Trabalhos aprovados 2023

Ficha do Proponente

Proponente

    Maria Fernanda Riscali de Lima Moraes (ESPM -SP)

Minicurrículo

    Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, é diretora de fotografia e docente na graduação de Cinema e Audiovisual da ESPM-SP. É membro do grupo de estudos Cinematografia, Expressão e Pensamento e do Grupo de Estudos Cromáticos da ECA/USP, com o qual publicou conjuntamente o livro Reflexões sobre a cor (Martins Fontes, 2021). Desenvolve pesquisa sobre cor, cinema e cinematografia.

Ficha do Trabalho

Título

    Redemoinho e o “enquadradar” de Walter Carvalho

Seminário

    Estética e plasticidade da direção de fotografia

Formato

    Presencial

Resumo

    Esta pesquisa analisa o modo como Walter Carvalho cria as imagens do filme Redemoinho (2016), de José Luiz Villamarim, a partir de um procedimento chamado por ele de “enquadradar”, ou seja, colocar a imagem em quadrados.

Resumo expandido

    A luz é a matéria prima do fotógrafo e Walter Carvalho, durante muito tempo, teve uma fidelidade à luz. Achava que a luz fazia tudo, e por isso, dava muita importância à colocação dos refletores, um processo que segundo ele, era doloroso e demorado. Até que entendeu que o mais importante em seu trabalho era o ato de enquadrar, chamado por ele de “enquadradar”, colocar em quadrados. A partir de Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles, ao pensar na triangulação entre a bolandeira, a casa dos Breves e a casa da rapadura, Walter intuitivamente começou a dar mais importância ao quadro do que à luz. Esse processo passou por todos os seus filmes e culminou em Redemoinho (2016), de José Luiz Villamarim, quando entendeu que não deveria colocar os objetos no quadro, pois o quadro não manda no objeto, o objeto é quem manda no quadro. “Enquadradar“ significaria, portanto, ser olhado pelo objeto. O presente trabalho analisa a fotografia de Redemoinho sob a perspectiva do “enquadradar” proposto por Walter Carvalho.

Bibliografia

    AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus. 2004.
    BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz. Campinas: Papirus, 2008.
    BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Papirus, 2013.
    DIDI-HUBERMAN. Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
    MORAES, Maria Fernanda Riscali de Lima. O cinema do diretor de fotografia: traços estilísticos em Walter Carvalho. 2020. 253f. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
    NORONHA, Danielle. Walter Carvalho, ABC, conta sobre o trabalho no filme Redemoinho. Disponível em: . Acesso em: 07 abr 2023.