Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    CARLOS FEDERICO BUONFIGLIO DOWLING (UFPB/UFRJ)

Minicurrículo

    Possui mestrado em Artes visuais pela UFPB/UFPE (2012). É doutorando da Escola de Comunicação – ECO da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2018-2022). É cineasta independente e professor de 3º grau da Universidade Federal da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: filme ficcional, direção cinematográfica, cinema digitalmente expandido, videoclipe, documentário e roteiro cinematográfico.

Ficha do Trabalho

Título

    Narrativas Alagmáticas, Escritas Tecnoestéticas

Formato

    Presencial

Resumo

    O presente trabalho analisa os processos de criação e desenvolvimento do filme-instalação ficcional digitalmente expandido em Realidade Virtual Interativa [RVi] , livremente adaptado do conto A ESCRITA DO DEUS (Jorge Luis Borges, 1998), desenvolvido através da metodologia de pesquisa-criação [research-creation], integrando simultaneamente a tese “KINE DATA: Cinemas_Dados: Imagens Cosmotécnicas, Narativas Alagmáticas”, e o projeto seriado em animação gráfica “ANIMA LATINA” (2017-2023).

Resumo expandido

    A presente comunicação propõe breve análise a partir dos processos de criação e desenvolvimento de 04 [quatro] tratamentos do roteiro do filme-instalação ficcional digitalmente expandido em Realidade Virtual [RV], livremente adaptado do conto A ESCRITA DO DEUS (Jorge Luis Borges, 1998), assim como o protótipo do filme-instalação RV desenvolvido através da metodologia de pesquisa-criação [research-creation], que integra simultaneamente a tese “KINE DATA: Cinemas_Dados: Imagens Cosmotécnicas, Cinemas Alagmáticos” [nome provisório], e o projeto seriado em animação gráfica “ANIMA LATINA”, ambos de minha autoria. A ideia base do filme-instalação, fruto da adaptação intersemiótica do conto A ESCRITA DO DEUS, foi experimentar a composição de uma escrita alagmática, depois processada como codificação alagmática para a montagem e programação de imersividade e interatividade nos moldes de cinema digitalmente expandido.

    O termo em grego allagma pode ser traduzido como mudança ou vicissitude, “mas também pode significar o que pode ser dado ou recebido em troca, o que captura mais genuinamente a ideia de troca de energia no uso de Simondon.” (ADKINS; WEISSMAN)
    Assim o presente estudo analisa o processo de criação ficcional e derivada realização audiovisual tomando a AlagmáticA como “a teoria das operações” (SIMONDON, 1964, p. 263) Simondon definirá assim uma operação como “uma conversão de uma estrutura em outra estrutura.”

    Um pouco antes no mesmo escrito Simondon conceitua: “O princípio da individuação é a única maneira pela qual a ressonância interna [indeterminação potencial] desta matéria é estabelecida desta forma. O princípio da individuação é uma operação.” (SIMONDON, 1964, p.44).

    Uma outra definição central e basilar para o presente estudo de processo criativo em cinema digitalmente expandido em RV é a derivação conduzida por Yuk Hui, inconteste estudioso dos lastros teóricos de Gilbert Simondon, onde afunila a definição do termo grego adicionando o conceito de recursão e recursividade, tema de um de seus mais recentes livros:

    Alagmática refere-se a um processo recursivo entre estrutura e operação, isto, cristalização e modulação. Simondon considera sua teoria da alagmática como desenvolvimento (ou generalização) da cibernética; Vide Gilbert Simondon, Sur la philosophie (Paris: PUF, 2016), 189. “Esta terceira disciplina, síntese de cibernética e do positivismo […]: definirá a relação real da operação e da estrutura, as possíveis conversões da operação em estrutura e estrutura em operação e estrutura no mesmo sistema. Tal será o escopo da disciplina; indissoluvelmente científica e filosófica, que chamamos de alagmática”. Para uma análise detalhada de Simondon relação à cibernética, vide Hui, Recursivity and Contingency, Capítulo 4. (HUI, 2021)

    Outro conceito basilar apresentado e derivado pelos estudos simondonianos é o da Tecnoestética. Aqui, para o presente processo de pesquisa-criação do filme em RV A ESCRITA DO DEUS, defino a tecnoestética como a busca de reinscrever a tecnologia na natureza, apostando na criação de um método exploratório do conceito figurafundo como base para uma reapropriação da técnica através de processos baseados na valorização de aspectos humanos subjetivos e intersubjetivos, buscando a formação de um sistema narrativo cibernético em estado metaestável (Simondon), com uma constante negociação relacional entre entes humanos e não humanos para a constituição da efetiva individuação, e aderente transindividuação, de um processo narrativo pensado como um sistema imersivo-interativo metaestável, sendo potencialmente uma experiência singular e hiperindividualizada para e pela espectadora-interagente.

Bibliografia

    ADKINS, Taylor; WEISSMAN, Joseph. Sítio eletrônico @Fractal Ontology A Short List of Gilbert Simondon’s Vocabulary https://fractalontology.wordpress.com/2007/11/28/a-short-list-of-gilbert-simondons-vocabulary/ . Acesso em 29 de maio de 2022.
    BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Editora Globo S.A, 1998.
    HUI, Yuk. The Question Concerning Technology in China. An essay in cosmotechnics. United Kingdom: Urbanomic, 2016.
    ____________. Art in the 21st century: Reflections & Provocations. Singapore: Osage Publications, 2018.
    ____________. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
    ____________. Art and Cosmotechnics. Minnesota: University of Minnesota Press, 2021.
    SIMONDON, Gilbert. L’individu et sa genèse physico-biologique (IGB). Paris: PUF, 1964.
    ____________. L’Individuation psychique et collective. Paris: Aubier, 1989.
    ____________. A individuação à luz das noções de forma e de informação. São Paulo: Editora 34, 2020.