo de suas escolhas de trabalhos na televisão no final da década de 1960 e dando destaque ao filme Compasso de Espera. Iremos refletir acerca do filme dentro do seu contexto histórico, o Brasil civil-ditatorial da década de 1970 e investigar os motivos da censura sofrida por Compasso de Espera, trazendo para a discussão o documento da Divisão de Censura de Diversões Públicas a respeito do filme.

Bibliografia

    As primeiras fotos do Pai Tomás. Intervalo. 1969, edição 340

    CARVALHO, Noel. Cinema e representação racial: O cinema negro de Zózimo Bulbul. São
    Paulo, 2005.

    COUCEIRO, Solange. O negro na televisão de São Paulo: um estudo de relações raciais.
    São Paulo, 1983.

    DE, Jefferson; VIANA, Biza (org.). Zózimo Bulbul uma alma carioca. Rio de Janeiro: Centro
    Afro Carioca de Cinema: Fundação Palmares, 2014.

    E Agora Pintam um Negro. Diário da Noite, 14 de maio de 1969.

    DINIZ, Leila. Entrevista concedida a Sérgio Cabral, Tarso de Castro e Jaguar. O pasquim. Rio de Janeiro, 1969/1970.

    FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

    GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de Negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

    HÁ muita discussão em torno desta novela. Só porque Sérgio Cardoso é o pai branco. Intervalo. 1969, edição 335.

    MARCOS, Plínio. Há Boicote na Cabana. Intervalo. 1969, edição 333.

    SÉRGIO Cardoso será o Pai Tomás. Intervalo. 1969, edição 329.