Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Belisa Brião Figueiró (UFSCar)

Minicurrículo

    Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade, na mesma instituição. Autora do livro Coprodução de Cinema com a França: Mercado e Internacionalização (Editora Senac São Paulo, 2018). É professora do Centro Universitário Barão de Mauá.

Ficha do Trabalho

Título

    O cinema brasileiro no Festival de Cannes (1949-2017)

Seminário

    Festivais e mostras de cinema e audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    Esta comunicação apresenta alguns dos principais resultados da pesquisa de doutorado que investigou as políticas cinematográficas voltadas para a difusão e a promoção dos filmes no Festival de Cannes, por meio de um estudo comparativo e histórico, no período de 1949 a 2017. Para isso, foi realizado um levantamento dos longas-metragens majoritários brasileiros selecionados para a Competição Oficial, Quinzena dos Realizadores, Semana da Crítica, Um Certo Olhar e sessões especiais.

Resumo expandido

    O alcance aos festivais internacionais de cinema é uma aspiração constante de muitos dos mais importantes cineastas brasileiros desde a criação dos primeiros eventos na Europa do pós-guerra, e se mantém na atualidade como o principal meio de promoção e difusão dos longas-metragens, especialmente dos chamados filmes de autor ou de arte e ensaio.

    Historicamente, o Festival de Cannes foi aquele que não apenas concentrou as transições vividas pelos maiores eventos, mas principalmente o que protagonizou tais renovações, servindo de palco e coxia para as reformas que se pretendia implementar nas diferentes épocas, atraindo as atenções para as tendências que buscava criar.

    Nesse sentido, participar de um festival dessa envergadura significa entrar para a arena dos principais cineastas internacionais e ter o seu filme comparado aos demais concorrentes e apreciado por um júri e um público especializado, cuja recepção e eventual premiação determinarão a carreira não apenas do seu realizador, mas também da própria obra, visto que a vitrine de Cannes poderá abrir ou fechar as portas para exibições em outros festivais menores e no circuito comercial de salas, no Brasil e no exterior.

    Partindo dessas premissas, esta pesquisa mapeou os longas-metragens majoritários brasileiros selecionados pelas diferentes mostras do Festival de Cannes, entre 1949 e 2017, buscando compreender: em quais momentos existiram políticas cinematográficas brasileiras de internacionalização que apoiaram a seleção, a promoção e a difusão dos filmes no Festival de Cannes? Ao mesmo tempo, quais eram as condições desse apoio? E quando não havia apoio direto por parte dos diferentes governos, como os cineastas chegavam ao festival francês?

    Para esta comunicação, serão apresentados alguns dos principais resultados desta pesquisa de doutorado, com foco nas comparações possíveis a partir dos filmes brasileiros exibidos no Festival de Cannes nas últimas sete décadas, analisando as especificidades políticas, econômicas, tecnológicas, narrativas e de recepção, em diferentes períodos. À vista disso, serão detalhados os dados encontrados a respeito das obras escolhidas pela Competição Oficial, Quinzena dos Realizadores, Semana da Crítica, Um Certo Olhar, e sessões especiais, em cada um desses momentos, buscando demonstrar os impactos das ações – ou inações – dos diferentes governos nas políticas de internacionalização voltadas para a promoção e difusão em Cannes.

Bibliografia

    AMANCIO, Tunico. Sob a sombra do Estado: Embrafilme, política e desejo de indústria. In: RAMOS, Fernão; SCHVARZMAN, Sheila. (org.). Nova história do cinema brasileiro. vol. 2. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. p. 290-321.

    AUTRAN, Arthur. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. São Paulo: Hucitec Editora, 2013.

    FIGUEIRÓ, Belisa. Coprodução de cinema com a França: mercado e internacionalização. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2018.

    OSTROWSKA, Dorota. Making film history at the Cannes film festival. In: VALCK, Marijke de; KREDELL, Brendan; LOIST, Skadi. (org.). Film Festivals: History, Theory, Method, Practice. Londres e Nova York: Routledge, 2016. p. 18-33.

    THÉVENIN, Olivier. Le Festival de Cannes et la montée du cinéma d’auteur à l’ère de la mondialisation. Loisir et Société/Society and Leisure, n. 44:1, 2021.

    VALCK, Marijke de. Film festivals: History and theory of a European phenomenon that became a global network. Universiteit van Amsterdam, 2006.