Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Anaurelino Negri da Costa Silva (PUCRS)

Minicurrículo

    Anaurelino Negri (ou Lino Negri) é doutorando no PPGCom da PUC-RS, onde realizou seu mestrado em Comunicação Social e sua graduação em Produção Audiovisual (com período-sanduíche de um ano na University of Roehampton, em Londres). Atualmente, pesquisa sobre as estruturas narrativas da ficção seriada no audiovisual contemporâneo.

Ficha do Trabalho

Título

    Narrativa seriada no streaming: uma análise da 1ª temporada de 3%

Formato

    Remoto

Resumo

    Neste trabalho analiso a 1ª temporada da série 3%, criada por Pedro Aguilera para a Netflix em 2015. Utilizo conceitos de uma poética audiovisual a partir de Gomes (2005), Branigan (1992) e demais. Procuro compreender características narrativas micro e macroestruturais voltadas para um espectador-modelo do streaming. Como resultado, observo fenômenos narrativos como um duplo engajamento sensorial do espectador e uma estratégia de disparidade cognitiva no desvelamento da trama.

Resumo expandido

    A ficção seriada passa por um momento de efervescência e transformação no audiovisual contemporâneo, em uma perspectiva histórica das teorias do drama na narrativa cinematográfica e televisiva. Após seu surgimento junto ao cinema, sua popularização paralela à difusão da televisão e suas diversas adaptações frente às novas tecnologias, é a partir do crescimento do mercado audiovisual sob demanda e da expansão da internet de banda larga que o formato encontra sua proeminência no presente. Autores como Thompson (1997) e Mittel (2015) estabelecem correlações entre aspectos culturais e narratológicos que teriam permitido o desenvolvimento de novas estratégias discursivas nos programas seriados mais recentes, em especial a partir da década de 1980 na televisão estadunidense. Essas novas articulações discursivas teriam causado uma “explosão de qualidade” no setor diante do desenvolvimento de uma narrativa mais elaborada e complexa na composição das histórias ficcionais, culminando em análises como a de Johnson (2012) a respeito da proliferação de multitramas e da pluralidade de protagonistas em enredos contemporâneos.

    Em um momento no qual diversas séries dramáticas são produzidas diretamente para a internet (em especial no mercado global do streaming), a reflexão e a análise a respeito desses novos programas parece necessária para uma melhor compreensão de suas estratégias narrativas para o desenvolvimento das histórias ficcionais nesse novo meio dedicado a um espectador-modelo distinto dos de outrora. Afinal, como as novas tramas são organizadas micro (cena e episódio) e macroestruturalmente (arco e temporada)? Como as personagens e a ação dramática se desenvolvem no entrelaçamento de episódios e temporadas? Ainda, como esses fatores parecem ser articulados ao dirigirem-se a um espectador-modelo próprio ao universo do streaming? É em busca de reflexões que auxiliem a responder essas questões que esta apresentação ocorre. No Brasil, a primeira série nacional produzida diretamente para o streaming como uma obra original da Netflix — a maior plataforma do mundo no setor em número de assinantes e acessos até 2021 — foi 3%, uma ficção distópica criada por Pedro Aguilera com estreia e exibição exclusiva no catálogo da empresa desde 2015. Esta apresentação questiona como estruturas narrativas presentes no enredo das séries contemporâneas estão inscritas na primeira temporada da obra 3%. Como chave de leitura para a análise, são utilizados conceitos de uma poética audiovisual a partir de autores como Gomes (2005), Branigan (1992) e Bordwell (1985).

    Como resultados da análise, visualiza-se uma organização narrativa que apresenta curvas dramáticas tanto de forma unitária e independente em cada episódio como em arcos maiores que conectam os episódios e formam um grande enlace de eventos de maneira interdependente ao longo da temporada. Também se evidencia um protagonismo plural que se alterna ao longo da trama, fortalecendo um caráter unitário e temático a cada um dos episódios. A ênfase ocorre por meio de flashbacks das diferentes protagonistas em montagem paralela com a ação no tempo diegético presente. Essa forma de segmentação contribui para o caráter híbrido entre a independência e a interdependência do enredo ao longo dos episódios. Por consequência, o espectador embarca em um duplo engajamento sensorial, corroborando com a hipótese de Silva (2015) a respeito do tema. Por fim, aponta-se a utilização estratégica do recurso da disparidade cognitiva na narrativa (PICADO & ANCHIETA, 2021), ao se introduzir certos trechos e informações da fábula de forma gradual. Os desdobramentos desta ação dramática são desvelados orquestradamente a fim de gerar efeitos de recepção a partir de seu aspecto intrigado.

Bibliografia

    BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1985.
    BRANIGAN, Edward. Narrative comprehension and film. New York: Routledge, 1992.
    GOMES, Wilson. Princípios de poética (com ênfase na poética do cinema). In: PEREIRA, M.; LOPES, R. C.; FIGUEIREDO, V. L. F. Comunicação, Representação e Práticas Sociais. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005.
    JOHNSON, Steven. Tudo que é ruim é bom para você: como os games e a TV nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
    MITTELL, Jason. Complex TV: The Poetics of Contemporary Television Storytelling. New York: NYU Press, 2015.
    PICADO, B.; ANCHIETA, W. Mecanismos da Disparidade Cognitiva em Narrativas Seriadas Televisivas: um exame de Billions. E-Compós, v.24, jan-dez, 2021, p. 1-21.
    SILVA, Marcel V. B. Origem do drama seriado contemporâneo. MATRIZes, v.9, nº1, jan-jun, 2015, p. 127-143.
    THOMPSON, Robert J. Television’s second golden age: From Hill Street blues to ER. Syracuse: University Press, 1997.