Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Marina Tarabay (UFBA)

Minicurrículo

    É distribuidora, comunicadora e pesquisadora. Faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea do Póscom/UFBA com pesquisa na área da recepção audiovisual. Trabalha com distribuição desde 2016 e é uma das fundadoras da Fistaile, empresa de consultoria de distribuição, curadoria e desenho de audiência.

Ficha do Trabalho

Título

    Instituição-streaming: a experiência fílmica por meio da Netflix

Formato

    Presencial

Resumo

    Qual o posicionamento da Netflix, aqui vista como “instituição-streaming”, na contemporaneidade? A partir de avaliações publicadas no Google acerca de Ataque dos Cães (Jane Campion, 2021), o trabalho articula o conceito do “audiovisual em rede” (Gutmann, 2021) com o de “estrutura de sentimentos”, de Raymond Williams, para pensar possíveis ações entre a Netflix e o “eu espectador”.

Resumo expandido

    “Me pareceu muito mais uma arapuca da Netflix pra expor ideologias à um público que gosta do bom e velho faroeste americano.”

    O trabalho aqui proposto foi desenvolvido como conclusão da matéria Temas em Culturas da Imagem e do Som, ministrada na Faculdade de Comunicação da Universidade da Bahia. Frequentei a disciplina durante o segundo semestre do ano passado, na condição de aluna especial. Hoje o artigo faz parte de uma pesquisa em construção, que desenvolvo como mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas do Póscom/UFBA.

    A investigação se dá no campo da recepção audiovisual, mais especificamente nos estudos dos dispositivos de exibição (Bamba, 2013). Comentários publicados no espaço de Avaliações do Google acerca de Ataque dos Cães (Jane Campion, 2021) são analisados por meio de uma abordagem metodológica associada ao conceito de “audiovisual em rede” (Gutmann, 2021). O objetivo é mapear de maneira introdutória possíveis ações entre a Netflix, plataforma de exibição, e o “eu espectador”. O artigo propõe pensar a Netflix como “instituição-streaming”, em referência à “instituição-cinema”, de Christian Metz, citada por Mahomed Bamba quando revisa modelos de estudo da recepção e da espectatorialidade audiovisuais.

    Lançado no dia 18 de novembro, Ataque dos Cães é o oitavo longa da diretora neozelandesa Jane Campion. A escolha deste título considera o êxito nas passagens por mostras e festivais, a boa recepção da crítica especializada, o fato de ser uma obra lançada pela plataforma estadunidense Netflix e que aborda questões sociais que encontram-se em disputa na sociedade como sexualidades, maternidades, machismo e patriarcado.

    No momento da produção do artigo haviam sido publicadas 323 avaliações em forma de texto. Para este trabalho foram analisados apenas aqueles que continham a palavra Netflix. Até então, 12 críticas utilizaram o nome da plataforma entre suas análises e a partir da leitura dos textos, foi possível construir cinco conjuntos que constituem possíveis ações entre a Netflix e suas audiências. São eles: política, produção própria, mídias sociais, catálogo e Oscar.

    Com uma análise mais detalhada de cada grupo, o texto articula o conceito do “audiovisual em rede” (Gutmann, 2021) com o de “estrutura de sentimentos”, de Raymond Williams, para pensar o que entre as ações mapeadas é dominante, residual e emergente. Em Comunicação e estudos culturais, a professora Itania Gomes diz que “dominante, residual e emergente são três categorias que Raymond Williams utiliza para descrever elementos de diferentes temporalidades e origens que configuram qualquer processo cultural” (GOMES, 2011, p. 43). Outras referências utilizadas ao longo do trabalho são as pesquisas de Maíra Bianchini e Pedro Butcher, especialmente acerca das plataformas de streaming.

    O artigo propõe ser uma contribuição a respeito do posicionamento da Netflix, e de outras grandes empresas que fazem uso do streaming para exibição audiovisual, na contemporaneidade. É importante estabelecer que a intenção aqui não é a de rotular a posição que as plataformas de streaming ocupam. A pretensão é a de fornecer pistas que contribuam para observar o contexto de reconfiguração que vivemos desde a popularização da tecnologia do streaming.

Bibliografia

    BAMBA, M. (Org.). A recepção cinematográfica: teoria e estudos de caso. Edufba, Salvador, 2013.
    BIANCHINI, M. A Netflix no Campo de Produção de Séries Televisivas e a Construção Narrativa de Arrested Development. Tese (Doutorado) – UFBA, Faculdade de Comunicação, Salvador, 2018.
    BUTCHER, P. Correntes do Streaming: Esforços de Hegemonia e de Resistência, In: D’ANGELO, R. H.; D’ANGELO, F. H. O Cinema Brasileiro em Resposta ao País 2016 – 2021. Universo Produção, Belo Horizonte, 2022
    CAMPION, J. Ataque dos Cães. Netflix, 2021. (125 min)
    GOMES, I. M. M.; JANOTTI JUNIOR, J. Comunicação e estudos culturais. Edufba (Salvador), 2011.
    GOMES, I. M. M.; ANTUNES, E. Repensar a comunicação com Raymond Williams: estrutura de sentimento, tecnocultura e paisagens afetivas. Galáxia (São Paulo), n. spe1, p. 8–21, ago. 2019.
    GUTMANN, J. F. Audiovisual em rede: derivas conceituais. Fafich/Selo PPGCOM/UFMG. Belo Horizonte, 2021.