Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva (UFF)

Minicurrículo

    Tunico Amancio é professor titular aposentado na UFF, doutor em Cinema pela USP. Publicou O Brasil dos gringos e Artes e manhas da EMBRAFILME em 2000 e as coletâneas Brasil-México: aproximações cinematográficas (2011) e Argentina-Brasil no cinema (2014), assim como artigos em livros e revistas nacionais e internacionais. Atualmente é membro do PPGCINE/UFF. Foi vice Presidente da SOCINE entre 2013/2015

Ficha do Trabalho

Título

    A terra é redonda – Erasmus Mundus e as fronteiras do conhecimento

Formato

    Presencial

Resumo

    Três egressos de universidades brasileiras participam do Programa ERASMUS MUNDUS, de mobilidade acadêmica internacional. Sua experiência, vivida em três diferentes países, dá conta do amplo interesse pelo universo audiovisual e por diferentes perspectivas e modos de operação acadêmicas em sua formação. O trabalho pretende estudar e relacionar os documentos gerados por essas três trajetórias.

Resumo expandido

    Uma experiência de intercâmbio de saberes vivida por três estudantes do Brasil em países europeus é a base para se pensar alguns dos caminhos do Programa Erasmus Mundus. Criado em 2004, ele pretende permitir a mobilidade acadêmica internacional de estudantes do ensino superior. Financiado pela Comissão Europeia e organizado pela Agência Europeia de Educação e Cultura (EACEA), o Programa , na ótica de um de seus apoiadores, procura aumentar o emprego entre os jovens, fomentar a formação em novas competências, encorajar os jovens a participar na vida da União Europeia, apoiar a inovação e a cooperação entre países, reduzir o abandono escolar e fomentar a mobilidade no estrangeiro. Uma ampla agenda que vai ser verificada nos relatos desses três participantes.
    Eles são um egresso de cinema da UFF, uma formada em jornalismo pela ESPM- SP e uma terceira aluna saída da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR).
    A título indicativo, lembramos que a pesquisa do mestrado envolveu três trabalhos: um curta metragem, realizado de forma coletiva, o desenvolvimento de um projeto de longa-metragem e uma dissertação na área específica do estudante.
    Através de seus relatórios de atividades e outros documentos gerados, vamos comparar sua atuação nas aulas, visando discutir os currículos e os indicativos para sua produção cinematográfica. O trabalho pretende colocar em perspectiva as metodologias de aprendizado utilizadas pelas universidades europeias.

Bibliografia

    https://irihs.ihs.ac.at/id/eprint/5578/1/ihs-report-2020-terzieva-unger-erasmus-mundus-joint-master-graduate-impact-survey.pdf
    https://trepo.tuni.fi/bitstream/handle/10024/94384/gradu01707.pdf?sequence=1&isAllowed=y
    Relatórios dos três estudantes