Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Maria Amália Borges Cursino de Freitas Arruda (PPRER CEFET/RJ)

Minicurrículo

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET/RJ, na linha de pesquisa “Repertórios artísticos e culturais na construção de identidades étnico-raciais”. Comunicóloga, publicitária, cofundadora e Diretora Executiva e de Conteúdo do Pretaria.Org | Coletivo Pretaria. Coordenadora externa do Projeto de Extensão “A Era dos Dados e a Representatividade Negra na Comunicação” na ECO/UFRJ. Editora e colunista do Coletivo Pretaria. Colunista Roça Nova Editora.

Ficha do Trabalho

Título

    “The Heart Part 5”: deepfake e masculinidades negras nas Américas

Formato

    Remoto

Resumo

    Este painel tem como objetivo dissecar as camadas líricas e imagéticas presentes na linguagem videoclíptica de “The Heart Part 5”, do rapper estadunidense Kendrick Lamar, a partir da incorporação de técnicas digitais / algotítmicas – deepfake – como reveladoras de uma “cultura” ora constitutiva, ora destrutiva, ora subversiva de Masculinidades Negras Afrodiaspóricas, na intenção de produzir sentidos afrofuturistas no audiovisual localizados na experiência do homem negro nas Américas.

Resumo expandido

    Kendrick Lamar, em “The Heart Part 5”, oferece sua perspectiva lírica-narrativa, oferecendo o próprio corpo enquanto simulacro de masculinidades negras em suas diversas manifestações subjetivas, traduzindo o largo espectro de representações de homens negros diante de suas complexas diferenças, bem como de seus destinos comuns, desde o norte rasgando até o sul deste continente, onde o mais longevo projeto brancocrático é o de ser moinho de gente preta. De Guerreiro Ramos a Rolf Malungo de Souza, passando por Frantz Fanon e Achille Mbembe, dentre tantos outros intelectuais e autores que se debruçam em reflexões que atravessam a flecha do tempo, desde o mais nefasto evento contra a humanidade, o sequestro atlântico, mais conhecido como tráfico negreiro; passando pelo período de intensas tensões por liberdade, tanto nos Estados Unidos da América quanto no Brasil – último país do hemisfério ocidental a abolir a escravização de mulheres, homens e crianças negros; chegando ao período pós-abolição: Jim Crow e Direitos Civis, nos EUA / Movimento Abolicionista e Movimento(s) Negro(s), no Brasil e; o colonialismo técnico-molecular, o necro-neoliberalismo ditando o ritmo da manutenção, da cristalização das estereotipias e imaginários construídos para (des)qualificar e localizar desfavoravelmente os corpos de homens negros nas Américas, inclusive sob o ponto de vista do racismo algorítmico na contemporaneidade, em que homens negros não são lidos com a devida acuidade pelas fórmulas de identificação facial, como em vídeos de câmeras de segurança; além dos equívocos encarcerantes e mortíferos produzidos pelos “racismos analógicos” – fotos 3×4 que surgem tal qual geração espontânea em delegacias de polícia ou retratos falados e identificação visual racialmente assimétricos, que homogeinizam rostos e corpos entendidos como não dignos de justiça ou humanidade enquanto vivem seus cotidianos. O audiovisual, em chave decolonial, descolonizadora e afrofuturista, como no videoclipe objeto de análise deste painel, se propõe a escancarar portais dentro, fora e além das telas, com a ideia de (re)invenção do mundo em que se reverberem as potências de deslocamento, legitimação e restituição das individualidades e coletividades negras masculinas através das imagens e das técnicas digitais que (inter)mediam a noção de tempo, espaço e verdade.

Bibliografia

    FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas / Frantz Fanon ; tradução de Renato da Silveira. Salvador : EDUFBA, 2008.
    HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
    MBEMBE, Achile. Crítica da Razã o Negra. Traduçã o Marta Lança. Lisboa: Antiqua, 2014.
    HOOKS, bell. Olhares Negros: Raça and Representação / bell hooks; tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.
    RESTIER, Henrique. SOUZA, Rolf Malungo. Diálogos Contemporâneos sobre Homens Negros e Masculinidades / organizado por Restier, Henrique e Souza, Rolf Malungo – São Paulo : Ciclo Contínuo Editorial, 2019.