Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Alessandra Souza Melett Brum (UFJF)

Minicurrículo

    Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do PPG em Artes, Cultura e Linguagens e colaboradora no PPG em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Autora do livro Hiroshima mon amour e a recepção da crítica no Brasil (Annablume, 2014) e coautora do livro Cinema em Juiz de Fora (Ed. UFJF, 2017). Coordena o projeto de extensão Cineclube Movimento e a pesquisa Minas é cinema, projetos do grupo de pesquisa CPCine: História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual.

Ficha do Trabalho

Título

    Os projetos de cinema da CSN para Volta Redonda/RJ.

Formato

    Presencial

Resumo

    Esta comunicação tem objetivo traçar um perfil preliminar dos projetos de cinema para a cidade de Volta Redonda/RJ pela Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. A construção do cinema consta desde o início do plano urbanístico da cidade operária da CSN planejado pelo arquiteto Attilio Corrêa Lima. Projeto do Estado Novo, a cidade de Volta Redonda é concebida como modelo de cidade a ser seguida no Brasil, com seus espaços de lazer inseridos na lógica da indústria.

Resumo expandido

    É com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, em 1941, que a cidade de Volta Redonda nasce pelas mãos engenheiro-arquiteto, urbanista e paisagista Attílio Corrêa Lima. Graduado pela Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e em urbanismo pela Sorbonne Université em Paris, muito dos seus projetos são fortemente influenciados pelo urbanismo francês. Neste plano urbanístico da cidade industrial que Attílio Lima concebeu, um cinema consta da sua planta original. Mas, antes de se concretizar o que se havia de fato planejado, a CSN construiu, na década de 1940, o Cine Santa Cecília (ARAÚJO, 2015). O Cine Santa Cecília era uma das poucas atrações de lazer para os operários da nascente cidade de Volta Redonda.
    É somente na década de 1950, com a expansão das atividades da CSN, que os principais projetos de lazer e cultura na cidade são efetivados e um novo plano de urbanização é posto em prática. Utilizando como uma das fontes para nossa análise, O Lingote, uma publicação oficial do Serviço de Imprensa (Serviço de relações públicas) da CSN, procuramos entender as ideias e o que estavam em jogo nos projetos de cinemas que aparecem como propostas da CSN para o lazer de seus operários na cidade na década de 1950. Dentre eles, destacamos um cinema projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes e o Cine 9 de abril do Clube dos Funcionários da CSN do arquiteto Glauco do Couto Oliveira e do projetista Ricardo Tommasi.

Bibliografia

    ARAÚJO, Fábio Salgado. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e as Políticas Sociais de Lazer para os trabalhadores: Os clube sociorrecreativos. Licere, Belo Horizonte, v. 18, n.3, set/2015.
    BÊDE, W. Volta Redonda na Era Vargas (1941-1964) História Social. Volta Redonda: SMC/PMVR, 2004.
    BRETAS, A. O Serviço de Recreação Operária (1943-1945): uma experiência do governo Vargas no campo do não-trabalho. Caderno Arquivo Edgard Leuenroth – esportes e trabalhadores, Campinas, v.16, n.28, p.149-174, 2010.
    LOPES, A. da C.. A Aventura da Cidade Industrial de Tony Garnier em Volta Redonda. 1993. 235f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993.
    MOREL, R. L. de M.. A Ferro e Fogo Construção e Crise da “Família Siderúrgica”, O Caso de Volta Redonda (1941-1968). 1989. 542f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Sociologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
    O LINGOTE. Jornal Quinzenal da CSN. Rio de Janeiro, 1953-1960.