Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Thiago Henrique Cardoso (UNESPAR)

Minicurrículo

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar) vinculado à linha de pesquisa “Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo”. Membro do Grupo de Pesquisa CineCriare/Cinema: criação e reflexão (Unespar/PPG-CINEAV/CNPq). Especialista em Produção Multimídia com ênfase em Audiovisual (Universidade Anhanguera, 2022). Bacharel em Cinema e Vídeo (Unespar, 2017). Pesquisa com interesse em audiovisualidades contemporâneas e cinema digital.

Ficha do Trabalho

Título

    Possibilidades de Cinema de Autor nos tempos de smartphone filmmaking

Formato

    Presencial

Resumo

    O presente estudo compreende um levantamento sobre realizadores associados ao uso de modelos iPhone como câmera de filmagem no cinema e audiovisual contemporâneao, visando os trabalhos de Lady Gaga, Zack Snyder e Sean Baker. Concentra-se na revisão bibliográfica de Alexander Astruc e o seu conceito de “Cámera-stylo”, Cláudia Maria Queiroz Lambach e o conceito de “cinema de bolso” e demais conteúdos encontrados em veículos de imprensa acerca das obras discorridas.

Resumo expandido

    Este estudo demonstra um levantamento sucinto de realizadores que foram associados ao seu uso de câmeras específicas ao longo da História do Cinema, mencionando as possibilidades criativas propocionadas pelas câmeras de película 16mm à época das vanguardas documentaristas das décadas de 1950 e 1960 e o impacto cultural e financeiro dos filmes rodados em películas e sensores de grande formato até culminar na realização de longas-metragens e demais artes do vídeo filmadas com modelos de iPhone. Sugere um paralelo com os levantamentos de Alexander Astruc em seu ensaio acerca da “Caméra-stylo” e a democratização do cinema como meio de expressão a partir das possibilidades do vídeo e cinema digital cujos avanços são mencionados a partir de revisões bibliográficas dos estudos de Cláudia Maria Queiroz Lambach em seu acompanhamento da evolução dos movimentos do “cinema de bolso”/”smartphone filmmaking” em expansão nas duas últimas décadas. A pesquisa dedica-se em listar alguns exemplos de obras cinematográficas e audiovisuais que utilizaram o iPhone como dispositivo de filmagem, começando pelo documentário “Procurando Sugar Man” (2012) e, daí, partindo para a descrição analítica de curtas-metragens internacionais como “Détour” (Michel Gondry, 2017), “Snow Steam Iron” (Zack Snyder, 2017) e “Life Is But A Dream” (Park Chan-wook, 2022), comparando o estilo de cada cineasta ao utilizar o referido equipamento em comparação com suas obras prévias. Discorre ainda sobre o vídeo musical “Stupid Love” (2020), da cantora Lady Gaga, argumentando acerca da maquinaria envolvida na realização de tais obras fazendo recortes de artigos jornalísticos e de demais veículos de imprensa, incluindo depoimentos de seus realizadores encontrados nestes. Concentra-se, em sua última parte, nos longas-metragens do diretor Sean Baker e nas possibilidades cinematográficas de autoria a partir das imagens obtidas pelos modelos de iPhone aplicados na produção e a repercussão das narrativas de “Tangerine” (2015) e de “Projeto Flórida” (2018) entre a crítica especializada, com destaque para os textos de Luiz Zanin Oricchio acerca das obras mencionadas realizadas por Baker.

Bibliografia

    BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Tradução: Luis Carlos Borges. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

    LAMBACH, Cláudia Maria de Queiroz. Le cinéma de poche: les enjeux et les usages (2005/2015). Thèse (Doctorat en École Doctorale 267 – Arts et Médias) – Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Paris, p. 569, 2018.

    SCHLESER, Max. Smartphone Filmmaking: Theory and Practice. Nova York: Bloomsbury Academic, 1 ed., 2021.

    DÉTOUR. Direção de Michel Gondry. França, 2017. (11 min.), Digital, son., color.

    LIFE is But a Dream. Direção de Park Chan-wook. Coreia do Sul: Moho Film, 2022. Digital (21 min), son., color.

    PROCURANDO Sugar Man. Direção de Malik Bendjelloul. Suécia, Reino Unido, Finlândia: Red Box Films, 2012. Digital (86 min), son., color.

    SNOW Steam Iron. Direção de Zack Snyder. EUA, 2017. (4min.), Digital, son., color.

    TANGERINE. Direção de Sean Baker. EUA: Magnolia Pictures, 2015. (88 min.), Digital, son., color.