Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Luiz Felipe Rocha Baute (UNICAMP)

Minicurrículo

    Luiz Felipe Baute é doutorando em Multimeios na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre os gêneros cinematográficos e suas relações socioculturais.

Ficha do Trabalho

Título

    Panorama das formações do filme de crime contemporâneo

Formato

    Presencial

Resumo

    Por meio da exposição de diferentes produções nacionais e regionais dos gêneros de crime no cinema e audiovisual, propõe-se uma análise das formações do filme de crime contemporâneo à luz da perspectiva dos sistemas-mundo. Orientada por estudos do cinema transnacional e da crítica cultural materialista, a apresentação delimitará o centro, a semiperiferia e a periferia do filme de crime, de modo a investigar o desenvolvimento social e estético deste gênero nos dias de hoje.

Resumo expandido

    Nesta apresentação serão discutidas e analisadas as formações genéricas do filme de crime contemporâneo a partir da perspectiva dos sistema-mundo e de estudos do cinema transnacional e da crítica cultural materialista. A exposição contará com o breve exame de obras do centro hollywoodiano, de semiperiferias provenientes de cinemas nacionais e regionais variados e de apontamentos acerca de uma periferia do filme de crime. O objetivo deste trabalho é delinear procedimentos metodológicos e apresentar resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado em andamento.
    A terminologia de filme de crime está sendo utilizada pois as suas convenções genéricas audiovisuais foram originadas no cinema, não obstante seu emprego em obras destinadas à televisão e à internet posteriormente. Além disso, destaco que diferentes tipologias das narrativas de crime, associados ao detetivesco, às histórias de gângsters e aos thrillers de suspense, serão consideradas como variações de uma mesma matriz genérica (NEALE, 2000, p. 65). Levando em conta que formações genéricas são constituídas a partir de convenções estabelecidas entre um número expressivo de obras e de um público espectador, defendo que produções desenvolvidas por meio destas categorizações sedimentaram a composição do filme de crime moderno e contemporâneo nos EUA, assim como promoveram o desenvolvimento de ciclos tanto em Hollywood quanto em cinematografias nacionais variadas (ALTMAN, 1999, p. 60-61).
    Em paralelo à categorização do gênero, o uso da perspectiva dos sistemas-mundo, formulada por Immanuel Wallerstein (2004) e adaptada por Franco Moretti (2013) para o estudo no campo das artes, permitirá analisar de modo acurado o caráter heterogêneo — apesar de sua matriz compartilhada — das formações ao redor do globo. Em função de sua abrangência, a perspectiva auxilia, também, no estudo de movimentos referentes à atuação e ao desenvolvimento de formações genéricas oriundas de contextos socioculturais distintos. Almeja-se, desse modo, examinar de que maneiras diferentes cinematografias formam e informam a produção contemporânea deste gênero, considerando que seus processos artísticos “devem ser entendidos como conectados a e governados por uma lógica sócio-histórica de combinação, e não como contingentes assistemáticos” (WREC, 2020, p. 35). É importante ressaltar, entretanto, que a influência do sistema capitalista não é determinante, visto o relativo grau de autonomia do campo artístico. As notáveis diferenças entre cinematografias observadas a partir da perspectiva, resultantes dos embates entre campos muitas vezes opositores, demonstrarão as variações estilísticas a serem apresentadas.
    Por meio do exame de obras do centro, da semiperiferia e da periferia do filme de crime contemporâneo, serão comparados temas e tópicos, bem como diferentes composições estéticas presentes em produções influentes do gênero. De modo geral, a exposição debaterá, simultaneamente, tendências globais e obras específicas, de maneira a investigar a multiplicidade do filme de crime nos dias de hoje.

Bibliografia

    ALTMAN, R. Film Genre. Londres: BFI Publishing. 1999.
    BOURDIEU, Pierre. The Field of Cultural Production: Essays on Art and Literature. Nova Iorque: Columbia University Press. 1993.
    DENNISON, S. World cinema: as novas cartografias do cinema mundial. Campinas: Papirus. 2013.
    MILNER, A.; BURGMANN, J. Science Fiction and Climate Change: a sociological approach. Liverpool: Liverpool University Press. 2020.
    MORETTI, F. Distant Reading. Londres: Verso. 2013.
    SCHWARZ, R. As ideias fora do lugar. São Paulo: Companhia das Letras. 2014.
    SMITH, I. The Hollywood Meme: transnational adaptations in world cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2017.
    WALLERSTEIN, I. World-Systems Analysis: an introduction. Durham: Duke University Press. 2004.
    WILLIAMS, R. Marxism and Literature. Oxford: Oxford University Press, 1977.
    WReC. Combined and uneven development: towards a new theory of world-literature. Liverpool: Liverpool University Press. 2015.