Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Juliana Muylaert Mager (LABHOI-UFF)

Minicurrículo

    Juliana Muylaert é Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo pesquisa sobre festivais brasileiros de cinema documentário e etnográfico, com bolsa da FAPERJ. É uma das fundadoras do Grupo de Pesquisa de Festivais Audiovisuais: histórias, práticas e políticas, registrado no CNPq. Suas publicações se dedicam às relações entre história e cinema, particularmente, à história dos festivais audiovisuais brasileiros.

Ficha do Trabalho

Título

    Circuitos sociais do cinema etnográfico no Brasil: mostras e festivais

Seminário

    Festivais e mostras de cinema e audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    Esse trabalho se dedica a apresentar os resultados parciais da pesquisa “Cinema, circuitos sociais e usos do passado: escrita videográfica, filme etnográfico e documentário em festivais”, em desenvolvimento no Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. Partindo de um panorama inicial das mostras e festivais brasileiros dedicados ao filme etnográfico e documentário nos anos 1970 e 1980, o trabalho se volta para a trajetória da Mostra Internacional do Filme Etnográfico (1993-2013).

Resumo expandido

    Desde os anos 1970, é possível identificar a presença de mostras de cinema voltadas para o cinema etnográfico no Brasil. Os primeiros desses eventos foram contemporâneos formação dos subcircuitos internacionais de festivais ligados à Antropologia Visual (Vallejo, Peirano, 2017), aos quais estiveram mais ou menos integrados.
    No presente trabalho, buscamos traçar um panorama dessas experiências dos anos 1970 e 1980, que antecederam a criação da Mostra Internacional do Filme Etnográfico, em 1993.
    A partir desse quadro inicial, nos dedicaremos à análise da experiência da Mostra Internacional do Filme Etnográfico, a partir dos resultados parciais da pesquisa, procurando localizar a trajetória da mostra em meio ao processo de consolidação da Antropologia Visual (Eckert; Carvalho da Rocha, 2016; Monte-Mór, 2004), ao crescimento dos festivais nos anos 1990 (Leal, Mattos) e à formação de subcircuitos para o filme etnográfico e o documentário – cujas redes encontram muitas interseções (Vallejo, 2021; Peirano, 2017).
    Criada por Patrícia Monte-Mór e José Inácio Parente, a Mostra teve 16 edições ao longo de vinte anos, realizadas na cidade do Rio de Janeiro, primeiramente no Centro Cultural Banco do Brasil e, depois de 1996 no Museu do Folclore. Estabelecendo elos entre a antropologia e o cinema, foi um dos eventos pioneiros no processo de especialização dos festivais brasileiros ligados ao documentário nos anos 1990.
    Nossa análise do percurso histórico do festival não se separa da discussão do processo de pesquisa, seja na dimensão metodológica, que envolve o trabalho com arquivos, a realização de entrevistas e seus desafios; teórica, abrangendo o uso dos conceitos (festival, filme etnográfico, documentário) e discussões da antropologia visual; ou ainda historiográfica, incluindo questões da historicidade dos eventos e das fontes abordadas.
    Nesse sentido, nossa leitura se volta para pensar as particularidades dos festivais etnográficos na América Latina (Peirano 2017; Chávez Carvajal, 2017) e, especificamente no Brasil, procurando valorizar sua contribuição para a história (transnacional) do fenômeno festivaleiro e seus subcircuitos.

Bibliografia

    Chávez Carvajal, Hugo. Circulación y distribución de cine etnográfico en América Latina. Universitas, Ano XV, no 27, 2017, p.19-43.
    Melo, Izabel. Cinema, circuitos culturais e espaços formativos: novas sociabilidades e ambiência na Bahia (1968-1978). Salvador: EDUNEB, 2022, 250 p.
    Monte-Mór, Patrícia. No garimpo do nitrato. A experiência da Mostra Internacional do Filme Etnográfico. In: Moreira Leite, Miriam; Feldman-Bianco, Bela. Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 2004, p.143–58.
    Peirano, María Paz. Ethnographic and indigenous film festivals in Latin America. In: Vallejo, Aida; Peirano; María Paz. Film Festivals and Anthropology. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2017, p. 73-88.
    Vallejo, Aida; Peirano, María Paz, (Ed.) Film Festivals and Anthropology. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2017, 363 p.