Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    RENATO TREVIZANO DOS SANTOS (USP)

Minicurrículo

    Renato Trevizano dos Santos é Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA-ECA-USP), com pesquisa sobre monstruosidades, fantasmagorias e santidades no cinema queer. Bacharel em Audiovisual pela ECA-USP, foi curador de mostras cinematográficas no CINUSP Paulo Emílio entre 2016 e 2018. É autor do livro de poemas “Mágicas dores mínimas” (2022, editora Urutau).

Ficha do Trabalho

Título

    Horror cuir e pornografia nos filmes de zumbis de Bruce LaBruce

Seminário

    Tenda Cuir

Formato

    Presencial

Resumo

    O trabalho analisa dois filmes do cineasta canadense Bruce LaBruce: Otto; or, Up with Dead People (2008) e LA Zombie — Hardcore (2010). A partir deles, elaboramos reflexões sobre horror cuir e pornografia, recorrendo a teóricos do cinema e de outros campos, como a filosofia, a história e a literatura.

Resumo expandido

    A partir de Otto; or, Up with Dead People (2008) e LA Zombie — Hardcore (2010), dois longas-metragens dirigidos por Bruce LaBruce, observamos aspectos do horror inscritos nos corpos cuir dados a ver nesses “filmes de zumbis”. Jogando com convenções da indústria pornográfica gay (com recurso ao star-system, aos enquadramentos convencionais, à teleologia narrativa do gozo etc.), LaBruce negocia também com seus limites: emergem expressões escatológicas, sanguinolentas e repugnantes — mas também filosófico-existenciais — em meio aos gestos de felação e penetração, a qual se dá por orifícios os mais imprevistos. Desejamos problematizar a mostração dos corpos nos filmes, especialmente pelo padrão de beleza majoritariamente branco e magro/musculoso que eles evocam, elucubrando sobre até que ponto LaBruce o questiona ou o reitera. Como aporte bibliográfico, recorremos a textos sobre o horror queer (BENSHOFF, 1997; VALLESE, 2022; WALDRON, 2022), e também sobre outros aspectos do horror (KRISTEVA, 1984; CARROLL, 2004; CREED, 2007; COHEN, 1996; WEINSTOCK, 2020) e da pornografia (WILLIAMS, 1999, 2004; PRECIADO, 2014). A respeito de Bruce LaBruce em específico, há textos reunidos em coletâneas sobre o New Queer Cinema (NAGIME; MURARI, 2015) e o cinema explícito (GERACE, 2015), bem como livros sobre o queercore (NAULT, 2019), movimento encabeçado por LaBruce nos anos 1980, e, por fim, escritos do próprio autor (LABRUCE, 2020).

Bibliografia

    BENSHOFF, H. M. Monsters in the closet: Homosexuality and the Horror Film. 1997.
    ______. A Companion to the Horror Film. 2014.
    CARROLL, N. The Philosophy of Horror: Or, Paradoxes of the Heart. 2004.
    ______. The Nature of Horror. The Journal of Aesthetics and Art Criticism. 1987.
    COHEN, J. J. Monster Theory: Reading Culture. 1996.
    CREED, B. The Monstrous-Feminine. 2007.
    GERACE, R. Cinema explícito. 2015.
    KRISTEVA, J. Powers of Horror. 1984.
    LABRUCE, B. Porn Diaries: How to succeed in Hardcore without really trying. 2020.
    NAGIME, M.; MURARI, L. New Queer Cinema. 2015.
    NAULT, C. Queercore. 2019.
    PRECIADO, P. Entrevista con Paul B. Preciado: Posporno/excitación disidente. Parole de Queer. 2014.
    VALLESE, J. It Came from the Closet: Queer Reflections on Horror. 2022.
    WALDRON, A. Queer Screams: A History of LGBTQ+ Survival Through the Lens of American Horror Cinema. 2022.
    WEINSTOCK, J. A.. The Monster Theory Reader. 2020.
    WILLIAMS, L. Hard Core. 1999.
    ______. Porn Studies. 2004.