Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Osvaldo Bruno Meca Santos da Silva (UFPR)

Minicurrículo

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a pesquisa Móveis CIMO S.A: história, design e cinema (1940-1950). Bolsista CAPES – PROEX. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP). Graduado e Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Ficha do Trabalho

Título

    As poltronas de cinema Móveis CIMO S.A.: exibição, design e imprensa

Formato

    Presencial

Resumo

    A proposta dessa comunicação é analisar as relações da Móveis CIMO S.A. com o mercado exibidor cinematográfico durante as décadas de 1940 e 1950 na cidade de São Paulo (SP), em uma perspectiva da criação e desenvolvimento de redes de comercialização que contribuíram para a construção de salas de cinema como um negócio que dependia de diversos fornecedores e emprego de tecnologia, a partir de um conjunto de anúncios publicitários da Móveis CIMO S.A. no Semanário Cinematográfico Cine-Repórter.

Resumo expandido

    A Móveis CIMO S.A. foi uma empresa brasileira fundada em 1913 no município de Rio Negrinho (SC). A partir de 1921 iniciou sua produção de mobiliário para salas de cinema, tornando-se nas décadas seguintes a principal fornecedora desses equipamentos no Brasil, até meados da década de 1960. A proposta dessa comunicação consiste em analisar as relações da Móveis CIMO S.A. com o mercado exibidor cinematográfico durante as décadas de 1940 e 1950 na cidade de São Paulo (SP), em uma perspectiva da criação e desenvolvimento de redes de comercialização que contribuíram para a construção de salas de cinema como um negócio que dependia de diversos fornecedores e emprego de tecnologia. O pesquisador José Inácio de Melo Souza aponta que essas relações comerciais são aspectos importantes da análise da história da exibição, para além da questão da arquitetura e preservação, por exemplo. Assim, também observamos outros agentes que faziam parte dessa rede, como a imprensa – tanto no caráter informativo como publicitário. Nesse sentido é significativa a contribuição do Semanário Cinematográfico Cine-Repórter, publicação especializada em cinema (com notícias acerca das salas exibidoras, produtoras, novidades sobre filmes e sobre a profissionalização do campo), fundada por Antenor Teixeira na década de 1930, e que perdurou até 1964. A proposta desse levantamento de relações a partir das fontes, sobretudo de um conjunto de anúncios publicitários da Móveis CIMO S.A. presentes no Semanário Cinematográfico Cine-Repórter, tem o objetivo de compreender esse aspecto comercial do mercado exibidor cinematográfico, a partir de uma indústria específica e o modo como era publicizado. Além disso, a análise de anúncios publicitários de fornecedores também são fontes significativas para mapear salas de cinema e um conjunto de informações que a circundam (número de lugares, data de inauguração, rede de fornecedores, endereço, fotografias dos interiores).

Bibliografia

    FREIRE, Rafael de Luna. Cinephon: sobre como cinema sonoro impulsionou a fabricação de projetores cinematográficos no Brasil. Aniki, Lisboa, v. 5, n. 1, p. 105-125, 2018. Disponível em: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/357.
    SCHVARZMAN, Sheila. História e historiografia do cinema Brasileiro: objetos do historiador. Cadernos de Ciências Humanas–Especiaria, Ilhéus, v. 10, n. 17, p. 15-40, 2007. Disponível em: https://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/786.
    SOUZA, José Inácio de Melo. O cinema na cidade: algumas reflexões sobre a história da exibição no Brasil. MNEMOCINE. 2013. Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/index.php/cinema-categoria/24-histcinema/200-resenhafreire.
    _____. Salas de cinema e história urbana de São Paulo (1895–1930): o cinema dos engenheiros. São Paulo: SENAC, 2016.
    VIEIRA, João Luíz; PEREIRA, Margareth Aparecida Campos da Silva. Espaços de sonho: cinema e arquitetura no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Embrafilme, 1983.