Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Ana Paula Nunes (UFRB)

Minicurrículo

    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas – UFBA (2016), tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidade do Algarve, Portugal (2014). Mestre e graduada em Comunicação/ Cinema pela UFF. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, onde também é tutora do PET Cinema e líder do Grupo de Pesquisa Quadro a Quadro – projetando ideias, refletindo imagens. É idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira – ManduCA.

Ficha do Trabalho

Título

    Pedagogias do cinema – corporeidades de empoderamento

Seminário

    Cinema e Educação

Formato

    Presencial

Resumo

    Parto do princípio de que todo cinema possui uma pedagogia interna, para o bem ou para o mal, pois compreendo o cinema como expressão de valores, visões de mundo, formas de pensar e sentir. Uma pedagogia, também, dos sentidos, da percepção, do sensível. Esta comunicação busca refletir sobre a união entre cinema, corpo e educação, por meio de pedagogias do cinema que trazem corporeidades de empoderamento. Para tal, serão analisados os filmes Café com Canela (2017) e Era o Hotel Cambridge (2016).

Resumo expandido

    Parto do princípio de que todo cinema possui uma pedagogia interna, para o bem ou para o mal, pois compreendo o cinema como expressão de valores, visões de mundo, formas de pensar e sentir. Mesmo os filmes mais abstratos, sem uma narrativa explícita, que atuam principalmente na dimensão da textura da imagem e experimentação, em geral, buscam provocar uma pedagogia dos sentidos, da percepção, do sensível.
    Mobilizada pelo questionamento do tema atual da SOCINE – O que pode o audiovisual para inventar futuros sustentáveis, criativos, plurais, diversos, marcados pela liberdade e pela justiça social?- penso em pedagogia do cinema no sentido de provocação da curiosidade, de prática da liberdade e de responsabilidade pelo mundo, na direção oposta ao de transmissão de conhecimento. Da mesma forma, o cinema que interessa aqui – seja na dimensão da produção, seja na imagem, seja na relação com o/a espectador/a – possui uma vinculação densa ao mundo e a tudo que o constitui. A atenção especial recairá nos corpos que experienciam, constituem e transformam o mundo. Corpo entendido de forma integrada corpo-mente, ou melhor, como corporeidade em movimento.
    Portanto, esta comunicação busca refletir sobre a união entre cinema, corpo e educação, por meio de pedagogias do cinema que afirmam corporeidades de empoderamento. Para tal, converso com bell hooks (2013), inspirada por Paulo Freire (2015); com Matheus Araujo dos Santos (2020), e seu conceito de cinema implicado, que dialoga com Denise Ferreira Silva (2019) e o conceito de negridade. Por sua vez, ela conversa com Julio Tavares (2020) e as corporeidades de empoderamento.
    Toda essa roda de interlocutores ajudará a analisar os filmes Café com Canela, dirigido por Ary Rosa e Glenda Nicácio (2017), e Era o Hotel Cambridge, dirigido por Eliane Caffé (2016), buscando pistas para inventar futuros.

Bibliografia

    CAFÉ com Canela. Direção de Glenda Nicácio e Ary Rosa. Bahia: Rozsa Filmes, 2017. (102min.)
    ERA o Hotel Cambridge. Direção de Eliane Caffé. São Paulo: Aurora Filmes, 2016. (93min.)
    FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51a. ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
    HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
    TAVARES, Julio (org.). Gramáticas das corporeidades afrodiaspóricas: perspectivas etnográficas. Curitiba: Appris, 2020.
    SANTOS, Matheus Araújo. Atravessando abismos em direção a um Cinema Implicado: negridade, imagem e desordem. LOGOS 52 VOL 27 N 01 PPGCOM UERJ, 2020.
    SILVA, Denise Ferreira. Em estado bruto. ARS, ano 17, no. 36, 2019.