Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Luís Martins Villaça (ECA-USP)

Minicurrículo

    Diretor de fotografia e operador de câmera desde 2002. Professor de cinematografia em cursos livres no Instituto de Cinema, professor de direção de fotografia no curso de pós-graduação em direção de arte no Centro Universitário Senac desde 2017.
    Graduado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Unesp, mestre em cinema pela ECA-USP, atualmente doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP.

Ficha do Trabalho

Título

    A imagem que falta: a cinematografia de Kawaiweté Invadidos

Seminário

    Estética e plasticidade da direção de fotografia

Formato

    Presencial

Resumo

    No filme Kawaiweté Invadidos (em produção concomitante à pesquisa de doutorado), busco estudar, desenvolver e aplicar um método de direção de fotografia para esse filme documentário de temática indígena. Por meio de uma revisão bibliográfica e uma discussão sobre métodos de filmagem, o objetivo deste trabalho é elaborar uma auto-crítica acerca das estratégias de filmagem adotadas para a direção de fotografia nesse documentário. Serão apresentadas imagens iniciais da primeira etapa de filmagem.

Resumo expandido

    Esta comunicação apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa de doutorado sobre direção de fotografia no campo do documentário brasileiro de temática indígena. O objeto de estudo da tese, que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Meio e Processos Audiovisuais (ECA-USP), na linha de Poéticas e Técnicas, é a realização da direção de fotografia no filme de longa metragem documentário Kawaiweté Invadidos, em elaboração concomitante a esta pesquisa, cuja direção é assinada por Iawareté Kaiabi – o Jaguar – jovem cineasta xinguano.
    O filme explora os conflitos individuais e familiares de Iawareté com seu pai, Mairatá, que há alguns anos optou por seguir um caminho religioso diferente da cultura original dos Kaiabi. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema da narrativa visual, busco estudar e discutir o processo de criação para este filme que está prestes a ser rodado no território indígena do Xingu, processo esse desenvolvido em parceria com Jaguar. O título A imagem que falta remete à hipótese inicial de que todo processo de criação e realização baseia-se em uma busca imaginativa, que nem sempre se realiza.

Bibliografia

    ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual. Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: EDUSP, 1980.
    AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.
    ________ O olho interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
    ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história. A fotografia do cinema. São Paulo: ABC, 2004.
    BLOCK, Bruce. A narrativa visual. Criando a estrutura visual para cinema, TV e mídias sociais. São Paulo: Elsevier, 2010.
    FREIRE, Marcius e LOURDOU, Philippe. (orgs.) Descrever o visível. Cinema documentário e antropologia fílmica. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2009.
    NOVAES, Adauto. (org.) O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
    SHOHAT, Ella e STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. Multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naifi, 2006.
    RAMOS, Fernão Pessoa. A imagem-câmera. Campinas: Papirus, 2012.
    TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinemas “não-narrativos”. Experimental e documentário – passagens. São Paulo, Alameda Editorial, 2012.