Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Kamilla Medeiros do Nascimento (UFRJ)

Minicurrículo

    Mestranda em Comunicação e Cultura no Programa de Pós-graduação da ECO-UFRJ, sob orientação da Profa. Dra. Consuelo Lins, sua pesquisa parte da investigação da relação da obra de Eduardo Coutinho e o Nordeste brasileiro. Atua como cineclubista, curadora de mostras e festivais de cinema, realizadora audiovisual e representante discente no Conselho Deliberativo da SOCINE na gestão 2021-2023.

Ficha do Trabalho

Título

    Rosa abre caminhos em O Fim e o Princípio (2005), de Eduardo Coutinho

Seminário

    Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva

Formato

    Presencial

Resumo

    Este trabalho tem por objetivo abordar as reflexões de uma parte da pesquisa de mestrado em andamento sobre a relação do cinema de Eduardo Coutinho (1933-2014) com a região Nordeste. A partir do filme “O Fim e o Princípio”, de 2005, iremos analisar como o protagonismo feminino pode ser revisitado na obra do cineasta, tendo a personagem de Rosa, como recorte. Ela é uma espécie de arauto, portas e janelas se abrem ao seu chamado. Coutinho é o diretor, mas é Rosa quem conduz.

Resumo expandido

    Este trabalho tem por objetivo abordar reflexões de uma parte da pesquisa de mestrado em andamento sobre a relação do cinema de Eduardo Coutinho (1933-2014) com a região Nordeste. Não por acaso, há exatos 60 anos, em abril de 1962, o então jovem cineasta, recém chegado de Paris, retorna ao Brasil e se envolve com o Centro Popular de Cultura da UNE, por onde pôde pisar em terras nordestinas pela primeira vez. Ali ocorreu o primeiro encontro decisivo com Elizabeth Teixeira, pouco tempo após o assassinato de João Pedro Teixeira, em Sapé-PB. Entre as décadas de 1960 e 2010, ou seja, no conjunto de sua obra, o interesse por essa região do país pode ser notado a partir de várias idas e vindas com os filmes, fossem eles documentários em sua maioria ou mesmo ficção, fossem para o cinema ou para a televisão, para isso podemos citar: “Cabra Marcado Para Morrer” (1964-84), “Faustão” (1971), “Seis dias em Ouricuri” (1976), “O pistoleiro de Serra Talhada” (1976), “Theodorico, o imperador do sertão” (1978), “Exu, uma tragédia sertaneja” (1979), “Os romeiros de Padre Cícero” (1994), “Peões” (2004), “O Fim e o Princípio” (2005), “A família de Elizabeth Teixeira (2014) e “Sobreviventes de Galileia” (2014). Feita a contextualização de onde a pesquisa parte, poderíamos listar inúmeras mulheres que se destacam nos filmes do diretor, a começar pela própria Elizabeth, mas o que de fato nos importa para esta apresentação, será a análise de Rosa, a Rosilene Batista, na época professora da alfabetização e voluntária da pastoral da criança, ela é uma das personagens centrais do longa-metragem “O Fim e o Princípio”, o qual encerra uma fase da obra de Coutinho. Dali em diante, iniciou-se um novo ciclo com filmes como “Jogo de Cena” (2007), “Moscou” (2009), “Um dia na vida” (2010), “As canções” (2011) e o póstumo “Últimas conversas” (2015). Seu último aceno ao Nordeste se deu pouco antes de sua morte, ao voltar à Paraíba e Pernambuco para gravar os extras do DVD de “Cabra Marcado Para Morrer”, em 2013.
    De volta ao filme de nosso interesse, em “O Fim e o Princípio” não havia uma pesquisa prévia de personagens, nem temas definidos exatamente, como o diretor costumava fazer. A equipe chega ao sertão paraibano em busca de pessoas que tenham histórias para contar e encontra próximo ao município de São João do Rio do Peixe-PB, o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde viviam mais de 80 famílias, a maioria delas ligadas por laços de parentesco. Enfim, a intenção é analisar como o protagonismo feminino pode ser revisitado na obra. O interesse em tal personagem se dá pela forma como ela conduz a equipe pelas casas de Araçás, afinal, poderíamos dizer que o filme ganha força e sentido no momento em que ela traça um mapa por onde as histórias seriam costuradas. Portas e janelas se abrem para o chamado dela. Coutinho é o diretor, mas é Rosa quem conduz. Em comparação com outras mulheres ali presentes, como Dona Mariquinha, que nos encanta com sua prosódia e espontaneidade, Rosa desenrola o papel de arauto daquelas outras mulheres e suas histórias reais. Dar a devida atenção à mediação tão participativa da personagem poderia nos ajudar, inclusive, a entender um pouco melhor a relação que se deu entre o diretor e o Nordeste. O próprio título do filme talvez nos deixe uma pista enigmática, como as faces e as histórias que ouvimos ali. O fim e o princípio de um ciclo na carreira de um cineasta, o fim e o princípio de uma situação política, social e econômica no país naquele momento histórico, o fim e o princípio de uma tradição do que se entende por Nordeste e o elo disso, talvez, seja própria a Rosa, mulher sertaneja, que anda pra lá e pra cá com sua lambretinha, do campo para a cidade e da cidade para o campo, costurando tradição e modernidade, a dar aulas na escola, a se prestar ao trabalho voluntário e a ser a mediadora de um dos maiores cineastas brasileiros.

Bibliografia

    ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011.
    GALANO, Ana Maria. “A caminho do Nordeste de Cabra Marcado para Morrer: entrevista com Eduardo Coutinho”. Rio de Janeiro: Cadernos de Antropologia e Imagem, 11(2): 91-108, 2000.
    LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. O Fim e o Princípio: Entre o mundo e a cena. Novos estudos – CEBRAP (99), Jul 2014.
    LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2008.
    LINS, Consuelo. O documentário brasileiro de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2004.
    MATTOS, Carlos Alberto. Sete faces de Eduardo Coutinho. São Paulo: Boitempo: Itaú Cultural : Instituto Moreira Salles, 2019.
    MIGLIORIN, Cezar (org.). Ensaios do Real. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010.
    OHATA, Milton (org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013.