Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Rodrigo Archangelo (Cinemateca Bras.)

Minicurrículo

    Doutor em História Social pela FFLCH-USP; Pós-doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP; Pesquisador do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira. Autor do livro Um bandeirante na tela: o discurso adhemarista em cinejornais (São Paulo: Alameda: Cinemateca Brasileira: FAPESP: LEER-USP, 2015); Pesquisador da Cinemateca Brasileira; Participante do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação.

Ficha do Trabalho

Título

    Segmentos recompostos: pesquisar e catalogar cinejornais na Cinemateca

Mesa

    A memória construída pelos cinejornais e telerreportagens brasileiros

Formato

    Presencial

Resumo

    Resultado do trabalho com cinejornais na Cinemateca Brasileira e da pesquisa de pós-doutorado alavancada pelo Projeto Temático FAPESP “Audiovisual, história e preservação: o lugar dos cinejornais e das telerreportagens brasileiros na construção da memória (1946-1974)”. Edições do Fundo Atlântida e Fundo Canal 100 com segmentos recompostos pela investigação, pesquisa e catalogação revelam camadas que conectam sua cultura cinematográfica a interpretações da cultura política brasileira.

Resumo expandido

    Essa comunicação é fruto do trabalho de pesquisa e catalogação de cinejornais no Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira, e da pesquisa de pós-doutorado sobre a imprensa projetada dos anos 1950/60, alavancada pelo Projeto Temático FAPESP “Audiovisual, história e preservação: o lugar dos cinejornais e das telerreportagens brasileiros na construção da memória (1946-1974)”. Especificamente, as edições catalogadas do Fundo Atlântida e do Fundo Canal 100 entre 1961-64, cuja recomposição dos seus segmentos de notícias através da investigação, pesquisa e sistematização em bases de dados, desvela camadas que conectam sua cultura cinematográfica à possibilidade de interpretações acerca da cultura política brasileira.
    Tanto os cinejornais do Grupo Severiano Ribeiro, como os da Produção Carlos Niemeyer Filmes, compõem linhas editoriais que, após extenso trabalho de montagem de segmentos dispersos, calcado no diálogo entre fontes fílmicas e correlatas dos respectivos fundos, revelam dimensões desconhecidas da sua influência nos rumos políticos da claudicante democracia vivida entre 1961 até o golpe civil-militar de 1964 – demonstrando também o relevante papel desses cinejornais, pelo alcance que obtiveram no período anterior à massificação da televisão.
    Ao mesclar notícia e entretenimento, cinejornais como Atualidades Atlântida, Notícias da Semana, Canal 100 Jornal, Canal 100 Atualidades e Canal 100 Revista foram palcos importantes para discursos políticos. A verificação da ocorrência – ou da ausência – de temas no intervalo estudado responde a uma gama de interesses para levar ao público a organização do registro inicial em evento valorativo, matéria de memória social, colocando as edições de cinejornais na categoria de lugares da memória de determinada cultura política. Assim, dois níveis serão analisados: os cinejornais no conjunto que compõem a ampla filmografia brasileira no século XX, observando particularidades em cada série. Num segundo nível, a análise da própria pauta nos temas abordados, por exemplo, rituais das festividades e efemérides, e práticas registradas nos círculos do poder político, social e econômico. Por outras palavras, os aspectos que evocam a imprensa como instituição replicadora das forças que atuam para impor sua ideologia sobre a sociedade, sua “linha editorial”, com suas historicidades e interesses que sinalizam, em si, uma cultura política.
    Uma pesquisa tributária da compreensão dos acervos que compõem os respectivos fundos; da catalogação e sistematização em nosso maior repositório de informações sobre a produção cinematográfica nacional do século XX, a base de dados Filmografia Brasileira; da preservação e acesso das imagens em movimento; e da análise fílmica na perspectiva seriada das edições semanais. Contextos de circulação, conexões com centros decisórios da sociedade, reuso e ressignificações: aspectos da historicidade e da memória social que os segmentos de notícias recompostos ao formato original levada às telas dão a ver nos cinejornais.

Bibliografia

    ARCHANGELO, R. 2015. Imagens da Nação: política e prosperidade nos cinejornais Notícias da Semana e Atualidades Atlântida. Tese de Doutorado. São Paulo: FFLCH-USP
    CHAMBERS, C. et.al. 2018. Researching Newsreels: local, national and transnational case studies. Cham: P. Macmillan
    ELSAESSER, T. 2018. Cinema como arqueologia das mídias. Edições Sesc SP
    DURANTI, L. e MICHETTI, G. 2019. O método arquivístico In Gilliland, A.J. et.al (org.) Pesquisa no Multiverso Arquivístico. Salvador: 9Bravos, p.65-84
    MOTTA, R.P.S. 2018. Cultura política e ditadura: um debate teórico e historiográfico In Tempo & Argumento, Florianópolis, v.10, n.23, p.109-137
    SOUZA, J.I. de M. 2011. Trabalhando com Cinejornais: relato de uma experiência In MORETTIN, E.V.; NAPOLITANO, M. e CAPELATO, M. H. História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, p.117-133