Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Eduardo Victorio Morettin (USP)

Minicurrículo

    Professor da USP e diretor do CINUSP “Paulo Emilio”. É autor de “Humberto Mauro, Cinema, História” (SP, Alameda Editorial, 2013) e organizador, dentre outros trabalhos, de “A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 – 2005)” (SP, ECA/USP, 2020). É um dos líderes do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação bolsista PQ/CNPq, nível 2. Foi professor visitante do IHEAL da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2019).

Ficha do Trabalho

Título

    O maio de 68 nas telerreportagens da TV Tupi

Mesa

    A memória construída pelos cinejornais e telerreportagens brasileiros

Formato

    Presencial

Resumo

    A comunicação tem por objetivo examinar a representação dos protestos estudantis nas telerreportagens da TV Tupi exibidas em 1968, com especial ênfase nos eventos ligados ao maio de 68 francês. Com isso, discutiremos a construção histórica da política por meio da análise das imagens audiovisuais sobre a França e do discurso político elaborado por essa linguagem.

Resumo expandido

    A comunicação tem por objetivo examinar a representação dos protestos estudantis nas telerreportagens da TV Tupi exibidas em 1968, com especial ênfase nos eventos ligados ao maio de 68 francês. Com isso, discutiremos a construção histórica da política por meio da análise das imagens audiovisuais sobre a França e do discurso político elaborado por essa linguagem.
    Dos quase 200 mil rolos 16mm que compõem o Fundo TV Tupi na Cinemateca Brasileira, aproximadamente 180 mil são telerreportagens dos telejornais exibidos pela emissora. Além disso, um extenso conjunto de documentação textual traz os roteiros de locução das notícias nacionais e os originais encaminhados pelas agências de notícias internacionais. Digitalizados e disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais (BCC) temos: 22.789 roteiros, cerca de 350 mil páginas, e 6.400 mil telerreportagens, equivalente a 130 horas de imagens, aproximadamente 3,5% dos filmes depositados. O levantamento inicial aqui apresentado incide, portanto, sobre a pequena parcela dos materiais disponíveis para visionamento.
    Tendo em vista esse universo, localizamos no BCC cerca de 80 telerreportagens de 1968 que se referiam direta ou indiretamente ao tema da comunicação. Antes de tecermos algumas considerações sobre o material examinado, cabe ressaltar que, em sua grande maioria, não há indicação da companhia produtora, direção e empresa que cedeu as imagens, muito menos em qual telejornal a notícia foi vinculada, além de encontrarmos materiais sem indicação de data. Diversas telerreportagens não têm acompanhamento sonoro e poucas são as com locução original em português. Em outros casos, a locução original se perdeu, mas há trechos em que ouvimos o som tratado como ambiente, como é o caso de Manifestação de Protesto (1968/02/20, data abribuída, Código do filme: 14305-12).
    Nesta perspectiva, e considerando que no Brasil nos encontrávamos em plena ditadura militar e consequente censura aos meios de comunicação, é pouco provável que as matérias sobre o maio de 1968 na França tenham sido exibidas em sua integralidade. Tomamos aqui como referência o trabalho de Marcella Furtado Rodrigues (2021), que examinou parte do acervo da Globo Minas depositado no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte. A partir do contato com os rolinhos de 16 mm referentes à cobertura de eventos políticos os mais variados entre 1973 e 1980, como a vinda de presidentes à capital mineira ou os atos organizados pelo Movimento Feminino pela Anistia, a autora pode averiguar tanto o que foi exibido, quanto o que foi cortado, dimensão que importa em nosso projeto. Além disso, ao cotejar os relatos trazidos pela imprensa escrita com as telerreportagens, Rodrigues conseguiu precisar o que no material televisivo por vezes era lacunar, sendo a ausência de locução muitas vezes decisiva na dificuldade de compreensão destas imagens.
    A cobertura quase diária, que mostra as diferentes manifestações que ocuparam as ruas de Paris e Lyon, estava à disposição dos jornalistas dos diferentes programas televisivos da TV Tupi. Se exibidas ou incorporadas como imagens de fundo, sobrepostas a comentários, em telejornais da época, elas constroem a sua leitura do evento, importando em nosso projeto estabelecer seus sentidos bem como sua estrutura discursiva.
    A grande quantidade de telerreportagens sobre o evento maio de 1968 permite que a relação com o contexto político da ditadura seja explicitada nas escolhas feitas em relação ao que exibir e como mostrar. Pretendemos, ao mapear a representação da política e cultura francesas no período indicado pelo subprojeto, entender as diferentes formas de lidar com essas imagens, considerando o período anterior à ditadura e os projetos políticos em pauta.

Bibliografia

    ARCHANGELO, R. Imagens da Nação. Política e prosperidade nos cinejornais Notícias da Semana e Atualidades Atlântida (1956-1961). Tese de Doutorado em História Social (USP). SP, 2015.
    BASTIAN, J. Pesquisa de memória / pesquisa arquivística, In: GILLILAND, A.; MCKEMMINSH, S.; LAU, A. (orgs.) Pesquisa no Multiverso Arquivístico. Salvador: 9Bravos, 2019, p. 261-280.
    MACHADO, A. Acompanha: complemento nacional, In: Polímica – Revista Semestral de Crítica e Criação nº 1, novembro 1979, p.33-38.
    NAPOLITANO, M. O golpe de Estado (1964) no Brasil visto por um cinejornal soviético, Fotocinema – Revista Científica de Cine y Fotografía, nº 20, jan. 2020, p.29-54.
    RODRIGUES, M. Poder e resistência em telerreportagens da Globo Minas (1973 – 1980) presentes no acervo do MIS BH. Tese de doutorado em Meios e Processos Audiovisuais (USP). SP, 2021.
    SOUZA, J. Trabalhando com cinejornais: relato de uma experiência. História: Questões & Debates, v. 20, n. 38, jan/jun. de 2003.