Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Sheila Schvarzman (UAM)

Minicurrículo

    Sheila Schvarzman é doutora em história social e pós doutora em Multimeios pela Unicamp. Professora do PPGCOM UAM, é co-organizadora com Fernão Ramos da Nova História do Cinema Brasileiro. Sesc, 2018, entre outras publicações e artigos.

Ficha do Trabalho

Título

    O Streaming como salvador da pátria

Seminário

    Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência

Formato

    Presencial

Resumo

    O streaming, dizem profissionais da área, está salvando a indústria audiovisual brasileira. diante da crise da produção devido à pandemia, ao corte das políticas públicas federais e da crise econômica do país. Ao acompanhar a produção de filmes brasileiros de grande público, é necessário migrar o olhar nessa direção. Procuramos aqui observar características marcantes de produções, gêneros, e hibridações com outras mídias, tão fortes na atualidade, e definidoras de grande parte dessa produção.

Resumo expandido

    O streaming é na atualidade, o lugar onde se exibe e em muitos casos é também um co-produtor essencial do audiovisual brasileiro, conforme o título dessa apresentação, que cita artigo de O Globo (25.5.2022). Frente às dificuldades e à negação de investimento na cultura e no cinema brasileiros, as plataformas vêm “sustentando” a indústria (Furtado, 2022). Essa parceria implica mudanças nos formatos: a preferência esmagadora por produções seriadas além de alguns filmes; numa estética hibrida que mescla várias mídias, vários dispositivos, temáticas atualizadas, ou reconstituições históricas acadêmicas e bombásticas, temáticas infantis e juvenis, LGBT+, sobre mulheres, sobre negros e negras, comédias românticas, documentários jornalísticos espetacularizados, biografias, reality shows, aconselhamento de influencers, filmes de horror. Todos, em sua maioria, passam pelas mesmas hibridações midiáticas e processos intermidiáticos.
    Ora são o filme decorrente de uma série de sucesso na TV paga, ora é o filme do streaming ou do cinema que se torna o série na TV paga, são também conteúdos da web, do instagram, que viram série ou filme, se tornam memes. Podem ser um livro antigo como Poliana, estridentemente coloridos, numa midiatização incessante, globalizada, uma vez que esses conteúdos são elaborados em colaboração com consultores especializados, para que possam ser vendidos para inúmeros países ocidentais, orientais, árabes – e para comprovar basta ver o número de subtítulos de cada produção.
    Pode-se encontrar produções que acreditávamos ter interesse exclusivamente local, como De pernas para o ar ou O Candidado honesto, filmes brasileiros, em versão em coreana na Netflix. O elencar rápido dessas características já deixa ver que o processo tem seu preço., Seria isso seria a domesticação do cinema? – perguntava a revista Cahiers du Cinema em março de 2020 (momento em que começava a pandemia). De todo modo, como ponderou David Bordwell mais recentemente (22.5.2022), o streaming já se encontra “firmemente estabelecido como plataforma de distribuição e exibição”.
    É sobre alguns aspectos esse complexo processo, intensificado pela pandemia, que atinge o audiovisual brasileiro atual que vamos dedicar nossa apresentação, listando algumas características que é possível observar em produções brasileiras de plataformas como a Netflix, que detém hoje 30% do mercado brasileiro, a Prime Video e a Globoplay. Como são mulheres as head dessas plataformas, em geral com experiência em televisão aberta e cinema, e é possível encontrar a palavra diversidade em todas as apresentações que fazem, procuraremos observar se e como isso impacta as produções e o direcionamento dessas plataformas, no que tange aos filmes brasileiros produzidos, comprados ou em produção.

Bibliografia

    BORDWELL, David – Observations on film art – http://www.davidbordwell.net/blog
    When media became mangeable. 22/1.2022 http://www.davidbordwell.net/blog/2020/01/22/when-media-become-manageable-streaming-film-research-and-the-celestial-multiplex/
    Streaming media: all you can eat until it eats you http://www.davidbordwell.net/blog/2022/05/22/streaming-media-all-you-can-eat-until-it-eats-you/
    Cahiers du Cinema. Politique des streamers. N. 774, Mars 2020
    COUSIN, Capucine. Netflic &Cie. Les coulisses d´une (r)évolution, Paris: Armand Coulin, 2018
    Globo, O – streaming como salvador da pátria, O Globo, 2º. Caderno. 25.5.2022 https://oglobo.globo.com/cultura/streaming/noticia/2022/05/streaming-prepara-89-producoes-brasileiras-esta-sustentando-a-industria-diz-jorge-furtado.ghtml
    MEIGRE, Marcos; ROCHA, Simone – O mercado brasileiro na era do streaming: original Globo Play no novo ecossistema midiático audiovisual. IN Culturas Midiáticas, V. 13, N. 2 – JUL-DEZ/2020 –
    Acessos em 27.5.2022