Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Eduarda de Oliveira Figueiredo (UFMT)

Minicurrículo

    Mestranda em Estudos Literários/Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso, onde desenvolve pesquisa sobre alguns filmes realizados durante a pandemia de Covid-19. Bacharela em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac São Paulo (2017). Integrante do Grupo de Pesquisa SEMIC – Semióticas Contemporâneas da UFMT. Em 2021, participou da equipe de curadoria do Festival Online de Filmes de Inquietação.

Ficha do Trabalho

Título

    Pandemia, humor e erotismo em Seguindo Todos os Protocolos (2021)

Formato

    Remoto

Resumo

    A partir do filme Seguindo Todos os Protocolos (2021), de Fábio Leal, feito durante a pandemia de Covid-19, em 2021, este trabalho busca refletir como o filme aborda a existência e os impasses pandêmicos. Ao mostrar um personagem disposto a transar e, para isso, subverter o isolamento social, o filme propõe ultrapassar a pandemia pela maneira que diferentes aspectos da narrativa, do humor e do erótico, reúnem-se em quadro. Espera-se, nesta apresentação, fomentar a discussão sobre tais questões.

Resumo expandido

    “Seguindo Todos os Protocolos” (2021), de Fábio Leal, é um dos filmes que integra o corpus de análise de nossa pesquisa de mestrado realizada a partir de diferentes filmes feitos no Brasil na pandemia de Covid-19. Neste momento, identificamos diversas propostas fílmicas que a tematizam e que, como todo setor cinematográfico e audiovisual, tiveram seus modos de produção afetados pelo contexto. No filme, alguns elementos recorrentes na pandemia como máscara, álcool em gel, vídeochamadas e lives nas telas nos situam no espaço do personagem Francisco (Fábio Leal) que, do seu apartamento de classe média, além de sobreviver a pandemia e aos efeitos da quarentena, busca transar imaginando como respeitar as normas de segurança. Uma sinopse do filme, presente no catálogo da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, informa, na íntegra, que “Após ficar 10 meses sozinho em quarentena, Francisco quer transar.” Esse é um dos pontos de partida do filme. Após a passagem na tela dos créditos iniciais com os logos de incentivos públicos fundamentais como, por exemplo, a Lei Aldir Blanc de emergência cultural, nesse caso, em Pernambuco, num plano fixo e aberto vemos uma rua com corpos trabalhando numa obra e um caminhão basculante, com a parte da frente e farol aceso, em direção a câmera. O veículo se mexendo, o concreto da rua cercada de prédios sendo remexido pelos gestos dessas figuras que podemos perceber distanciados, menos entre elas, e, mais pelo ponto de vista da câmera. O barulho produzido nessa reforma retorna em outras sequências. Aqui, o filme parece evidenciar um conflito de posições na quarentena. O plano seguinte fechado no rosto do protagonista no espaço doméstico mostra outra situação de quem pode e cumpre o isolamento social, medida eficiente para evitar a propagação do vírus da Covid-19. Uma informação extracampo nos lembra que a maior parte das diárias desse filme “teve entre cinco e seis pessoas no set, contando com elenco e equipe.”, conforme a direção explica em entrevista ao catálogo da Mostra de Cinema de Tiradentes. Essa é uma questão vigente nas produções nesse período, onde persiste a criatividade e o empenho em regular formalmente os protocolos de segurança a serem preservados em cada etapa de realização. Nesta apresentação, no tempo definido para este espaço, buscamos refletir brevemente, sobretudo, a partir dos aspectos do humor e do erótico que o filme focaliza à sua maneira. Notamos alguns pontos que geram curto-circuito, por uma comicidade singular e sútil que movimenta as camadas das cenas, na narrativa diante do colapso, do absurdo, da violência, da morte, do luto, da dor, da desigualdade de classe, raça, gênero, sexualidade, corpo, do medo, dos desentendimentos nas relações pessoais, entre tantas adversidades que permeiam as sequências. Nesse tato ficcional, o filme propõe, com cuidado devido para uma pandemia como essa, sentidos que amplificam a situação e arrisca-se. As estratégias utilizadas por ele, na sequência do encontro entre Francisco e Raul, nos atentam para uma rara possibilidade sensorial visto que ele inventa um aparato que é uma barreira física de plástico e dispõe no plano para restringir o encontro em cena. O beijo de máscara assume outro tom. A explicitação das partes dos corpos nus dos atores, Fábio Leal e Paulo Cesar Freire, no auge do contato que é o sexo, em fricção, em close-up, em cor cintilante fúcsia, como nos são mostrados, expressam uma variação interna de sensibilidade erótica visual e sonora depois do entrave inicial ser subvertido. O filme cria com essas imagens e sons um deslocamento do cenário sendo cuidadoso e “um pouco safado, kinky”, como Francisco diz. Humor e erotismo para sustentar e elaborar circunstâncias extraordinárias, incontornáveis, doloridas e traumáticas da pandemia sem ignorar e sem banalizar tudo isso. Propomos lidar com esses conceitos caros ao cinema tendo em vista tais questões.

Bibliografia

    AUMONT, J. O filme como representação visual e sonora. In: AUMONT, J et al. A estética do filme. Tradução de Marina Appenzeller. 9 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012, p. 19 -52.
    BORDWELL, D. Estudos de cinema hoje e as vicissitudes da grande teoria. In: RAMOS, F. (ed.) Teoria contemporânea do cinema, volume I. São Paulo: Senac São Paulo, 2005, p. 25-70.
    LEAL, F. Entrevista Mostra Aurora Catálogo 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Universo Produção, 2022.
    RASIA, R. Questões estéticas sobre a modalidade da produção audiovisual pandêmica. Anais de textos completos do XXIV Encontro da SOCINE [recurso eletrônico] / organização editorial Cristian Borges… et al. Rio de Janeiro: SOCINE, 2021, p. 998 – 1003.
    SOARES JR, L. A pornografia e a écriture do fora de campo: o fantasma do olho do cu. Cinética. Disponível em: http://revistacinetica.com.br/nova/a-pornografia-e-a-ecriture-do-fora-de-campo-o-fantasma-do-olho-do-cu/. Acesso em: 29/05/2002.