Trabalhos Aprovados 2022

Ficha do Proponente

Proponente

    Possidonio Cachapa (ULHT)

Minicurrículo

    Escritor, Roteirista e Diretor exercendo paralelamente as funções de Professor Auxiliar na Universidade Lusófona de Lisboa, nos diversos graus. Doutorado em Ciências da Comunicação pela ULHT, Investigador na área das Ciências da Comunicação (participante no projeto FilmEU, no grupo “Staff Capacitation”). Como autor publicou, até à data, 15 livros, entre romances, contos, crônicas, teatro, além de centenas de artigos jornalísticos e de análise. Dirigiu filmes de ficção e documentário.

Ficha do Trabalho

Título

    Ensino Criativo – O Papel do Professor

Mesa

    FilmEU – Pedagogias e Inovação no Ensino

Formato

    Remoto

Resumo

    O envolvimento dos professores em todas as fases de implementação de uma reforma curricular ou alteração de metodologias de trabalho tradicionais é fundamental. Contudo, raramente se consideram fatores como a sua prática anterior de ensino, o seu ponto de vista individual sobre conteúdos ou métodos bem como as suas resistências pessoais à mudança e as interações junto do restante grupo de docentes. Esse é o objeto desta reflexão baseada na experiência do projeto internacional “FilmEu”.

Resumo expandido

    O envolvimento dos professores em todas as fases de implementação de uma reforma curricular ou alteração de metodologias de trabalho tradicionais é fundamental. Nesse sentido, são geralmente estabelecidas metas focadas nos resultados junto dos alunos. Um grande número de aspetos pedagógicos são sempre considerados de forma a que todo o projeto seja bem sucedido.
    Contudo, sendo correta a ideia de que o professor é um facilitador de conhecimentos e práticas, raramente se considera no processo de implementação, a sua prática anterior de ensino, bem como o seu ponto de vista individual sobre os conteúdos que irá facilitar, a sua motivação no que concerne o desafio pedagógico, as suas resistências pessoais à mudança e as interações junto do restante grupo de docentes que contribuirá para os objetivos pré-definidos.
    O projeto FilmEU, constituído por vários dossiers e grupos de trabalho oriundos de vários países, dedicou um deles inteiramente à Qualificação de Professores (“Staff Capacitation”). Essa pesquisa incidiu, entre outras matérias, no levantamento das práticas pedagógicas utilizadas pelos vários parceiros, de forma a criar ferramentas comuns, mas pretende ir mais longe dotando esse corpo docente, diversificado, de uma vontade de colaboração interna, em respeito pelos desafios pessoais que cada um deles enfrentará. Sem essa decisão pessoal de implementar a mudança nos seus próprios métodos de ensino, não será possível obter um novo paradigma educacional para o todo da instituição.
    Esta comunicação pretende falar dessa experiência de pesquisa e da necessidade de levar para o interior da sala de aula um ensino renovado e criativo que seja ao mesmo tempo apelativo e enriquecedor para estudantes e professores. Um processo dinâmico de constante reflexão que permita enfrentar os desafios artísticos e práticos de um mundo em permanente mudança.

Bibliografia

    Bentley,Tom (1998) Learning Beyond The Classroom: Education for a Changing World
    Dole, S., Bloom, L., & Kowalske, K. (2016). Transforming Pedagogy: Changing Perspectives from Teacher-Centered to Learner-Centered. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 10 (1).
    FilmEU WP2 (2021). Handbook – Pedagogical Strategies and guidelines. Available at: https://www.filmeu.eu/achievements-outputs/
    Young, Michael FD (1971) Knowledge and Control: New Directions for the Sociology of Education
    Read, Herbert (1943) Education Through Art
    Rogers, (Carl 1969) Freedom to Learn: A View of What Education Might Become
    Whitehead, Alfred North (1929) The Aims of Education and other essays