Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Rosana de Lima Soares (USP)

Minicurrículo

    Professora livre-docente no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, com doutorado em Comunicação pela mesma Escola. Realizou pesquisa de pós-doutorado no King’s College London (2014/bolsista Fapesp) e no Programa de Investigación Postdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (2019/Clacso). Autora de “Sutileza e grosseria da exclusão nas mídias” (Alameda/Fapesp, 2020). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq).

Ficha do Trabalho

Título

    Representações e visibilidades juvenis em telerreportagens da TV Tupi

Mesa

    A memória construída pelos cinejornais e telerreportagens brasileiros

Formato

    Presencial

Resumo

    Este estudo busca analisar telerreportagens relacionadas às representações da juventude e das visibilidades juvenis veiculadas em telejornais da TV Tupi de São Paulo entre 1962 e 1974. Pretende-se, assim, empreender uma análise crítica dessas produções, investigando as políticas da representação, os regimes de visibilidade e as estratégias de reconhecimento dos jovens e das culturas juvenis nos chamados “discursos referenciais” presentes em narrativas audiovisuais do período tratado.

Resumo expandido

    A comunicação busca apresentar um primeiro mapeamento de telerreportagens relacionadas às representações e visibilidades juvenis veiculadas em telejornais da TV Tupi de São Paulo entre 1962 e 1974. Pretende-se, assim, empreender uma análise crítica dessas produções, investigando as políticas da representação, os regimes de visibilidade e as estratégias de reconhecimento dos jovens e das culturas juvenis nos chamados “discursos referenciais” presentes em narrativas audiovisuais. A pesquisa se faz de modo transdisciplinar, incluindo os campos da história, da comunicação, dos estudos culturais, das teorias do discurso e do audiovisual, estabelecendo como centrais as seguintes categorias analíticas: enunciação, narrativa e discurso; crítica de mídia, estigmas sociais e juventudes; cultura audiovisual, documentário e reportagem. Ainda que não esteja voltada para a análise comparativa entre cinejornais e telerreportagens, ressaltamos importância de se considerar as interrelações entre cinema e televisão no período demarcado, reconhecendo sua importância no estabelecimento de parâmetros analíticos nos quais compreender a cultura audiovisual, na qual discursos e narrativas diversas dialogam com formas presentes em material impresso, sonoro e visual. A própria noção de “grande imprensa” referida no projeto principal se coloca nessa direção, ou seja, de que ela engloba não apenas os meios de comunicação em formato impresso, mas também o rádio, o cinema e a televisão. Reitera-se, assim, o caráter estratégico da criação, circulação e distribuição de imagens, seja em forma de filmes, vídeos, áudios ou conteúdos digitais, estimulando a reflexão teórica, a análise histórica e a investigação crítica das mídias. Tendo como objeto empírico as edições dos telejornais da TV Tupi integrantes do “Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi” e disponíveis por meio Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira (BCC), as telerreportagens apresentam uma multiplicidade de acontecimentos significativos e de grande repercussão, incluindo os que interessam à temática específica deste estudo. A partir da catalogação no acervo, destacam-se os seguintes eixos temáticos: escola, estudantes, estudantes secundaristas, universidade, movimento estudantil, colégio Fernão Dias, congresso da UNE, USP, PUC, filosofia, direito; racismo, discriminação racial, negros, mulheres, crianças, jovens, juventude; cultura, rap, moda, concursos de misses, futebol; passeatas, protestos, manifestações, confronto, polícia, repressão, terroristas, sequestradores; política, greve, maio de 68. As categorias e eixos inserem-se em um protocolo metodológico mais amplo que pretende estabelecer, ao final das análises, possibilidades para se pensar as relações entre história e construção da memória; imagens e imaginário; fatos e relatos, referencialidade e ficcionalidade; pactos de leitura e contratos comunicacionais; construção da realidade e efeito de real, dialogando com autores de referência para cada um desses conceitos.

Bibliografia

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