Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Alexandre Silva Wolf (FAE)

Minicurrículo

    Doutor em Comunicação e Linguagens, linha de pesquisa Cinema da Universidade Tuiuti do Paraná. Bacharel em Artes Cênicas, Direção Teatral pela Unespar. Professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design, Marketing e Administração da FAE Centro Universitário. Professora dos cursos de pós-graduação da Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Positivo e FAE Centro Universitário. Tem experiência na área de Marketing, Artes e Comunicação, com ênfase em Teatro e Cinema.

Ficha do Trabalho

Título

    A protopoética de filmes com características do Western Americano.

Formato

    Presencial

Resumo

    Os filmes “Bravura Indômita” (1969) e (2010) e “Onde os fracos não têm vez” (2007) possuem características relacionadas ao cinema norte-amerticano, especificamente aquele compreendido como o western americano. Este estudo baseado na análise comparativa, com base na protopoética e, a sua mais importante ferramenta, o diagrama protopoético, apresenta esse conceito como ferramenta de análise fílmica, tendo por base os pressupostos da semiótica, da intertextualidade e da intersemiose.

Resumo expandido

    No desenvolvimento de minha tese de doutorado cheguei ao conceito da protopoética. Esse conceito demonstra o fazer na busca da perfeição do diálogo intertextual somatizado pela própria poética ascendente, tendo o artista criador buscando dialogar com seu contexto intelectual, dando origem a obras que trazem em seu corpo partes de outras obras, anteriores, de outros ou mesmo suas, originando novos produtos que de forma alguma podem ser tratados como cópias, mas sim como re-visitas poéticas em busca de crescimento constante. Tendo por base os conceitos oriundos do dialogismo, da intertextualidade, da semiótica e de seus correlatos, colocados em paralelo com a teoria do cinema, a protopoética traz em seu corpo teórico autores como Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva, Charles Sanders Peirce, Jacques Aumont, David Bordwell e Robert Stam.
    A ferramenta principal para a análise protopoética é o diagrama protopoético derivado dos conceitos da secundidade peirciana e relacionado aos desenvolvimentos da teoria da intersemiótica de Plaza. Esse diagrama possibilitaria a identificação de uma estrutura que poderia ser interpretada e formaria uma moldura para a caracterização da poética de um artista/comunicador ou, mesmo de um período ou estilo artístico. A partir dos diálogos intertextuais e intratextuais que resultariam em novos diálogos intersemióticos, poderíamos encontrar um caminho de desenvolvimento de uma determinada poética. Dessa forma, além da conceituação da protopoética também teria uma forma de comprová-la a partir dos seus signos representativos em constante transformação adquirida por processos de semiose.
    O objetivo deste estudo atual é colocar à prova a teoria por mim organizada, a partir da utilização de sua mais importante ferramenta, o diagrama protopoético. O objeto escolhido está relacionado a produção de westerns, típico filme hollywoodiano clássico, em comparação com produtos mais atuais, um proveniente de adaptação e outro com formato original.
    O cinema de western norte-americano é um gênero cinematográfico que se originou nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. Esse gênero é caracterizado pela representação da fronteira americana do século XIX, com foco nas aventuras de cowboys, pistoleiros e outras figuras lendárias do Velho Oeste. Os filmes de western costumam apresentar uma estética única, com paisagens desérticas, montanhas e cidades do oeste americano, como cenários principais. O estilo visual é frequentemente marcado por cores vibrantes, contrastes de luz e sombra, e uso de planos abertos que ajudam a dar a sensação de vastidão do cenário. As histórias em filmes de western geralmente envolvem conflitos entre personagens que representam diferentes valores, como honra, lealdade, justiça e liberdade. A violência também é um elemento comum, com cenas de tiroteios e duelos frequentes. Ao longo dos anos, o gênero western evoluiu e se adaptou às mudanças culturais e sociais. Embora ainda seja um gênero popular, o cinema de western norte-americano é visto como um reflexo de uma época e lugar específicos na história americana.
    Este estudo trará como corpus os filmes Bravura Indômita(1969), sua adaptação “Bravura Indômita”(2010) e o filme “Onde os fracos não têm vez” (2007). A metodologia a ser utilizada será a análise comparativa com base nos desenvolvimentos do diagrama protopoético aqui citado. Essa análise pretende trazer o uso da teoria da protopoética como ferramenta de análise fílmica com os pressupostos da semiótica, da intertextualidade e da intersemiose.

Bibliografia

    BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2003.
    BAZIN, André. O realismo impossível. São Paulo: Ed. Autêntica, 2016.
    BORDWELL, David. A Arte do Cinema: uma Introdução. São Paulo: Unicamp, 2013.
    DRIGO, Maria Ogécia. O diagrama na perspectiva de teorias de Peirce e Deleuze. Artigo publicado na revista INTERIN, v.26, n.1, 2021, p. 4-26.
    HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: UFSC, 2013.
    KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.
    MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2020.
    PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
    PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica, São Paulo: Perspectiva, 2010.
    STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. São Paulo: Papirus, 2003.
    WOLF Alexandre Silva. A construção protopoética de Woody Allen em seus diálogos com Ingmar Bergman e Federico Fellini. Curitiba: UTP, 2022.