Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Cauê Ueda (ECA-USP)

Minicurrículo

    Cauê Ueda é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, onde também cursou sua graduação. Conta com MBA em Inovação Tecnológica, pela POLI-USP. Atua como produtor executivo na Tamago e como artista audiovisual independente.

Ficha do Trabalho

Título

    Possibilidades de análise sonora do silencioso A filha do advogado

Seminário

    Estilo e som no audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    Esta comunicação pretende debater a carência de uma metodologia específica para a análise de mecanismos que remetem ao som em filmes silenciosos. Para tanto, tomamos A filha do advogado (Jota Soares, 1926), importante exemplar da cinematografia pernambucana e um dos poucos registros nacionais preservados dessa época, para verificarmos que, ainda que inaudível, o fenômeno audiovisual se dá de forma visível e contundente.

Resumo expandido

    É notória a afirmação de que “o cinema nunca foi silencioso”, onde Jean-Claude Bernardet (1981) apoia-se em evidências da constante presença de aparato sonoro durante a exibição de filmes durante as primeiras fases da história do cinema, seja por música ou músicos, pela presença de atores atrás da tela ou pela cantoria dos próprios espectadores. Contudo, nos interessa validar o mesmo enunciado de forma diversa por meio da observação de elementos visuais que remetem a um estímulo aural, onde nem mesmo seja necessário o fenômeno físico para encontrar som onde parece não haver.

    Ainda que possamos partir da identificação das diferentes tipologias de som utilizadas no cinema atual, dentre voz, música e ruído (SONNENSCHEIN, 2001), notamos a carência de uma metodologia específica para a análise do som de títulos silenciosos (ALTMAN, 2004). Com grande parte da base literária dedicada à música utilizada nas projeções da época, bem como aos enfrentamentos tecnológicos até o estabelecimento do cinema sonoro, fez-se necessária a aglutinação de diversas experiências (BELTON, 1999; MANZANO, 2003; SZALOKY, 2002) para formar uma amálgama de procedimentos, que por sua vez poderiam indicar caminhos para resolver esta questão (ALVIM; CARREIRO, 2016).

    De forma propositiva, buscamos na técnica de “análise narrativa” e pela pergunta “o que ouço do que vejo” (CHION, 1994) uma forma preliminar de observação. Ainda que o contrário não seja cabível – “o que vejo do que ouço” –, podemos verificar para quais direções os vetores sonoros apontam intenções dramáticas e viabilizam a estruturação da narrativa, seja por meio de sugestões de som na imagem, do uso de cartelas ou das múltiplas coordenações na montagem, como o plano-refrão (CHION, 2009).

    Para nossa análise, trazemos A filha do advogado (Brasil, Jota Soares, 1926), um drama de costumes acerca do arranjo familiar em torno de Paulo. Prestes a partir para uma viagem à Europa, o advogado revela a Lucio, seu primo e confidente, que mantém em segredo uma filha longe da cidade. Ao mudar-se para Recife, Heloisa acaba por despertar o interesse do boêmio Helvecio, filho legítimo de Paulo, que não tem ideia de seu parentesco com a moça. Em uma espécie de emboscada, Helvecio tenta violentar Heloisa, que acaba atirando e matando seu meio-irmão. Em um atribulado julgamento, um misterioso advogado junta-se a Lucio, consegue o depoimento de Geroncio, criado de Heloisa, que confessa ter auxiliado Helvecio, inocentando a moça a título de legítima defesa.

    Para dar conta do complexo entrelaçamento das personagens de uma mesma família, oriundas de diferentes núcleos, podemos elencar as cartelas, que tratam dos diálogos e da narração, e as respectivas gesticulações que acompanham as falas como os principais expedientes para disposição das relações e dos acontecimentos. Ainda que neste caso o uso acentuado da pantomima se sobreponha à economia do recurso gráfico, mais direto pelo uso das palavras, é possível inferir que a voz é um importante elemento de distensão narrativa nesta fita, assinalando seu caráter vococentrado (CHION, 1994).

    Contudo a diegese não se limita às falas das personagens para promover seu andamento, recorrendo a outros eventos igualmente sonoros para disposição das situações, como a percepção do tiro desferido por Heloisa em Helvecio, que marca um ponto de virada na história. Junto ao ruído e à voz, a música está presente em dois momentos que dão maior dimensão às principais personagens. Ao passo que Helvecio festeja efusivamente ao som de uma banda que performa em um baile, Lucio repousa ao som da vitrola que toca em sua residência. Esses são alguns dos exemplos onde podemos verificar como situações sonoras são trazidas à tona por um registro exclusivamente realizado sob suporte visual.

Bibliografia

    ALTMAN, R. Silent film sound. New York: Columbia University Press, 2004.
    ALVIM, L.; CARREIRO, R. Uma questão de método: notas sobre a análise de som e música no cinema. Matrizes, v. 10, n. 2, p. 175–193, 2016.
    BELTON, J. Awkward transitions: Hitchcock’s Blackmail and the dynamics of early film sound. The Musical Quarterly, v. 83, n. 2, p. 227–246, 1999.
    BERNARDET, J.-C. O som do cinema brasileiro. Filme Cultura, v. XIV, n. 37, p. 2–7, 1981.
    CHION, M. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994.
    CHION, M. Film, a sound art. New York: Columbia University Press, 2009.
    MANZANO, L. A. F. Som-imagem no cinema: a experiência alemã de Fritz Lang. São Paulo: Perspectiva, FAPESP, 2003.
    SONNENSCHEIN, D. Sound design: the expressive power of music, voice, and sound effects in cinema. Studio City: Michael Wiese, 2001.
    SZALOKY, M. Sounding images in silent film: visual acoustics in Murnau’s “Sunrise”. Cinema Journal, v. 41, n. 2, p. 109–131, Winter 2002.