Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Érica Ramos Sarmet dos Santos (USP)

Minicurrículo

    Érica Sarmet é roteirista, diretore e pesquisadore de cinema e audiovisual. Doutorande em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP, dirigiu e roteirizou os curtas “Uma paciência selvagem me trouxe até aqui” (2021) e “Latifúndio” (2017).

Ficha do Trabalho

Título

    Imagens de desejo: a escrita de Retrato de Uma Jovem em Chamas

Seminário

    Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual

Formato

    Presencial

Resumo

    Nesta apresentação proponho uma análise de trechos do roteiro de Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019, Céline Sciamma), buscando identificar estratégias narrativas e estéticas de apelo ao corpo e aos sentidos, que caracterizariam o que venho denominando de escrita improdutiva ou inútil. Meu objetivo é refletir sobre os modos de construção de sensação no roteiro audiovisual e compreender como o projeto político-estético do filme escoa por meio dessa fenda aberta para a sensorialidade.

Resumo expandido

    As teorias sensórias do cinema debruçam-se, sobretudo, sobre a materialidade fílmica e o seu poder de afetar o corpo. De modo geral, as análises orbitam em torno de elementos como composição do quadro, iluminação, arte, figurino, encenação, movimentos de câmera, montagem e gestual dos atores. Até o momento, mesmo no âmbito dos Estudos de Roteiro, pouco foi escrito sobre como esse aspecto sensorial próprio ao meio cinematográfico pode se manifestar também desde o roteiro.
    Em 2019, a roteirista e diretora Céline Sciamma ministrou uma palestra na qual falava sobre o seu método de escrita de roteiros, fundamentado na arquitetura de múltiplos desejos. O processo consistiria em três etapas: 1) localizar seus desejos globais no filme em suas diferentes zonas: desejo político, desejo estético, desejo de produção, etc; 2) trabalhar cenas como unidades de desejo, dividindo-as entre cenas de desejo e cenas úteis, necessárias, e então tornar as cenas úteis atraentes até que elas também se tornem cenas de desejo; 3) identificar o seu desejo superior, dominante, pela narrativa – que, no caso do filme Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019), foi a quebra da narrativa do conflito. Sciamma dá como exemplo a cena do primeiro beijo entre as personagens Heloïse e Marianne, afirmando que cenas de beijo, normalmente escritas como “Eles se beijam”, ou “Eles se beijam apaixonadamente” acabam deixando todo o trabalho de construção da cena para os atores. Contudo, se o roteirista colocar todo o seu desejo pela cena no texto, já teria “uma forte antecipação do momento de gravá-la, especialmente as cenas íntimas”.
    Segundo Gumbrecht (2014), textos literários são capazes de catalisar sensações a partir de um “efeito de presença” que se dá no âmbito da experiência estética do leitor, que ele nomeia Stimmung – conceito cujas traduções ‘atmosfera’, ‘ambiência’ ou ‘clima’ seriam insuficientes para dar conta das nuances de sentido que o termo alemão carrega. Tal como a música ou o clima atmosférico, textos literários também seriam aptos a afetar leitores em suas sensações interiores, sensíveis, e suas realidades físicas, corporais.
    De que modo, então, a atmosfera de desejo proposta por Sciamma aparece no corpo do texto? Nesta apresentação, proponho uma análise de trechos do roteiro de Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019), buscando identificar as estratégias narrativas e estéticas de apelo ao corpo e aos sentidos empregadas, a fim de refletir sobre as possibilidades de construção de sensação no roteiro audiovisual e compreender como os projetos político-estéticos dos filmes escoam por meio dessa fenda aberta para a sensorialidade.

Bibliografia

    BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa: o melodramático no documentário brasileiro contemporâneo. Niterói: Eduff, 2019.

    DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Tradução: Caio Meira; Fernando Scheibe; Marcelo Jacques de Moraes. 1a ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

    ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Maite. Teoria do Cinema: Uma Introdução Através dos Sentidos. Papyrus, 2015.

    GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, Stimmung: Sobre um potencial oculto da literatura. Tradução: Ana Isabel Soares. 1a ed. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC Rio, 2014.

    SARMET, E. R.. Sobre deixar os desejos ditarem a escrita, por Céline Sciamma. Medium, 2020. (Tradução).

    PASOLINI, Pier Paolo. O roteiro como “estrutura” que quer ser outra “estrutura”. Esferas, v. 1, n. 21, p. 17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.31501/esf.v1i21.13458