Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    GUILHERME HENRIQUE ANTONIO (UNESP)

Minicurrículo

    Doutorando pelo Programa de Comunicação -FAAC / UNESP (Bauru), na área de produção de sentido.
    Atualmente desenvolvendo pesquisa sobre cinema chinês e asiático. Professor-bolsista nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas na UNESP-BAURU. Mestre em Comunicação e produção de sentido e especialista em Linguagem e Mídias. Atua também com educação corporativa em empresas privada e com formação de adultos em diversas temáticas de Comunicação.

Ficha do Trabalho

Título

    Edward Yang: Os Espaços e Movimentos Interiores em Taipei Story (1985)

Formato

    Presencial

Resumo

    Desde meados da década de 1980, a produção cinematográfica de Taiwan tem desfrutado de exposição internacional através do trabalho de jovens cineastas que revitalizaram uma indústria cinematográfica em declínio. Coletivamente, o trabalho destes cineastas ficou conhecido como Novo Cinema. Esse artigo é a análise da Produção Taipei Story de Edward Yang, discutindo as relações entre o espaço de cena e os signos, lidando especialmente com o papel da mulher frente ao patriarcalismo tradicional.

Resumo expandido

    Desde meados da década de 1980, a produção cinematográfica de Taiwan tem desfrutado de exposição internacional através do trabalho de jovens cineastas que revitalizaram uma indústria cinematográfica em declínio. Coletivamente, o trabalho destes cineastas, juntamente com vários outros, era conhecido como o Novo Cinema de Taiwan, um movimento que detalha questões sociopolíticas do ponto de vista dos taiwaneses locais. Hou Hsiao-hsien, Edward Yang, Wan Ren, Wang Tong, Wu Nianzhen, e vários outros integraram o movimento de relativa autonomia do campo nacional que também foi auxiliada por uma legitimação global.
    Embora o Novo Cinema possa ter parecido um movimento excepcionalmente inovador, os diretores de Taiwan não vieram do nada. Este movimento parte dos primeiro relacionamentos com o cinema nascido durante o período de dominação japonesa.
    Expressando o cinema com uma série de sintomas que constituem um mal-estar urbano, vários diretores relacionam a influência do novo modelo de organização social e o crescimento destas cidades industriais em suas obras, dentre eles Edward Yang.
    Este mal-estar urbano tem sido consolidado nas obras do diretor por três pilares representativos: a anomia social (facilitada pela erosão das fronteiras entre as diferentes esferas de ação e o desaparecimento de margens sólidas de referência), alienação (facilitada por um sistema capitalista, mecanicista e globalizado onde o trabalho individual é segmentado e seus efeitos diretos são invisíveis) e desencantamento (facilitado pela substituição do mundo natural por um sistema artificial de construção mecânica).
    Taipei Story (青梅竹馬), sendo considerado por muitos a obra central do diretor e projeto seminal para o cinema de Taiwan, é um drama que explora as complexas relações entre as pessoas e a rápida mudança do cenário social e econômico de Taipei moderno.
    O filme gira em torno de um jovem casal, Lung (interpretado por Hou Hsiao-hsien) e Chin (interpretado por Tsai Chin), que estão lutando para encontrar seu lugar na sociedade em evolução de Taipei. Lung é um ex-jogador de beisebol que agora trabalha em uma fábrica têxtil de propriedade do pai de sua namorada, enquanto Chin é uma profissional urbana que está frustrado com sua carreira estagnada e seu relacionamento tenso com sua família. À medida que Lung e Chin navegam em sua vida pessoal e profissional, eles enfrentam uma série de desafios que testam seu relacionamento e os forçam a questionar seus valores e aspirações.
    A família de Chin, personagem central para essa análise, enfrenta dificuldades financeiras, e ela deve decidir se deve continuar a apoiá-los ou perseguir suas próprias ambições. Ao longo do filme, Yang usa Taipei retratando a cidade como um lugar caótico, dinâmico e em constante mudança que tanto permite quanto restringe a vida de seus habitantes. Ele também explora temas de conflitos geracionais, urbanização e o impacto da globalização nas culturas tradicionais.
    Taipei Story é um filme de tensões e dualidades, de conflitos humanos decorrentes da presença simultânea de forças contraditórias forçadas a ocupar o mesmo espaço. A protagonista de Taipei Story habitam uma nação marcada por grandes processos de mudança e instabilidade. Para Chin, que cresceu em um lar patriarcal fortemente marcado pelo confucionismo, o futuro é uma possibilidade de poder se construir longe das regras.
    Estas complexas relações, que são um dos mais importantes pilares dramáticos da peça, estão intimamente relacionadas com os espaços em que elas se desenrolam, justificando a escolha do espaço como espinha dorsal para a análise que aqui se desenrola.
    Os espaços referem-se direta e explicitamente ao condicionamento que o sistema econômico impõe sobre a possibilidade ou o futuro ou o impedimento das personagens de ocuparem e habitarem certos espaços e, portanto, garantir ou impedir uma certa mobilidade social e econômica, condicionada pelo acesso a certos espaços.

Bibliografia

    BERRY, C.; ROBINSON, L. (ed.). Chinese Film Festivals: Sites of Translation. New York: Palgrave Macmillan, 2017.
    BRAESTER, Y. If We Could Remember Everything, We Would Be Able to Fly. Taipei’s Cinematic Poetics of Demolition, New York, v. 15, n. 1, p. 29-62, 2003. Modern Chinese Literature and Cinema.
    CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Tradução: V. Chamma. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 32 p.
    ELSAESSER, T. Cinema como arqueologia das mídias. Tradução: C. Szlak. São Paulo: Edições Sesc, 2018. 320 p.
    FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: R. Ramalhete. Petrópoles: Vozes, 1987. 296 p.
    SANTOS, M. Pensando o Espaço do Homem. 7. ed. São Paulo: EdUSP, 2007. 21 p.
    YEH, E. W. Taiwan film directors: a treasure island. In: YEH, E. Y.; DAVIS, D. W. P. cm. — (film and culture). New York: Columbia Press, 2005.